Praticamente uma candanga da feira do livro

Bárbara Morais
Jun 7, 2017 · 3 min read

Um breve relato da experiência “pioneira” de Marina Oliveira como curadora dos encontros de blogueiros literários e escritores jovens

Marina Oliveira é brasiliense, sagitariana, Corvinal e pipoqueira de primeira. Formou-se em Jornalismo, mas hoje escreve histórias enquanto trabalha na Tagore Editora. Nas horas vagas, gosta de dançar e aprender a ser uma pessoa melhor. No ano passado, foi a Curadora e uma das organizadoras do Encontro de Blogueiros e Jovens Escritores e quem melhor que ela para falar um pouco sobre o assunto?

Quando me convidaram para ser uma das curadoras da feira do livro do ano passado, pensei que não conseguiria dar conta. Tínhamos dois meses e meio para preparar tudo e orçamento limitado. Barreiras não faltavam: eu estava para fazer uma cirurgia que me deixaria “fora de combate” por um mês, nunca tinha organizado nenhum evento antes e nem achava que tinha conexões suficientes para chamar a atenção das pessoas.

Ainda assim, os organizadores persistiram. Disseram que eu era a capacitada para o cargo e que eu poderia chamar duas pessoas para me apoiarem na construção do I Encontro Nacional de Blogueiros Literários (EnbLIT) e o I Encontro Nacional de Escritores Jovens (Enaejo). Minha mente dizia não, meu coração, sim. Segui o segundo.

E assim minha saga na 32a Feira do Livro de Brasília se iniciou. Comecei a pensar na programação, discutindo tudo com os meus companheiros, o blogueiro Luciano Vellasco e o escritor Arisson Tavares. Enquanto isso, a divulgação já estava de vento e polpa. Inscrições do Brasil todo chegavam, convidados confirmavam presença, a empolgação só aumentava.

Dia 16 de julho de 2016, 14h. Juliana Cirqueira do Nuvem Literária sobe ao palco e abre o encontro de blogueiros. Depois foi a vez da família do CarecaTV. No dia seguinte, debate sobre a profissionalização da profissão blogueira. Por fim, bate-papo com o Mauricio Gomyde. Sobrevivi, mas desmaiei (sério) uma hora ali no meio. O bom foi levar toda a experiência para o encontro de escritores. Daí veio confraternização, FML Pepper, bate-papo sobre o meio editorial, mesa com Jander Gomez, João Doederlein e Dayse Dantas. O mestre André Vianco! UFA. Acabou.

Acabou e ficou uma baita de uma experiência.

Correndo para lá e para cá, não consegui aproveitar ou socializar muito. Sei também que, em alguns momentos, a organização e os horários das palestras deixaram a desejar. Ainda assim, o saldo positivo foi beeem maior que o negativo. No último dia da feira, várias pessoas me perguntaram “como seria no ano que vem”. Que tinham adorado o encontro e que estavam empolgados com a possibilidade de novos encontros. Mais do que tremendo cansaço, eu era pura gratidão.

Agora estamos 2017. II Enaejo e II EnbLIT vão acontecer. Porém, como todos já devem ter percebido, passei o “bastão da curadoria” para a minha amiga (e) escritora Bárbara Morais. Pelo que já vi da programação, promete MUITO! E, sinceramente, torço que seja notícia no país inteiro. Afinal, Brasília tem tudo para se tornar o ponto de encontro entre blogueiros e escritores jovens, né?

II Encontro de Blogueiros e Jovens Escritores

Informações, textos e outros sobre o II ENCONTRO DE BLOGUEIROS E JOVENS ESCRITORES, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho de 2017 na Feira do Livro de Brasília.

Bárbara Morais

Written by

Domadora de unicórnios, destruidora de planetas, intérprete de raposas e fangirl. Nas horas vagas escrevo livros - um deles é A Ilha dos Dissidentes.

II Encontro de Blogueiros e Jovens Escritores

Informações, textos e outros sobre o II ENCONTRO DE BLOGUEIROS E JOVENS ESCRITORES, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho de 2017 na Feira do Livro de Brasília.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade