Conheça o Implosão/Explosão

Implosão/Explosão
Implosão/Explosão
2 min readMar 30, 2017

O Implosão/Explosão é um espaço crítico de discussões políticas criado por um estudante de licenciatura em Geografia da PUC-Rio, autor desta apresentação e que busca relacionar sua realidade com outras. Um espaço que não simpatiza com debates em “caixinhas”, porém acredita que são inevitáveis. Por este motivo, evita-se ao máximo estabelecer padrões definitivos à forma como os pensamentos aqui serão apresentados. O Implosão/Explosão traz reflexões sobre o individual e o coletivo por meio de uma linguagem teórica misturada com a popular, buscando diálogo entre as conversas da academia com as conversas de bar, utilizando as formalidades e informalidades de acordo com as necessidades do momento. Sem estabelecer hierarquias entre a racionalidade e o romantismo, busca, igualmente, perceber os limites do afastamento e da aproximação com os objetos colocados em discussão.

O projeto surge da vida conflituosa do estudante, que ao longo de sua formação enquanto cidadão percebe as várias dimensões das disputas por territórios. O planeta, o país, o trabalho, a escola, a família, os relacionamentos, o corpo e os sentimentos são dimensões coletivas e individuais que foram e ainda são colocadas em cheque na vida do futuro professor, que se vê em um processo de constante construção de identidade individual e, simultaneamente, não consegue e não pretende abrir mão da luta por espaços promissores para populações e movimentos historicamente desfavorecidos. Saiu de casa por homofobia aos 21, foi demitido de dois empregos promissores por questionar condições de trabalho, desenvolve um projeto de pesquisa sobre a mercadificação do ensino básico brasileiro e foi um dos fundadores do primeiro coletivo LGBT+ interseccional da PUC-Rio, o Coletivo Madame Satã. Em janeiro 2017, se torna membro da comissão de movimentos populares e da comissão de relações institucionais do DCE da PUC-Rio e, ao perceber que as ideias também são campo de conflitos e disputas, começa a dar novos usos para as ferramentas de comunicação que tem acesso, como as redes sociais e, agora, utiliza de uma nova: o Implosão/Explosão.

O projeto não pode ser construído somente por uma pessoa. Este será um espaço aberto a críticas e sugestões, contando com os apoios que possam surgir ao longo do tempo. Desta forma, espera-se pluralidade em prol do enriquecimento do conteúdo que aqui possa ser trazido.

Que o Implosão/Explosão seja promissor e nos traga boas reflexões.

--

--

Implosão/Explosão
Implosão/Explosão

Reflexões por meio de uma linguagem teórica misturada com a popular, buscando diálogo entre as conversas da academia com as conversas de bar.