[Carta de uma profissional da saúde

Janaína Steiger
impublicável.

--

àqueles(as) que nos aplaudiram na janela]

queria te contar
sobre nossos super poderes
romantizar o trabalho da ponta
de gente
como eu

queria escrever sobre o que há de bom
e de bonito
florear estrofes
viralizar palavr-alento

queria querer
aplausos e homenagens
mas não dá
ainda

porque hoje
quero te contar que
eu queria

queria dizer que tá tudo bem
sem completar com
na medida do possível
e não precisar confessar
que
na medida do meu possível
às vezes
não tá

queria que nossas capas
de super-heróis
e, em maioria,
heroínas
fossem coloridas
e resistentes
ao invés de brancas
nunca suficientemente limpas
iminentemente infectadas
sempre infectantes

queria compartilhar descuidos sanitários
como se fossem
descuidos
e não pecados
sentenças de morte
confessas

queria a tranquilidade
da confiança
apenas acreditar
nas normativas
de que não mudarão
nas perspectivas otimistas
quaisquer
e na plena efetividade
do meu EPI

queria fungar
e limpar o nariz
antes de umedecer a máscara
e convencer os outros
e a mim
que é rinite

queria poder me afastar
da presença dos meus colegas
por cuidado
queria querer
mas como não posso
e não quero
por vezes me afasto
da minha

queria estar perto
da família
ou ao menos
enxugar as lágrimas
de quem preferia
estar longe da sua
e se culpa
por não conseguir

queria que desse para sentir o peso
daí
e queria
também
que essas palavras não pesassem
que não precisassem pesar
em ti
e em mim

queria ser leve
te contar da alegria de ter chegado até aqui
do que da minha profissão encanta
do que a área da saúde pode
no sentido de potência, não de poder

queria te fazer sorrir
sem máscara
ao imaginar os sorrisos em vírgula
que os olhos formam
pela bochecha empurrar
e o som do eco
que a risada faz
no escudo facial

queria te confidenciar
sobre o prazer do som
abafado pela máscara
do estalar
dos beijos
que ressoam e tocam
a bochecha
ou os lábios

mas não cabe
não aqui
não agora
não apenas

e agora te escrevo sobre isso
as novas maneiras de tocar
queria tocar nisso
as maneiras com que a escrita
toca

queria te contar:

quero te tocar

__

Janaína O. Steiger

Psicóloga residente em Saúde da Família e Comunidade

--

--