Uma visita ao Palácio do Catete (ou Museu da República)

Hoje a gente vai te passar mais uma dica carioca de passeio além do básico. Ao mesmo tempo um lugar que leva de volta ao passado, mas super contemporâneo: o Museu da República. Mas os cariocas chamam mesmo é de Palácio do Catete.

Foto do Palácio do Catete. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pal%C3%A1cio_do_Catete_-_Museu_da_Rep%C3%BAblica.jpg

Foi esse o prédio mais importante do Brasil quando o Rio era a capital do país. Num de seus quartos em 1954, suicidou-se o presidente Getúlio Vargas. Hoje o palácio é um casarão que transborda cultura, com cinemas, exposições, eventos literários e muito mais.

Saiba mais no site do Museu da República.

Nos jardins do presidente (o antigo)

Foto do jardim do Museu do Catete com árvores, lago com chafariz e um prédio ao fundo. Fonte: http://www.museusdorio.com.br/

Na entrada, de cara você já pode ver um jardim que se estende até o fim do quarteirão, com lago, grandes esculturas que têm movimento e muitos bancos para ler e bater papo.

Já no prédio você encontra exposições sobre a era Vargas, além de cinemas bem antiguinhos, mas programação bem cult, quase sempre com filmes europeus e fora do mainstream, além de uma cafeteria.

Cineminha cool e aterro pra ficar de boa

O lugar também recebe muitos eventos literários e gastronômicos, fora os seminários universitários, voltados para temas como design, literatura e artes visuais.

Foto do Aterro do Flamengo visto de cima. Fonte: http://www.rio.rj.gov.br

De quebra, é possível ver o Aterro do Flamengo, onde a galera se diverte correndo, jogando ou simplesmente sentando na grama sozinho ou em família.

O Aterro do Flamengo bomba no domingo, quando o trânsito é bloqueado e aumenta a área de pedestres. Aí a galera curte andar de patins e até mesmo fazer um convescote, o velho e bom piquenique.

Como chegar

O modo mais prático de chegar ao Palácio do Catete é de metrô. O lugar fica ao lado da estação de do Catete. De ônibus, tem a Linha Circular 1, que vem do Leblon, passa por Ipanema, Copacabana e Botafogo e para na porta do palácio.

Agora, se você se hospedou em Laranjeiras, perto do Largo do Machado, e curte uma caminhadinha, o lance é ir à pé.

Quem tá no Centro pode pegar o Troncal 6, que vem da Central do Brasil. Já pra galera que está na Zona Norte, não tem muito jeito. É necessário pegar um ônibus até a estação de metrô mais próxima e fazer uma baldeação.

Dica final

Ali pertinho, na rua Buarque de Macedo, transversal à Rua do Catete no sentido Largo do Machado, tem o Bartman, um botecão de estilo geek, com direito a estátua do Batman e tudo. Boa pedida para uma cerveja gelada e sem frescura, junto de uma bat-batata frita !!!

Foto interna do Bartman. Fonte: http://postozero.com/en/food-drinks/bars/dive-bars/bartman

_____
Gostou da dica? Quer contribuir com alguma indicação?
Escreve pra gente: hello@ixda.rio.br

Até a próxima!

--

--