Livro: Nós, o atlântico em solitário

Resenha literária

Amanda Costa
Amanda Costa
2 min readAug 10, 2023

--

assim como a autora desse livro, sou apaixonada por nossa língua e seus diversos sotaques. lembro da minha época de escola, em que eu adorava estudar figuras de linguagem. metáfora sempre foi a minha favorita.

além disso, a poesia está presente na minha vida com frequência e preciso confessar: ela é meu grande e verdadeiro amor.

de vez em quando, os homônimos perfeitos me arrancam sorrisos. gosto dos diferentes significados que uma mesma sequência de letras é capaz de gerar. por isso, logo quando vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei que se tratava da autora e seu barco-lar. mas também pensei em nós, daqueles difíceis de desatar. no fundo, foi um pouco dos dois.

a poesia está intrínseca na essência das páginas e eu pude senti-la em toda frase. as metáforas me transportaram para cada noite estrelada, em que “o céu estava coberto de pontinhos brancos como pedras de sal espalhadas no teto do universo”. fala sério, não é lindo isso?

fiquei impressionada com a forma que a Tamara descreve o que sentiu e viveu em sua jornada. sozinha. me sinto sortuda em ter lido um relato tão cheio de verdade e magia. que delícia viver no mesmo tempo dessa jovem inspiradora.

acredito que não somos mais os mesmos após uma viagem; assim como não somos mais os mesmo após viajar pelos capítulos de um livro. nosso universo expande e alarga. não cabemos mais em nós. ainda bem.

acredito também que alguns livros chegam como uma forte tempestade em meio a calmaria. te atravessam, te bagunçam, te tiram da inércia. esse foi um deles. eu que sempre fui amiga da solitude, me senti abraçada por esse livro-porto.

é transformador mergulhar no oceano tão íntimo de outro alguém por meio de palavras.

livro: nós, o atlântico em solitário.
autora: @tamaraklink
dica extra: assistam o documentário sobre a travessia da Tamara no YouTube. é incrível.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

--

--