Quais franquias os torcedores da NFL, NBA e MLB acompanham no Facebook

Thiago Barone
Imponderável FC
Published in
3 min readNov 22, 2017

Dias desses li que 4 das 5 maiores ligas do mundo em faturamento são dos EUA — NFL (1°), MLB (2°) e NBA (4°). Então, resolvi brincar com os dados das páginas de todas as equipes presentes nessas 3 ligas (10 últimos posts de cada uma) e buscar alguma ligação entre os times de uma mesma cidade, mas de esportes diferentes.

Cada ponto é um usuário e as linhas que os conectam são interações. Ou seja, se uma pessoa curte um post de mais de uma página, dela partirão duas linhas na direção dessas publicações, criando as ramificações.

O resultado é essa nuvem.

Em azul, são todos os times da NBA; em laranja, são os times da MLB; e em verde são os times da NFL.

As franquias da NBA são mais próximas, com uma forte concentração de usuários. Enquanto isso, NFL e MLB se dispersam ao longo da rede, não mantendo uma unidade entre as equipes de suas ligas.

Mas e os times da mesma cidade? Eles de fato tem uma audiência parecida? Como dita a lógica, sim. Mas aqui o lance não é ser óbvio, mas explorar algumas das possibilidades que a rede nos dá.

Ao isolar as franquias do mesmo local, nota-se uma aproximação entre elas — a NBA torna-se um pouco mais distante pelo fato do núcleo da liga ser muito conectado, mas nota-se diversas linhas na direção do polo daquela região.

Exemplo: a imagem mostra os times de Houston. Em amarelo são conexões com os Rockets (NBA); o azul são conexões com os Astros (MLB); e o vermelho são conexões com os Texans (NFL).

Porém, o núcleo mais interessante, talvez, seja o de Nova York, que tem dois times em cada liga. Todos próximos, no canto inferior esquerdo do grafo.

O verde são conexões com os Jets (NFL); em azul escuro são conexões com os Yankees (MLB); em azul claro são conexões com os Giants (NFL); em rosa são conexões com os Nets (NBA); em amarelo são conexões com os Knicks (NBA); e em vermelho são conexões com os Mets (MLB).

Na costa oposta dos Estados Unidos, temos uma concentração em Los Angeles. Início do ano, o Chargers (NFL) disse que se mudaria de San Diego e iria para LA. Com isso, para comparar, pintei de vermelho o San Diego Padres (MLB), franquia de beisebol da antiga cidade dos Chargers, que deixei em azul claro. Os outros times de Los Angeles deixei em amarelo.

Apesar do pouco tempo, dá pra notar que os torcedores do Chargers já não são mais tão próximos do Padres e começam a se aproximar mais do núcleo de Los Angeles (aqui, obviamente, deixaria o resultado mais preciso se fosse feita uma rede com dados de anos anteriores e checar essa proximidade entre as duas franquias, buscando entender se elas seguem a tendência de proximidade).

Sob um olhar mais econômico, mais que conexões de interesse, isso mostra uma série de oportunidades para promoções e parcerias, pra dizer o mínimo. Mas, três ligas que em um ano geram quase 30 bilhões de dólares em receita, com certeza já sabem disso.

Essa rede contém 993 mil nós e 1,5 milhão de arestas.

--

--