Processo criativo cientum 3.0

Indeorum
Indeorum
Published in
4 min readMar 31, 2020

Redesign

Todo o aprendizado que tivemos nos últimos 3 anos com nossos clientes e parceiros foi de suma importância para pensarmos no redesign da plataforma Cientum. Assim, obtivemos uma nova versão focada em três pilares: qualidade, agilidade e clareza.

O Cientum 3.0 permite que os usuários analisem os perfis de diversos pesquisadores e PPGs no contexto da avaliação de editais de FAPs e na CAPES através de uma interface intuitiva e com clareza das informações, tornando-se assim uma ferramenta dinâmica, que conta com os indicadores que realmente importam para o nosso usuário.

Neste processo, foram 10 meses de desenvolvimento, 1684 horas de dedicação… para que tenhamos, agora, um sistema apto às demandas que nosso público deseja de uma ferramenta de gestão e simulação do impacto da produção dos pesquisadores.

Indicadores

A primeira e segunda geração do Cientum estavam alicerçados sobre a contabilidade bruta de produções dos pesquisadores e indicadores básicos como Fator de Impacto e Qualis, porém estes últimos anos mapeamos a necessidade que os usuários tinham em contabilizar a produção a partir de indicadores que correlacionavam a produção com outros fatores, sendo os indicadores como “produção maior que A2 em que o pesquisador é o primeiro autor”, “total de produções maior que B2 dividido pelo número de orientações”, “total de produção maior que B1 em que o autor é um pesquisador PQ do CNPq” importantes para o dia-a-dia de quem almeja realizar a análise de pesquisadores. Assim um dos pilares da 3º geração da ferramenta foi trazer para o Cientum os indicadores utilizados no dia-a-dia dos nossos clientes para verificar a produtividade dos pesquisadores de seus grupos de pesquisa e laboratórios. São mais de 100 indicadores de produções e orientações utilizados em editais de fundações de pesquisa, CAPES e CNPq para avaliar a produtividade do pesquisador. Focamos nesses indicadores para que o usuário consiga realizar a análise que levaria 2 semanas em apenas 4 minutos.

Base de dados

Um grande trabalho foi realizado com a equipe da Indeorum para aumentar as bases de informações do Cientum. Na primeira versão, o Cientum, contava com informações dos currículos do Sucupira e Lattes como forma de dar apoio a gestão dos PPGs, com o passar do tempo vislumbramos que outras bases agregam informações importantes para mensurar a qualidade das produções dos pesquisadores, sendo bases como Qualis, Google H5 e JCR, já na 2º versão foram consolidados estas métricas de qualidade, na 3º geração do Cientum contaremos além das tradicionais análise, por indicadores, das produções bibliográficas, técnicas e Orientações também indicadores focadas em projetos, agregando também informações da bases como o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Modelos de venda

O Cientum originalmente foi pensado para atender as demandas das instituições de ensino superior e centros de pesquisa, durante toda a sua trajetória percebemos que a demanda de análise de currículos também estava muito próxima das necessidades de professores e discentes de cursos que desejam usar as análises comparativas para saber a sua produção perante outros pesquisadores, para usar como benchmark, por exemplo em editais de ingresso em mestrados e doutorados. Com essa percepção de uma versão mais simples e focada na necessidade de comparação a Indeorum estará no próximo semestre lançando a versão “light” com o objetivo de democratizar a forma como a análise de currículos é realizada. Assim manteremos as versões mais completas da ferramenta para que as instituições poderão ter uma análise 360º dos grupos de pesquisa, mas também permitindo ao pesquisadores, por um valor acessível, ter acesso a análises que ele tem interesse.

Jornada do cliente

Um dos maiores aprendizados que uma startup tem é o desenvolvimento de uma solução centradas do usuário e no nosso caso como o nosso usuário percebe as suas necessidades de processamento/análise de currículos de pesquisadores a partir de indicadores. Pensando nesta nova versão do Cientum, em como demonstrar o valor da ferramenta e como o nosso usuário percebe a gestão de produção dos pesquisadores, juntamos uma equipe interdisciplinar formada pela equipe de marketing, comercial, suporte e equipe de sucesso do cliente para que pudéssemos gerar uma jornada de cliente. Com isso, ela é focada na criação de um passo a passo de uma persona ( pessoa fictícia ) onde a mesma é baseada em um cliente real, qual caminho ele percorre desde o início do entendimento da sua problemática, como abordamos ela para apresentar qual a solução é necessário para resolver sua dor, mostrando que a Indeorum possui o meio desejável para solucionar esse ponto problemático, realização da compra do serviço, a retenção desse cliente, métricas para medir o quão satisfeito esse cliente está utilizando o produto e por fim procuramos qual a melhor forma de tornar essa pessoa leal ao nosso serviço e a tornar uma embaixadora do mesmo.

Acesse o nosso site e entenda um pouco melhor

https://indeorum.com/data-academic/cientum

--

--

Indeorum
Indeorum

Nós vamos revolucionar a forma como se analisa currículos! http://www.indeorum.com