O semeador, a semente e o solo

Mateus 13.1–9,18–23

Pr. Diego Avlis
IgrejaUnidadeCristo
2 min readJul 11, 2020

--

Queridos irmãos,
Graça e Paz!

O texto que o lecionário nos propõe para a meditação de hoje é a famosa Parábola do Semeador. Ela constitui uma das oito maiores parábolas, sua mensagem principal é que o Evangelho do Reino é como uma semente que encontrará repouso no coração do homem e produzirá resultados de acordo com o tipo de morada que encontra.

Por meio dela aprendemos que o Reino de Deus está presente, ainda que não consumado e que a auto-suficiência se opõe ao Evangelho. Ela nos leva a pensar: se o Reino de Deus já está entre nós, porque há conflitos e fracassos? E nos responde que Jesus trouxe as sementes do Reino, que são espalhadas pelo mundo, mas, assim como Jesus encontrou resistência, as sementes do Reino também encontram resistência nos solos do coração humano.

Os obstáculos para receber a semente do Reino são: a alimentação que tira o poder de decisão humana; as perseguições que nos causam desânimo e nos fazem fraquejar; as atrações deste mundo que nos fascinam e seduzem. Ao compreendermos a palavra de Deus nos tornamos o bom solo, o solo que retira de si os obstáculos que nos impedem de deixar a semente produzir frutos.

Para refletir

  1. Qual solo tem sido o nosso coração? Será que temos sido o bom solo?
  2. Dos obstáculos que impedem a semente do Reino de produzir em nossas vidas, qual tem nos afetado consideravelmente?

--

--

Pr. Diego Avlis
IgrejaUnidadeCristo

Ser um sinal da Providência de Deus em minha geração