Indeorum participa da avaliação de meio termo da Biotecnologia

Glauco Roberto Munsberg
Aug 16 · 3 min read

Este ano a coordenação da área de biotecnologia da CAPES está inovando com a participação da Indeorum.

Thiago Collares, Adriana Hemerly, Odir Dellagostin, Daniel Retzlaff, Glauco Munsberg e Marcelo Maraschin
Thiago Collares, Adriana Hemerly, Odir Dellagostin, Daniel Retzlaff, Glauco Munsberg e Marcelo Maraschin
Coordenador Adjunto dos Programas Acadêmicos Thiago Collares, Coordenadora da Área da Biotecnologia Adriana Hemerly, Professor Presidente da Fapergs Odir Dellagostin, CTO da Indeorum Daniel Retzlaff, CMO da Indeorum Glauco Munsberg e Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais Marcelo Maraschin. reunidos Biotecnologia/UFPel.

Nos dias 8 e 9 de Agosto a coordenação da área da biotecnologia/CAPES esteve reunida com a equipe da Indeorum para realizar a análise dos dados da avaliação de meio termo da CAPES. Este ano a biotecnologia está contando com o auxílio da Indeorum para realizar a análise e visualização dos dados coletados de 61 programas vinculados a área.

Avaliação em foco

A avaliação de meio termo ocorre com os dados qualitativos programas e dados quantitativos das suas produções dos docentes e discentes enviados pela CAPES e informações repassada pelos coordenadores dos programas através do “coletinha” — construída pelo professor Odir Dellagostin para dar agilidade a análise. Neste ano a Indeorum está atualizando a sistemática das análises para que contenham, entre as novidades, o qualis referência e a visualização online do trabalho realizado pela coordenação.

A inovação no processo

A área da biotecnologia, coordenada pela Professora Adriana Hemerly inovará com uma maior transparência dos dados através de uma dashboard na ferramenta Ranquium. Segundo Hemerly: “uma dashboard como esta auxiliará os coordenadores dos programas a compreender o andamento de seus programas perante os demais”. Nesta reunião os coordenadores adjuntos dos programas acadêmicos e os profissionais Tiago Collares e Marcelo Maraschi ressaltam a importância deste trabalho, realizado em conjunto com a Indeorum para a divulgação do resultado da análise dos dados quantitativos e maior visibilidade do impacto dos dados qualitativos nesta avaliação.

Encontro entre a coordenação da biotecnologia e a equipe da Indeorum no Parque Tecnológico de Pelotas/Indeorum.

Data Science e Data Visualization

Para este trabalho a Indeorum reuniu uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, cientistas e designers da informação. Na exploração dos dados, a coordenação da área juntamente com os engenheiros e cientistas pode compreender a qualidade dos dados enviados pela CAPES e recebidos pelo “coletinha”. A coordenação teve a oportunidade, junto aos designers, de tornar visível este trabalho através da dashboard que compila com todo o trabalho de análise e qualificação dos dados.

Resultados e a Apresentação

O resultado obtido pela área de avaliação de meio termo será apresentado entre os dias 15 e 16 de agosto, na CAPES em evento realizado em Brasília. No evento será disponibilizado o link para a dashboard para que todos possam visualizar, quais foram os critérios utilizados pela área, como estes impactam na avaliação e na distribuição dos programas nos níveis da CAPES.


O RANQUIUM é uma ferramenta que permite que um edital ou avaliação institucional seja realizada em minutos e de forma transparente através da avaliação de currículos de pesquisadores. Veja como a Indeorum ajuda a FAPs e as IESs nos editais utilizando a análise da produção científica de pesquisadores.

Entre em contato com a Indeorum agora!

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.

Glauco Roberto Munsberg

Written by

Fundador e CMO da Indeorum, presidente do Candy Valley, mestre em IA pela UFPel e apaixonado por inovação.

Indeorum

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.