O pragmático São Paulo de Diego Aguirre

Felipe C. Simonetti
Imigrantes da Bola
Published in
3 min readJul 26, 2018

--

Estruturar uma pauta de podcast é uma tarefa relativamente difícil se você optar por gravar um programa mais analítico. O clássico “papo de boteco” flui e tem baixa pretensão de abranger uma enorme gama de temas; o programa de análise tem uma proposta: destrinchar algo ou alguém.

Desde quando começamos e trazer essa proposta no Imigrantes e sair somente do espectro cultural do jogo, vejo essa dificuldade. Como fazer um programa legal, interessante, bem humorado, informativo e analítico. É complicado!

As primeiras experiências começaram lá atrás, no ano passado, com um monólogo analisando o Manchester City de Pep Guardiola — e por incrível que pareça, esse é um dos programas mais ouvidos da história do podcast. A evolução naturalmente veio e depois de analisar alguns jogadores, vi que caminho mais interessante era focar em técnicos. E uma referência até hoje, de programas nesses moldes naquela época é o “perfil” de Jürgen Klopp.

Nos últimos meses passamos por alguns desafios, nesse sentido: como funciona uma análise de técnico com muitas pessoas na gravação? Pode ser um problema pela bagunça de ideias! E se fizer algo mais curto? Pode funcionar, mas tem que ser mais conciso e com menos exemplos.

Enfim, depois de destrinchar o City de Pep, Liverpool de Klopp, Bétis de Setién, Barcelona de Valverde, Atlético Mineiro de Larghi, o Real Madrid de Zidane e, por fim, o Uruguai de Tabárez (todos reunidos na nossa playlist “perfil” no Soundcloud), acho que adquirimos uma bagagem legal.

Assim, sai do papel esse programa sobre o pragmático São Paulo de Diego Aguirre. Em síntese: focamos em claros e poucos tópicos; preferimos analisar a conjuntura ao invés da estrutura que forma Aguirre ou a que forma o clube, além de (espero) termos conseguido ser ilustrativos em movimentações e explicações táticas (algo até bastante difícil quando se trabalha somente com áudio).

Enfim, nesse programa abrangemos:

  • As virtudes de Diego Aguirre
  • Como joga o São Paulo da temporada 2018
  • Os resultados e o pragmatismo desse time
  • E um debate sobre a existência de modelos de jogo vinculados a clubes no Brasil

Por todas nossa curva de aprendizado e pela qualidade que acredito que conseguimos alcançar; acho que vale a pena ouvir eu, Vitor Bruno e Pedro Galante destrincharmos o Tricolor Paulista, vice-líder do Brasileirão (até o momento) acima das expectativas sob o comando do técnico uruguaio.

E sobre os links que sempre esqueço de colocar nos posts do Medium, tentarei um formato mais simples (assim como mudei a linha editorial dos posts, trazendo algo mais pessoal e menos focado no tema, mas sim na elaboração do episódio).

Fora das Quatro Linhas

Pedro Galante

Projeto FuteMagique, no Medium

Vitor Bruno

Série “The Rain”, do Netflix

Felipe Simonetti

Série “Explicando”, do Netflix

Texto “Soccer Needs a Penalty Box”

Teaser do Manchester City para o IGTV

--

--