Eu não sei escrever sobre felicidade

Rafael Barbosa
impublicável.
2 min readSep 29, 2023

--

Foto de Pixabay

Estou há alguns meses sem conseguir escrever por aqui. Eu sequer abri o programa que uso desde a última vez que postei. Ao contrário de grande parte de 2022 e início de 2023, eu não senti aquela necessidade incontrolável de colocar pra fora todo o redemoinho de sentimentos que estava dentro da minha cabeça.

Durante a análise, cheguei à conclusão que, para mim (e talvez pra muitas outras pessoas), a escrita é uma forma de colocar pra fora uma tristeza profunda. É um meio de falar sobre o que muitas vezes não conseguimos dizer em voz alta.

Seja por medo de admitir o que estamos sentindo ou até mesmo de algum tipo de julgamento. O que é estranho, porque ao publicar um texto na internet nos expomos aos piores tipos de julgamento. Mas vai entender como a nossa cabeça funciona.

Escrever pode servir como um processo de cura. Acho que esse foi o meu caso. Eu precisava tirar de dentro de mim tudo o que estava sentindo e não conseguia expressar de outra forma. O “papel” aceita tudo e não julga. Não te propõe uma reflexão sobre o que está escrito. Ele apenas absorve e ajuda a dar vazão aos sentimentos.

Já percebi que tenho mais facilidade em falar sobre a tristeza. Às vezes sinto que me tornei um especialista em escrever sobre o que me machuca. Vários escritores recomendam escrever sobre aquilo que você conhece e está familiarizado. Não há nada no mundo que eu conheça tanto quanto o que me machucou e me machuca.

Por outro lado, quando passo por um momento de calmaria e felicidade, as palavras somem. Teimam em não ser incomodadas. Mesmo que eu queira falar sobre coisas boas, a minha capacidade de escrever entra em um retiro de silêncio.

E esse é o ponto em que me encontro na minha análise: acredito que quando estou feliz, não sinto necessidade de falar sobre. São momentos tão raros que quero aproveitá-los ao máximo. Talvez eu ainda esteja descobrindo quais são as palavras certas para descrever sentimentos como alegria e felicidade e não tenha a habilidade necessária pra falar sobre esse assunto. Mas espero conseguir um dia.

Esse texto é uma vitória por si só.

--

--

Rafael Barbosa
impublicável.

Eu escrevo. Às vezes sai algo legal. Insta: @rafabarbosa