Quem são os diretores indicados ao Oscar?

Em 90 anos de premiação, apenas 3,31% dos cineastas indicados são mulheres, negros e amarelos

Júlia Ozorio
Iguana Jornalismo
4 min readDec 9, 2019

--

(Imagem: The Rio Times)

Em 2019, o Oscar, a principal premiação de cinema, completa 90 anos. Apesar da cerimônia ser histórica e conhecida mundialmente, o perfil de indicados a Melhor Direção se mantém o mesmo — homens, brancos, estadunidenses e com a idade média de 48 anos.

De acordo com o Award Databases, um repositório digital que registra os cineastas indicados de cada edição, apenas cinco são mulheres, dos 453 indicados à premiação em todos os 90 anos de existência de cerimônia. Os números se repetem quando se trata de negros e amarelos, que representam, sucessivamente, apenas 1,1% cada. Ou seja, uma mulher é indicada ao Óscar de melhor diretor a cada 90,6 participantes. O mesmo acontece com negros ou amarelos.

(Gráficos: Júlia Ozorio)

Para Ana Heloiza Pessotto, idealizadora da plataforma A cineastA, projeto que reúne um catálogo de obras audiovisuais brasileiras dirigidas por mulheres cis e trans em formato de aplicativo, esses dados demonstram os padrões e estereótipos da cultura hegemônica que estamos submetidos — e acostumados:

Ana Heloiza Pessotto é pesquisadora de Gestão da Criatividade para o setor audiovisual no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, do curso de Doutorado, da Unesp. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Há um volume maior de filmes em destaque feito por homens e eu acredito que isso tem muito a ver com a questão de uma cultura hegemônica e de um padrão de produção ao qual o público foi acostumado. Quando falamos de diversidade cultural, estamos falando da importância de uma representação de narrativas não hegemônicas, que são feitos por mulheres, negros, indígenas ou qualquer outra minoria social, pessoas que estão trazendo uma perspectiva nova, diferente daquela que esteve presente, por exemplo, naquilo que conhecemos como TV de massa e cinema popular, que representa o outro a partir do seu olhar e do seu estereótipo.”

Nacionalidade

A respeito de onde nasceram, os dados mostram que os países mais expressivos são Estados Unidos, com 242 diretores; Reino Unido, com 76; e Alemanha, com 20, sucessivamente. Os países com apenas um diretor indicado são: Brasil, Argentina, Chipre, Egito, Espanha, Irã, Noruega, Romênia e Uganda.

(Gráfico: Júlia Ozorio)

Signo

Também foi possível usar o repositório para mapear as datas de nascimento de cada diretor e descobrir os signos mais indicados. Eles são, sucessivamente, Leão, correspondendo a 11,4%; Aquário e Câncer com 11,2% cada. Além disso, a idade média dos 453 diretores é de 48 anos.

(Gráfico: Júlia Ozorio)

Os números mostram que o perfil dos cineastas indicados ao Oscar de Melhor Diretor é: homem, branco, de 48 anos, estadunidense e leonino.

Os vencedores

O cenário pouco plural também se repete quando analisamos apenas os vencedores da premiação.

John Singleton, anos depois, ao lado de um banner do filme. (Imagem: BBC News)

Em quase um século de cerimônia, nenhum negro ganhou o Oscar de Melhor Diretor. Porém, apesar de não ganhar a modalidade, o drama policial Boyz n the Hood (Os Donos da Rua), de 1991, fez do diretor John Singleton a pessoa mais jovem indicada para essa categoria, aos seus 23 anos.

Ang Lee recebendo o Oscar de Melhor Diretor, em 2012, pelo filme A vida de Pi. (Imagem: China.org)

O cineasta Ang Lee foi vencedor da modalidade duas vezes. A primeira vez com o drama Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain), no Oscar de 2006; e com o filme Life of Pi (A vida de Pi), em 2012. Ang Lee foi o único diretor amarelo a ganhar melhor direção, representando 2,12% dos vencedores.

Kathryn Bigelow segurando seu troféu. (Imagem: Premiere.fr)

Em 2010, Kathryn Bigelow entrou para a história como a primeira — e única — mulher a receber o Oscar de Melhor Diretor, com a sua obra The Hurt Locker (Guerra ao Terror). Ou seja, em um total de 94 ganhadores, apenas uma mulher levou o troféu para casa. Dessa forma, a porcentagem de mulheres cai para 1,06%.

(Gráficos: Júlia Ozorio)

Ao todo, 94 pessoas ganharam essa categoria do Oscar. Na primeira edição, a premiação foi dividida em: Melhor Direção de Drama e Melhor Direção de Comédia. Além disso, em 1962 e 2008, a direção ganhadora era compartilhada, ou seja, dois diretores. Em 1930, duas pessoas também ganharam. No ano de 1933 não houve premiação, repetindo os ganhadores de 1930.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada em 1927, porém a primeira premiação aconteceu apenas em 1929.

Júlia Ozorio

--

--

Júlia Ozorio
Iguana Jornalismo

Jornalismo UFRGS. Codiretora do coletivo Iguana Jornalismo. Excêntrica.