Coletivo Gompa faz debate racial com o espetáculo “A Última Negra”

Projeto também incentiva o acesso à cultura, com campanha de doação de ingressos para jovens de periferia

Iguanajornalismo
Iguana Jornalismo
2 min readApr 13, 2021

--

Foto: Thais Silveira/Divulgação

Como seria ser a última pessoa negra no Brasil? A partir dessa provocação, o espetáculo virtual A Última Negra traz uma reflexão apurada sobre os debates raciais e sociais no país. As apresentações serão de 15 a 25 de abril, a partir das 20h, no YouTube do Coletivo Projeto Gompa.

Protagonizado e idealizado pela atriz gaúcha Hayline Vitória, e com texto do dramaturgo gaúcho Pedro Bertoldi, a peça parte de um cenário onde uma arqueóloga encontra o corpo de uma mulher negra congelada há 100 anos. Sua sobrevivência em um Brasil onde há muitos anos não existem vestígios de pessoas negras, faz reacender as discussões sobre o racismo institucional existente no país.

“A cada dia percebo que esse projeto é imenso e necessário para o mundo. As Dandaras de hoje, presas de algum modo pelo racismo e nas mazelas dessa sociedade, têm sede e urgência de libertação, pois desejam ecoar as suas vozes e estarem sentadas nos tronos que lhe são de direito. Elas estão em todos os lugares”, complementa Hayline, que atua no papel de Dandara.

Realizado pelos artistas do Coletivo Projeto Gompa, que atua há mais de 7 anos desenvolvendo espetáculos teatrais e ações culturais no Estado, o projeto A Última Negra é contemplado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC — Fundo de Apoio à Cultura.

Os ingressos estão à venda, pelo valor único de R$5, e também é possível participar de campanha que incentiva o acesso à cultura, por meio de doação para jovens de periferias do Rio Grande do Sul. O valor arrecadado será convertido em alimentos não-perecíveis e doados para a ONG Misturaí, atuante na cidade de Porto Alegre.

Para mais informações sobre o espetáculo, acesse o site e o Instagram do projeto.

Serviço

Datas: de 15 a 25 de abril — de quinta a domingo(As apresentações dos dias 17 e 23 de abril, aos sábados, terão tradução em LIBRAS)

Ingressos: R$ 5 (+ taxa de conveniência)

Vendas online: pelo site EntreAtos

Onde assistir: no YouTube do Coletivo Projeto Gompa (receba os links ao comprar o ingresso para acesso ao espetáculo e ao bate-papo)

Duração: 60 minutos + 20 min de bate-papo com elenco

Classificação: 14 anos

Thais Silveira
Assessoria de Imprensa

--

--