Yuba County Five: O desaparecimento de Gary Mathias ainda é um mistério após 42 anos

4 mortes e um desaparecimento em 1978 no Condado de Yuba, EUA ficou conhecido como Yuba County Five, ou os cinco do Condado de Yuba

Millena Borges
Inconclusivo
7 min readAug 11, 2020

--

Yuba County Five (os cinco do Condado de Yuba). Conheça a história:
Jornal: The Los Angeles Times, Fotografia: Reprodução, Floresta: Pikist (Edição: Millena Borges)

Ficou conhecido como Yuba County Five, ou Os Cinco do Condado de Yuba, o incidente que levou ao desaparecimento de um homem e a morte de outros quatro em 24 de fevereiro de 1978 em Chico, California — EUA. Os cinco haviam viajado para Chico, uma cidade a 1h de distância do Condado de Yuba, onde eles residiam, para assistir a um jogo de basquete na Universidade Estadual da Califórnia. Meses depois, quatro deles foram encontrados mortos. O quinto ainda está desaparecido.

Jack Huett, 24 anos, William (Bill) Sterling, 29 anos, Jack Madruga, 30 anos, Theodore (Ted) Weiher, 32 anos e Gary Mathias, 25 anos, haviam se conhecido no Gateway Projects, uma associação que auxiliava adultos com necessidades especiais. Sendo eles próprios diagnosticados com algum tipo de deficiência mental, os homens, carinhosamente chamados de “garotos” pelas famílias e vizinhança, em sua maioria, eram bastante dependentes dos pais.

Os garotos eram muito fãs de basquete e haviam planejado uma viagem até Chico para assistir o seu time favorito jogar, o UC Davis. Jack Madruga dirigiu os amigos na noite de 24 de fevereiro no seu carro, um Mercury Montego 1969. Os pais de Madruga haviam comentado em entrevistas o quanto o filho adorava o carro e jamais deixava ninguém dirigi-lo.

Após o jogo, os amigos fizeram o retorno para casa, por volta de 22 horas. Nevava bastante naquela sexta-feira. No caminho, o grupo parou em uma loja de conveniências para comprar lanches para a viagem. No entanto, em vez de dirigirem para o sul, de volta para o Condado de Yuba, eles dirigiram para o leste.

O carro foi encontrado no dia 28 de fevereiro na Floresta Nacional de Plumas, no norte da Califórnia. Coberto de neve, o veículo ainda possuía gasolina, além de algumas embalagens de lanches abertas, mas nenhuma chave. As rodas estavam tortas, devido a camada de neve, mas nada que 5 homens adultos não pudessem resolver.

Floresta Nacional de Plumas — Créditos: Darrel Jury

Durante 3 meses, foram feitas diversas buscas pela densa floresta, mas nada foi encontrado. Uma das primeiras perguntas feitas pela polícia era como o veículo de Jack estava intacto, quando até mesmo os carros de resgate sofreram diversos danos, visto que o local é composto por estradas irregulares. Acredita-se que a pessoa que dirigiu o Montego até aquele local conhecia o caminho visto que, naquele horário, a área era completamente escura. Contudo, Jack nunca havia dirigido para aquela região, ele sequer gostava de acampar.

OS CORPOS SÃO ENCONTRADOS

Créditos — Trailer: Shahid Abdullah, Jornal: The Los Angeles Times, Floresta: Pikist (Edição: Millena Borges)

No dia 4 de junho, cerca de 3 meses depois, o corpo de Ted Weiher é encontrado dentro de um trailer velho por um grupo de motociclistas. Weiher estava envolvido por oito camadas de cobertores e possuía os pés congelados. Dentro do trailer haviam diversas latas vazias de comida, o que indicava que Weiher havia passado um tempo ali dentro.

Ao lado do corpo de Ted, encontrava-se a carteira dele (ainda com dinheiro), um relógio não identificado e sapatos que pertenciam a Gary Mathias. Os sapatos de Ted não foram encontrados.

A barba no rosto de Weiher auxiliou a perícia a descobrir que ele havia sobrevivido de 6 a 13 semanas após o desaparecimento. No trailer havia um armário intocado de comida enlatada que poderiam abastecer os cinco homens durante, pelo menos, 1 ano. Além disso, havia um tanque de propano cheio que poderia ter aquecido Weiher e impedido que ele congelasse. A causa da morte foi determinada como edema pulmonar.

Dois dias depois, os corpos de Jack Madruga e Bill Sterling são encontrados, cerca de 13km de distância do carro. A causa da morte de Madruga foi de hipotermia. No entanto, não foi possível identificar o que havia acontecido com Sterling, visto que haviam restado apenas ossos. O cadáver de Madruga havia sido dilacerado por animais. As chaves do carro dele foram encontradas no bolso de sua calça.

No dia 8 de julho, o corpo de Jack Huett foi encontrado pelo pai dele, que havia insistido em participar das investigações. O casaco de Huett estava localizado próximo ao trailer. Quando o pai de Jack o retirou do chão, a espinha dorsal do mesmo caiu. Jack foi identificado pela arcada dentária.

Gary Mathias jamais foi encontrado. As buscas foram encerradas no dia 19 de julho.

A ÚNICA TESTEMUNHA

Créditos — Carro: ficklr.com, Jornal: The Los Angeles Times, Floresta: Pikist (Edição: Millena Borges)

Joe Shones, 55 anos, teve o carro atolado na neve nas proximidades da Floresta Nacional de Plumas quando começou a sentir os sintomas de um ataque cardíaco. Dentro do carro ainda ligado, Shones viu cinco homens e uma mulher com um bebê passando na distância. Ele contou ter gritado por ajuda, mas foi ignorado. Horas depois, ele observou lanternas, mas novamente foi ignorado ao pedir por ajuda.

Quando sentia-se melhor, Shones desceu a estrada a pé. Ele passou por um Mercury Montego abandonado. Mais tarde, Shones disse que poderia ter alucinado durante o ataque cardíaco e visto um grupo de pessoas.

QUEM ERAM OS CINCO?

Jornal: The Los Angeles Times, Floresta: Pikist (Edição: Millena Borges)

Jack Huett, Bill Sterling, Jack Madruga e Ted Weiher haviam se conhecido no Gateway Projects quando mais jovens. Eles eram atléticos e bastante queridos pelos moradores da região. Estavam sempre juntos, inclusive na noite anterior ao desaparecimento, quando os quatro haviam viajado para Sacramento, Califórnia.

Nem todos eles tinham suas deficiências diagnosticadas. Huett, Sterling e Weiher possuíam deficiência intelectual. Madruga não possuía diagnóstico algum. Familiares diziam que ele “não era mentalmente retardado, no sentido comum da palavra”, mas que ele possuía um processo de pensamento devagar.

Jack Huett não sabia ler e tinha problemas de fala. Era bastante dependente dos pais. Bill Sterling trabalhou por um período como lavador de pratos na Base Aérea de Beale, mas deixou o emprego por ser torturado pelos aviadores. Jack Madruga também foi lavador de pratos, inclusive, ajudou Sterling a conseguir um emprego. Ted Weiher, o mais velho do grupo, foi zelador. Ele tinha um instinto protetor sobre Huett, o mais novo do grupo.

Gary Mathias era o mais deslocado dentre os outros quatro. Ele foi o que teve a vida mais ativa. Ele havia sido vocalista de uma banda, jogado futebol e servido no exército. Seu diagnóstico era de esquizofrenia paranoide.

Durante investigações feitas pelo jornal The Sacramento Bee em 2019 é possível reparar, pelos arquivos policiais, que havia uma grande suspeita sob Mathias. Gary possuía um histórico de uso de drogas e, diferente dos outros, não tinha deficiência intelectual. Mesmo em tratamento, ele podia ser bastante violento durante suas crises. Inclusive, possuía passagens pela polícia por agressão. Além disso, Gary já havia fugido de três hospitais psiquiátricos diferentes.

Um caso particular é bastante interessante para analisar o por quê dessa visão sob Gary Mathias: Em 1975, ele havia se mudado para Oregon, onde sua avó morava. Cinco semanas depois, retornou sujo para casa de sua mãe. Ele contou que andou de Portland até Marysville, roubando leite da casa dos outros e comendo ração para se manter vivo. São 869km de distância entre as cidades, o equivalente a 183 horas de caminhada, ou 8h30 de viagem de carro.

Após um período de comportamento inadequado, Mathias voltou a se medicar e não teve mais problemas com as autoridades. Foi quando ele se juntou ao Gateway Projects, onde conheceu os garotos, meses antes do desaparecimento.

Em 1978, um conhecido de Mathias deu seu testemunho sobre jovem. Os arquivos relatam que Gary havia dito várias vezes sobre um sonho onde ele e outras pessoas desapareciam. Ainda, definiu Mathias como “uma pessoa bastante violenta e que odeia mulheres”.

Os pais dos outros garotos também não tinham uma boa visão sobre Mathias. Apesar de não conhecerem o histórico criminal dele, eles sabiam que o garoto tinha uma personalidade forte. Dentre os cinco, Mathias era o mais provável de sugerir locais para ir e coisas para fazer.

Todavia, não haviam provas que pudessem acusar Gary de ter cometido algum crime. A teoria mais simples é de que Madruga havia pego o caminho errado e, ao atolarem o carro na neve, os homens entraram em pânico.

“Eu tenho certeza que ele não foi para lá sozinho. Ou ele foi enganado, ou ameaçado” Disse a mãe de Jack Madruga em uma entrevista para o Los Angeles Times “Eles não teriam corrido para dentro da floresta. Nós sabemos bem que alguém os obrigou a isso. Não conseguimos visualizar alguém se aproveitando deles, mas sabemos que isso deve ter acontecido”, continuou.

--

--

Millena Borges
Inconclusivo

Entusiasta de sad songs, vegetariana, apaixonada por pets, livros, música e moda. Escrevia sobre unsolved mysteries, hoje escrevo sobre qualquer outra coisa