Resumo dos candidatos à prefeitura de Canoas da semana

Conheça os posicionamentos e a vida política de Luiz Carlos Busato (PTB), Nelsinho Metalúrgico (PT), César Augusto (Republicanos), Professor Pablo (PSOL) e Camilo Bornia (Novo)

Júlia Ozorio
Iguana Jornalismo
4 min readNov 14, 2020

--

Nesta semana, 26/10–13/11, analisamos o plano de governo de cinco dos nove candidatos à prefeitura de Canoas. Sendo parte do projeto Eleição Transparente, é mais um conteúdo produzido em parceria com o @o_periferico. Este é o último conteúdo do projeto Eleição Transparente antes do primeiro turno.

Luiz Carlos Busato (PTB)

Foto: Divulgação
  • Luiz Carlos Busato iniciou sua vida política em 2004 como vereador de Canoas e foi Secretário Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura.
  • Em 2006, elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Sul e foi reeleito em 2010. Em 2011, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul. Ficou nesse cargo até 2014, quando se candidatou novamente a deputado federal e foi eleito.
  • Dois anos depois, em 2016, elegeu-se prefeito de Canoas para o mandato 2017–2020. Esse ano ele tenta a reeleição. Busato foi filiado ao Partido Progressista (PP) de 1993 a 2003. Desde então está no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
  • Em vídeo publicado nas redes sociais, o candidato aparece com Jair Bolsonaro afirmando que o governo dele em Canoas teria diálogo com as ideias do atual presidente.

Nelsinho Metalúrgico (PT)

Foto: Divulgação
  • Nelson Luiz da Silva começou a trabalhar cedo para ajudar a família: aos 15 anos tornou-se metalúrgico e seguiu estudando. Formou-se em Economia pela Unisinos.
  • Ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Esteio; em 1982, foi candidato pela primeira vez a vereador pela cidade. O político mudou-se para Canoas, onde, em 2004, foi eleito o vereador mais votado do PT. Já em 2008, foi reeleito com mais de 4 mil votos.
  • Em janeiro de 2009, Nelsinho foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Canoas. O então prefeito, Jairo Jorge, convidou Nelsinho Metalúrgico para ser o líder do governo na Câmara. Em 2010, Nelsinho foi eleito deputado estadual e se reelegeu em 2014.
  • Nas eleições de 2018, Nelsinho Metalúrgico candidatou-se novamente a deputado estadual, mas não foi eleito. Ele recebeu um total de 27.089 votos.

César Augusto (Republicanos)

Foto: Divulgação
  • César fundou o Republicanos de Canoas em 2005 — sigla pela qual ele cumpre o seu terceiro mandato como vereador da cidade (2008, 2012 e 2016). Em 2011, foi eleito presidente da Câmara Municipal. Já em 2016, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
  • À frente do cargo, aprovou projetos que tornaram-se leis municipais. Entre eles, destacam-se a inclusão das Competições Escolares Canoenses (CECA) no calendário municipal e a definição de Canoas como a capital do xis gaúcho.
  • Concorrendo pela coligação “Canoas olhando para o futuro”, composta também pelo PSL, César conta ainda com o apoio político de Beth Colombo, ex-vice-prefeita do também candidato Jairo Jorge.
  • O vereador César Augusto propõe um plano de governo que respeita grande parte do nosso termômetro, mas não apresenta como irá aplicar as propostas.

Professor Pablo (PSOL)

Foto: Divulgação
  • Pablo dos Santos disputa o seu primeiro cargo político. Pablo é professor, advogado e sociólogo. Atualmente, ele representa cinco municípios e mais de 80 escolas estaduais como Diretor Geral do 20º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) Canoas, cargo do qual se licenciou para concorrer à prefeitura.
  • Além disso, também é Coordenador Regional da Associação Brasileira de Famílias Homo e Trans Afetivas (ABRAFH).
  • O candidato apresenta como modelo um governo baseado na gestão participativa e na educação, área na qual construiu boa parte da sua trajetória de militância política.
  • Outro ponto de destaque são as políticas de inclusão social, nas quais, por exemplo, ele foi o único dos candidatos analisados até o momento a citar propostas específicas para a população trans.

Camilo Bornia (Novo)

Foto: Divulgação
  • Camilo é formado em engenharia elétrica pela UFRGS e atua como empresário no ramo de softwares educacionais. Desde 2014, também é fundador e sócio de empresas de varejo e vestuário. Até 2019, atuou como professor nos ensinos superior e técnico.
  • Sua trajetória política é curta. Ainda assim, se tornou suplente para deputado federal nas eleições de 2018. Seu vice, Gilberto Manfroi, é empresário no setor imobiliário, cuja trajetória política teve início nestas eleições.
  • Em seu plano de governo, Bornia apresenta propostas de cunho liberal-privatizador.
  • O candidato se posiciona contrário aos direitos positivos, como a gratuidade da educação pública, os quais, segundo ele, constituem “uma violação ao direito de propriedade das pessoas que, majoritariamente, têm parte do fruto do seu trabalho subtraído por meio da coerção estatal”.

Bettina Gehm

Filipe Pimentel

Júlia Ozorio

Lucas Tillwitz

Mayan Matos

Nicole Goulart

Rafael Pereira

--

--

Júlia Ozorio
Iguana Jornalismo

Jornalismo UFRGS. Codiretora do coletivo Iguana Jornalismo. Excêntrica.