O Interaction Latin America não é uma conferência: é o encontro de uma comunidade.

Discurso final em nome do capítulo IxDA RJ por André Malheiro no encerramento do ILA18.

Encerramento — Photo: Leonardo Lohmann

“O Interaction Latin America não é uma conferência: é o encontro de uma comunidade.

Só estamos aqui porque queremos alimentar a conversa sobre o que fazemos com paixão. Nossa vontade é de criar sistemas que ampliem as relações humanas e as capacidades humanas, que contribuam para a atividade econômica tanto quanto contribuam para a sociedade.

Também estamos aqui porque queremos nos sentir parte do corpo dessa comunidade. Nos juntamos para conversar e beber porque queremos nos reconhecer uns nos outros. Nos reconhecer nas semelhanças e nos reconhecer nas diferenças.

Foi com esse espírito que nos mobilizamos para dedicar esse trabalho voluntário por mais de um ano.

Não apenas do capítulo Rio de Janeiro do IxDA, mas também os capítulos Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia e Curitiba que nos incentivaram e apoiaram desde o primeiro minuto.

Durante estes 3 dias de encontro e nas atividades anteriores, falamos sobre formar pessoas, sobre estruturar nosso trabalho, sobre ter consciência do nosso papel na economia e na sociedade, sobre comunicar claramente nossa visão e entregar produtos que afetem positivamente a sociedade.

E, sobretudo, afirmamos aqui que todo nosso trabalho começa no humano e se realiza no humano. O design é uma atividade humana e nós temos, como prática profissional, essa especial atenção a esse aspecto que é de todos humanos. Nós construímos e transformamos o mundo à nossa volta.

É em conversação aberta e honesta com a sociedade, com nossos pares e com nossos parceiros de negócio que vamos conseguir realizar o propósito de projetar meios para a atividade humana, em harmonia com o mundo em que vivemos.

Queremos agradecer ao público presente, aos palestrantes que generosamente vieram conversar conosco e aos capítulos que se fizeram representar aqui.

E é para os capítulos IxDA que nós voltaremos quando sairmos deste salão. A vida dos capítulos é a alma do IxDA e todos aqui presentes estão convidados a se juntar aos seus capítulos locais.

André Malheiro no discurso final. Photo: Leonardo Lohmann

O trabalho é todo voluntário, sem taxas de associação, sem fins lucrativos, tudo em prol de criar um ambiente de trabalho e educação que torne possível intervir na realidade através dos nossos projetos e nosso design para ajudar a criar um mundo melhor, mais justo e mais pleno para as atividades humanas.

Quero encerrar expressando a nossa enorme gratidão a cada um dos voluntários que atendeu ao chamado do capítulo. Sem vocês, nada disso aqui seria possível. Cada um: voluntários, colaboradores e capítulos, colocou aqui a sua contribuição, o seu tijolinho. Cada um aqui somou mais um tijolo, nem mais e nem menos.

Vejo vocês nas atividades do capítulo e espero que estejamos todos juntos em Medellín no ano que vem.

Obrigado a todos!”

____

Em breve disponibilizaremos as fotos e palestras do evento. Fiquem de olho no Medium!