Gazania Riggens, por Sonny Sixteen

Primavera

Samanta Rodrigues
(IN) (RE) FLEXÕES

--

Inspiração de primavera: mulheres que floresceram. Vou contar porque a Sueli Carneiro é uma delas. 🌻

Sueli Carneiro é uma filósofa e ativista brasileira que vem desenhando o caminho para um futuro mais igualitário. O Geledés, o instituto que ela fundou, é um solo fértil para muitas histórias de protagonismo de mulheres negras brasileiras ao longo das décadas — foi fundado em 1988 (!). É através do trabalho dela que se revela um bom pedaço das relações sociais brasileiras em que raça, gênero e classe se interseccionam.

Não bastasse isso, a Sueli ainda cria reflexões densas nos seus escritos — como um capítulo sobre mulheres, religião e estado laico nas escolas — ou nos provoca a pensar sobre um feminismo negro, identitário e brasileiro. Assim, com uma valorização de perspectivas diversas, aumenta o potencial de chegarmos em mudanças impactantes.

Sabem quando a gente anda por um jardim e vai vendo mais flores próximas das outras, naquela experiência sensorial de cores e cheiros vibrantes? Em mim, é esse o resultado de ter contato com o trabalho da Sueli Carneiro — uma inspiração para também florescer.

Deixo a dica de leitura, fresquíssima para iniciar a primavera: “Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser”. ✊

--

--

Samanta Rodrigues
(IN) (RE) FLEXÕES

Artesã de palavras, criadora de universos, professora, pesquisadora. Mãe do Oliver.