Como visualizar a distribuição das produções científicas da pós-graduação

Em muitas áreas de avaliação da CAPES a distribuição da produção científica entre docentes, discentes e participantes externos é uma forma de visualizar de que maneira apresenta-se a relação de coautoria dentro do programa de pós-graduação (PPG).

Glauco Roberto Munsberg
Indeorum
3 min readOct 20, 2019

--

Muitas vezes a produção científica de um PPG está centralizada na figura do docente responsável e com pouca coautoria dos outros pesquisadores. Com o intuito de promover uma maior divisão da carga de produção e, consequentemente, um aumento da colaboração, muitas áreas de avaliação utilizam a análise de autoria e coautoria para mensurar o quanto colaborativo é o PPG.

Cada área avalia de uma forma diferente as relações entre autoria e coautoria.Contudo, observa-se que em quase todas as áreas há a prática de mensurar a quantidade de produções que foram realizadas somente por docentes, discentes ou pelos participantes externos, e também as relações entre os papéis de (docente e discente, docente com participante externo e etc…) e por fim as produções que contam com a participação de todos..

Para auxiliar na compreensão desta distribuição, a Indeorum desenvolveu uma análise específica na ferramenta Cientum chamada “Docente-Discente”. Esta análise pode ser encontrada em uma lista de análises que se encontra disponível para todas as contas

Vejamos na prática como funciona esta análise:

O gráfico permite visualizar temporalmente a distribuição de acordo com o papel do pesquisador no PPG.

Gráfico demonstrando a evolução da produção colaborativa do PPG Eng. Elétrica da UFSM.

Com os dados da plataforma sucupira que são importados automaticamente pelo sistema Cientum, você rapidamente consegue visualizar qual o segmento de pesquisadores é o mais producente. No exemplo ao lado demonstramos a avaliação do círculo de pesquisadores e de produções do PPG da Engenharia Elétrica da UFSM.

Veja que no gráfico acima, na linha azul temos uma concentração das produções de artigos com pelo menos um coautor docente, um discente e também um participante externo em cada uma das produções. Portanto, a linha azul representa uma produção em que os docentes, discentes e participantes externos contribuíram juntos na sua elaboração.

Posteriormente aparecem produções em que há pelo menos um docente e um participante externo como coautores. E por fim podemos ver a produção dos discentes com os docentes do PPG.

O gráfico de barras permite visualizar 71 produções existentes com a participação de pelo menos um docente, um discente e um participante externo. Há também 37 produções com ao menos um docente e um participante externo como coautores e 23 produções realizadas por no mínimo um docente e um discente como coautores.

Análise quantitativa da produção colaborativa do PPG Eng. Elétrica da UFSM

Considerando ainda os dados de 2013 até 2016 do PPG da Engenharia Elétrica, podemos observá-los através de um gráfico de barras. Nessa outra forma de representação é possível visualizar que mais da metade da produção do PPG (54.2%) conta com a participação de todos os autores do PPG.

Para as diversas áreas é desejável que o PPG estimule uma colaboração na qual participem ativamente docentes, participantes externos e discentes.

No Cientum é possível realizar a análise da distribuição científica para qualquer grupo de pesquisa com a importação automática e rápida de qualquer programa de pós-graduação. A ferramenta também permite a mesma análise a partir dos currículos Lattes, sendo necessário apenas importar os pesquisadores, realizar o enquadramento funcional dos currículos como docente, discente e/ou participante externo no círculo e posteriormente executar a análise como a demonstrada acima.

Gostaria de visualizar a produção qualificada com Qualis e Fator de Impacto ou compreender a distribuição da produção técnica e orientações? Conheça mais do Cientum neste vídeo.

--

--

Glauco Roberto Munsberg
Indeorum

Fundador e CMO da startup Indeorum, presidente da associação de startups Candy Valley, mestre em IA pela UFPel e apaixonado por inovação.