A ideologia e a neurociência

Claudio Palmieri
ilovehumans
Published in
4 min readJan 26, 2018

Ideologia! Eu não quero uma pra viver!

Quando Cazuza na música Ideologia fala que precisa de uma ideologia pra viver, talvez ele não soubesse a enrascada que estaria enfiando as pessoas.

De forma geral, o nosso cérebro está cercado de ideologias. As coisas mais triviais do nosso dia a dia estão dentro de algum tipo de ideologia. Sem elas não conseguiríamos navegar pelo mundo com produtividade, já que as ideologias ajudam a organizar o mundo dentro de certos padrões de entendimento.

Você não vive num mundo capitalista? Então você está dentro da ideologia capitalista. você faz parte de alguma religião? Então você está dentro de uma ideologia religiosa. Você é de esquerda, de direita ou de centro? Bem, nem preciso falar :-)

Mas vale o alerta. Não busque desesperadamente uma ideologia para viver. Sabe por que?

A ideologia é um conjunto de ideias, e ideias são pensadas por alguém. E este alguém pode ter boa ou má índole. E se for a má índole você pode fazer coisas que sua mãe nunca acreditaria.

Se você não questiona, pondera, analisa ou reflete (guarde para sempre estas 4 palavras), seu cérebro entra numa ideologia e cai num loop de confirmação de crença, aumentando de forma exponencial a visão de que a ideologia seguida é a verdade das verdades.

Se a ideologia tiver, por exemplo, intolerância, supremacia, preconceito, enganação, manipulação então é uma ideologia péssima para a sociedade.

Vivendo intensamente dentro dessas ideologias você chegará a ter justificavas, dentro da lógica da ideologia, até para matar.

A ideologia comunista tocada por Stalin matava seus cidadãos sem piedade.

Como seu cérebro entra e se mantém numa grande ideologia

O que seu cérebro é o faz estar pronto para as ideologias. Sua forma de funcionar abre espaço para que as ideologias cheguem a você e passe a circular na sua mente — se ela vai ficar ou não dependerá de você.

Levanto 3 algoritmos cerebrais que potencializam a chance de uma ideologia te pegar.

1) O cérebro busca

Seu cérebro é programado para buscar e preencher o espaço infinito da sua mente com qualquer tipo de conhecimento. Pode ser voluntariamente, quando você decide ler ou estudar algo, ou involuntariamente, quando esbarra com novas coisas no seu dia a dia.

Quando, nesta busca, ele é apresentado a uma ideologia esta passa a existir em sua mente, e se conectando em seguida a outros conhecimentos que já moram no seu cérebro. Se nesta conexão houver algum tipo de alinhamento lógico com seus pensamentos, a ideologia apresentada possui potencial de ser seguida — esta lógica pode ser baseada numa crença existente ou mesmo numa lógica do medo/sobrevivência.

2) Por que gastar energia se outros gastam por mim?

Normalmente seu cérebro tem o senso de valer ou não o esforço para fazer qualquer coisa, já que uma premissa importante do seu algoritmo é não gastar energia. Ao ser apresentado para um conjunto de ideias prontas, o cérebro de quem foi fisgado julga que não tem motivo para construir suas próprias ideias — não gastar energia -, já que aquela ideologia está de acordo com o seu pensamento, e que o autor da ideologia lhe passa confiança. Quer dizer, o autor da ideologia gasta sua própria energia pensando por você.

No artigo como um formador de opinião forma opinião, escrevi como funciona a mente da pessoa que decide abraçar a opinião de uma outra pessoa.

3) A aceitação gradativa

Quando você passa a viver algo novo, a neuroplasticidade do cérebro entra em ação, e começa uma adequação lenta a nova realidade apresentada. Um “verdade” antiga, logo vai deixando de existir e dando lugar a outra. É por isso que quando você encontra uma pessoa que não vê há muito tempo, e esta entrou, por exemplo, para uma religião, ela é uma outra pessoa. O seu software de interpretar boa parte do mundo foi trocado lentamente.

Sabendo que o cérebro está sempre buscando, que ele economiza energia e tem aceitação gradativa, vemos que as ideologias podem capturar qualquer pessoa, ou melhor, pode capturar qualquer cérebro. Inclusive de pessoas com alto grau de inteligência, pois a arquitetura cerebral é basicamente igual.

Como citado acima, você vive no mundo das ideologias, e precisa delas para se situar e interpretar as coisas a sua volta. Mas as ideologias perversas estão por aí, e você é alvo constante. Você deve ter consciência para decidir quais aceitará e quais manterá distante.

Ter uma mente capaz de ativamente saber identificar com clareza o que lhe é apresentado evitará que seja capturados pelas ideologias.

4 palavras que devem virar hábitos para você.

Colocar todas elas em práticas vai extrair, inicialmente, energia do seu cérebro. Mas criando um rotina de fazer isso com tudo que o cerca, virará um hábito, e um hábito é uma técnica do cérebro para trabalhar gastando menos energia.

Um cérebro passivo é uma avenida aberta para as ideologias más. E qualquer um pode cair nela, seja você, eu, Chico Buarque e o Stephen Hawking ;-)

Por Claudio Palmieri
Apaixonado pelo ser humano e sua interação com o mundo.
Experience, Creative, UX, Innovation e lab Lover.

Linkedin: br.linkedin.com/in/claudiopalmieri/
Facebook:
www.facebook.com/claudiopalmieri
Site:
www.claudiopalmieri.com
Email:
palmieri@claudiopalmieri.com
Antropologia Urbana SP:
http://antropologiaurbanasaopaulo.tumblr.com/

Revisado por Natascha Lopes

--

--

Claudio Palmieri
ilovehumans

UX Design | UX Research | UX Strategy | Inovação | Neurociência | Antropologia | Inteligência Artificial | Pensamento Crítico | Filosofia | Arte