Como um formador de opinião forma uma opinião

Claudio Palmieri
ilovehumans
Published in
4 min readJan 16, 2016

A responsabilidade de quem fala e a maior responsabilidade de quem ouve.

Martin Luther King era responsável com suas palavras

A minha opinião, ou a sua, é formada por uma miríade de opiniões. Constantemente, temos contatos com diversas fontes de opinião e em vários meios. Sejam conversas com pessoas na rua, amigos e familiares; ou simplesmente ouvindo conversa alheia. Meios como TV, livros, revistas, blogs, Facebook, Twitter, Medium, nos colocam constantemente em contato com uma gama avassaladora de opiniões.

Nosso cérebro, que é programado para aprender, vai captando todas as opiniões e as processando para ajudar a construir a nossa opinião sobre os mais variados assuntos. Quando nosso grau de consciência é elevado, possuímos um filtro mais poderoso e inteligente para determinar que opinião, ou que parte dela, devemos considerar como relevante.

Crianças e jovens possuem uma consciência ainda em formação, o que torna o seu filtro muito fraco e aberto a rapidamente, sem análise mais apurada, tornar uma opinião de outro a sua opinião, principalmente de personalidades e marcas que elas confiam.

O perigo está na palavra confiança. A confiança que depositamos em alguém, seja qual for o grau, determinará o grau de influência que sofreremos na formação das nossas opiniões.

Depositamos confiança em quem desconhece a nossa existência

O CÉREBRO USA A CONFIANÇA PARA ECONOMIZAR ENERGIA

O ponto principal do cérebro sempre será a sua sobrevivência. No seu algoritmo está que economizar energia, em qualquer aspecto, é vital para manter o cérebro vivo por muito mais tempo. E ouvir opiniões de quem você confia diz ao cérebro que ele não precisa, em certos assuntos, investir tempo para saber se é verdade. Quanto mais o cérebro confia, mas ele é influenciado a ter a opinião do outro como a sua. E é aqui que o formador de opinião forma opinião.

Em algumas tomadas de decisão usamos a confiança como fator acelerador de escolha — quanto menos preparada for a consciência (geral ou num assunto específico), mais ela acelera. Veja alguns exemplos:

  1. Seu sobrinho, que trabalha há 20 anos com tecnologia, fala horas e horas sobre as vantagens de se ter um Mac da Apple no lugar de um PC. Sua percepção de confiança no sobrinho deixa sua mente mais aberta para formar uma opinião de que Mac é melhor do que PC. O cérebro nem cogita averiguar.
  2. Você acredita plenamente na teoria da relatividade. Você não respira física e matemática, mas sabe que Einstein respirava. Então, ele forma a sua opinião sobre a existência da teoria. Imagina o esforço mental e as horas gastas para estudar como Einstein, só para ter certeza absoluta da teoria. Se não é o seu foco, o seu cérebro também não cogita investir nisso.
  3. Seu namorado disse que você pode usar droga que não fará nenhum mal e que lhe trará felicidade. Você aceita porque o ama.
    O envolvimento entre os dois é tão grande que gera um grau de confiança ainda maior. O cérebro busca inicialmente o emocional antes de ir para o racional, e é no emocional que a formação de opinião inicia seu objetivo de formar uma opinião.

COM GRANDES PODERES VÊM GRANDES RESPONSABILIDADES

O conselho de Tio Ben a Peter Parker

A frase do Tio Ben para o Peter Parker é um alerta para os novos influenciadores, principalmente Youtubers, Podcasters e novos escritores, que são formadores de opinião de muitos jovens. Pessoas como Alexandre Ottoni do Jovem Nerd, Affonso Solano do MRG, Jurandir Filho do Cinema com Rapadura, Raphael Dracon autor do livro Dragões de Éter, a sensação Kéfera e muito outros, precisam ouvir a mensagem do Tio Ben e terem em mente o seu poder e a sua responsabilidade.

São pessoas que precisam refletir sobre o seu novo EU perante a sociedade, algo que todos conquistaram, e que hoje precisam desenvolver a cada dia a consciência de que formam opinião de muitos, mesmo que não queiram formar.

Então, ouçam o Tio Ben.

Por Claudio Palmieri
Digital Planner/Creative, UX Specialist, Interactive Designer and Innovation/lab Lover.
Linkedin:
br.linkedin.com/in/claudiopalmieri/
Facebook:
www.facebook.com/claudiopalmieri
Site:
www.claudiopalmieri.com
Email:
palmieri@claudiopalmieri.com

Revisado por Natascha Cristina Lopes

--

--

Claudio Palmieri
ilovehumans

UX Design | UX Research | UX Strategy | Inovação | Neurociência | Antropologia | Inteligência Artificial | Pensamento Crítico | Filosofia | Arte