A final

Felipe C. Simonetti
Imigrantes da Bola

--

Esse talvez seja o momento mais aguardado pelo Imigrantes da Bola desde sua origem, em 2015. 3 anos atrás jamais esperava que o projeto duraria tanto tempo, impactaria tantas pessoas, geraria tanto conhecimento e interagiria com tanta gente no programa, mas certamente, não esperava que chegaríamos ao ápice de falar da final da Copa do Mundo da Rússia. 2018 era impensável, mas chegou!

Era impensável não só para nós, era também para os croatas. Sabe aquele velho chavão de “há jogadores que dá pena pois nunca ganharão uma Copa do Mundo”? Ele não vale mais para Modric, Rakitic, Mandzukic e companhia; hoje, eles tem a oportunidade.

Era impensável também para um jovem de 19 anos, que despontou em uma Champions League pelo Mônaco, levando-os para as semifinais. Em muito pouco tempo ele ganhou a França, depois a Europa ao movimentar 180 milhões de euros para ir para o PSG. Hoje, ganha o mundo, em uma final de Copa do Mundo.

E é um momento tão complexo, pois é especial para muita gente. Para Subasic, que ao longo da competição se consagrou nas disputas de pênalti, para Hernandez e Pavard, que nem laterais são, ganharam a posição e se consolidaram. É emocionante também para Dalic, que jamais imaginou que levaria sua crença católica de apertar o rosário no bolso sempre que a situação é díficil, assim como para Deschamps, que terá a oportunidade de se juntar ao hall de Zagallo e Beckenbauer como únicos treinadores que venceram a Copa também como jogadores.

É tão complexo que engloba também as fronteiras globais, as ex-colônias francesas e seu impacto na Copa (sabia que apenas 2 jogadores do time de Deschamps não possuem raízes fora da França?), movimentos radicais infiltrados no esporte, conflitos históricos. Enfim, é muito mais que só uma final, que apenas um jogo. É a história de milhares de pessoas e não apenas dos 46 selecionados. E se para o lado francês o conceito de “nação” é tão abstrato, do lado croata é muito enérgico para um país de apenas 27 anos de existência.

Assim, nessa edição do Imigrantes quisemos selecionar tudo o que você precisa saber para já chegar no domingo, as 12h (de Brasília) preparado. Destrinchamos os modelos táticos e apontamos oportunidades para serem exploradas. Esmiuçamos o histórico político, social e étnico, demonstrando as frestas abertas em um conflito internacional (no sentido mais literal de “entre nações”). E, como não poderia faltar em Copa do Mundo, fizemos nosso bolão para a final.

Portanto, ouça e desfrute dessa final como nunca! Viva França e Croácia!

E nos dê o feedback do que achou, além de deixar o seu palpite.

--

--