Como a inteligência de dados pode beneficiar a tomada de decisões de uma operadora de saúde suplementar?

Glauco Roberto Munsberg
Oct 18 · 3 min read

O processo de gerenciamento de uma Cooperativa médica é extremamente complexo. Seguidamente, o gestor se depara com diversos desafios como manter o equilíbrio dos índices de sinistralidade, pagar prestadores e cooperados, assim como manter as obrigações regulatórias. Além disso, frequentemente é necessário responder perguntas cruciais para manter a saúde da cooperativa, como: qual é o perfil de beneficiários que gera maior sinistralidade, quais os beneficiários estão fora do padrão de procedimentos, se existem prestadores cobrando valores incoerentes e o quanto eles podem impactar nas contas da operadora, entre outras.

A Indeorum ajuda responder essas e outras questões através da Ciência de Dados. Visando uma gestão que transforma dados em conhecimento aplicado a decisões, assim, permitimos ao nosso cliente ter uma gestão data driven. A Indeorum faz isso a partir da criação de softwares através do método de imersão nos dados junto ao cliente, propiciando soluções para os problemas reais de dados, maior empatia e interação do software com o usuário final que precisa de respostas ágeis.

O serviço da Indeorum realizar o cruzamento de dados financeira e epidemiológica para a predição e a tomada de decisão me tempo real.

Nesse sentido, fomos procurados pela Unimed Pelotas, uma cooperativa da área da saúde com 45 mil beneficiários e mais de 500 prestadores que tinha como necessidade utilizar técnicas da Ciência de Dados para responder essas e outras questões, gerando soluções para uma melhor gestão de seus dados. Através de um processo de Design Thinking e Análise de Dados realizada ao longo de seis meses, identificamos os problemas cotidianos da empresa e suas origens. Dessa forma, além de respostas às perguntas acima, possibilitamos respostas a diversas outras questões estratégicas para a Cooperativa, visando o aprimoramento de sua gestão, entre elas: como e quais são os beneficiários estão cancelando o plano, se o programa de saúde preventiva está impactando a quem deveria, quais os beneficiários devem ser indicados para o programa de saúde preventiva etc.

O serviço de inteligência de dados permite realizar a análise de centenas de dados e organizá-los de moda a fazer sentido e responder perguntas cruciais da gestão.

O trabalho desenvolvido junto à Unimed Pelotas possibilitou que seus gestores tomassem diversas decisões estratégicas baseadas em dados, gerando resultados de alto impacto. Dessa forma, algumas ações consistiram em direcionar, de forma extremamente precisa, ações de contenção para cobranças de prestadores fora do valor padrão. Além disso, também foi promovida uma campanha de saúde preventiva direcionada aos públicos feminino e masculino. Na ocasião, as beneficiárias mulheres com idade recomendada para os procedimentos de consulta ginecológica e mamografia, tiveram a oportunidade de realizá-los; aos homens em idades recomendadas, deu-se possibilidade de realizar visita ao urologista e exame de PSA, para prevenção do câncer de próstata.

Essas soluções desenvolvidas pela Indeorum impactaram positivamente no rendimento da Cooperativa, possibilitando um melhor relacionamento com seus beneficiários e prestadores, além de permitir uma ampla e eficaz visualização de gastos mensais, inclusive de predizê-los. Com esses resultados, a Cooperativa passou a ter subsídios para negociar com seus prestadores mais importantes. Isso permitiu à gestão criar ações mais eficientes como direcionar o marketing visando evitar os cancelamentos oriundos do público de menor sinistralidade e ainda diminuir o índice de cancelamentos gerais.


Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.

Glauco Roberto Munsberg

Written by

Fundador e CMO da Indeorum, presidente do Candy Valley, mestre em IA pela UFPel e apaixonado por inovação.

Indeorum

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.