A vida em quatro etapas

Eduardo Papke Rocha
2 min readMay 12, 2014

--

Primeira: encantamento
Tudo ao seu redor é novo e deslumbrante. Você se deixa embalar e acredita que tudo é possível. Nada pode frea-lo. Não ha limites. O mundo parece acolhedor e mágico. Seus sonhos estão há um palmo de distância da realidade.

Segunda: descoberta
Nem tudo são flores. Por algum motivo e de alguma maneira você descobriu que o mundo não é tão colorido quanto você imaginava, mas não chega a ser preto e branco, é simplesmente cinza. O que te venderam não é real. A vida não é dócil, ela te fará cair.

Terceira: tentar
A realidade bate a sua porta, você a atende cordialmente e para sua surpresa ela é totalmente indiferente. Você argumenta que pode salvar o mundo de seu fatídico fim e ela apenas sorri. Se você pudesse ler os pensamentos dela, diria: pobre garoto, desista! Outros tantos tentaram e fracassaram. Mas vá lá, tente. Depois não diga que não avisei.
E é o que você faz. E você pensa: vou provar a ela que esta enganada.

Quarta: aceitar
Após tentar, tentar e, tentar, Você fracassa. Não é um simples fracasso, não. Trata-se de um tombo faraônico. Uma, duas, três vezes, o resultado é uma constante desastrosa: insucesso. Não importa o quanto você tentar. O tempo passa e nada muda, algo novo começa a te fustigar: aceitar e desistir. Você não quer acreditar que abandonará sua filosofia de vida. Onde esta aquele garoto que queria mudar o mundo? Ele cansou. Cansou de dar murro em ponta de faca. Você aceita. Aceita o fracasso como companheiro. Você é incapaz de transformar o mundo. Não se sinta culpado, a vida te avisou: outros tantos tentaram e invariavelmente fracassaram.

No fim, você foge. Desisti de tudo que um dia acreditou.

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro

Você e a vida, em cima do muro, assistindo ao fracasso dos outros.

--

--

Eduardo Papke Rocha

Mistura de mágica com alguns fragmentos da realidade! @rochaedu