REGIÃO SUL, O COMBATE AO COVID-19 E A INDEORUM

Glauco Roberto Munsberg
May 4 · 6 min read

Todos nós entramos em grande transformação desde que o COVID-19 chegou à realidade na nossa região. Ao ambiente de inovação foram postos novos desafios pelo setor público para o enfrentamento desta pandemia e, com isso, startups veem oportunidades de levar um pouco da sua dinâmica de trabalho, tecnologias e soluções para serem empregadas neste novo cenário em que agilidade tornou-se um ponto crucial para o combate ao coronavírus. Hoje estamos aqui para contar como, nós da Indeorum, nos engajamos na região para ajudar na construção dos centros de triagem do COVID-19 das cidade de Pelotas e Rio Grande.

Inicialmente nós unimos a região através de ações ligadas ao Pelotas Parque Tecnológico e a governança Conecta Saúde, entidades que já atuávamos. Com elas realizamos ações como a análise de dados do coronavírus na simular, o impacto na rede local de hospitais e também o mapeamento de tecnologias disponíveis para utilização pela governança.

CENTRAL DE TRIAGEM DE PELOTAS

Em seguida, a pedido da prefeita de Pelotas, nos juntamos a um grupo que estava sendo formado por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas, da UCPel, da UFPel, do Hospital Escola UFPel/Ebserh para a organização de um serviço de Teleconsulta em Pelotas, que ampliaria o serviço de Triagem do Covid-19.

Iniciamos pensando em como a tecnologia poderia ajudar na formulação desse serviço de forma simples e efetiva. Rapidamente nos inteiramos de outras experiências como a central de Santa Maria e, então, ajudamos a pensar em como o protocolo de triagem proposta pelo Ministério da Saúde poderia ser executado através de tecnologias como prontuários eletrônicos, centrais telefônicas e mensagens por whatsapp.

Com reuniões remotas coordenadas pela SMS de Pelotas e com a participação de médicos, enfermeiros, epidemiologistas, das universidades e do hospital acima citado, rapidamente foi desenhado o protocolo de triagem e mapeamento de tecnologias viáveis para colocar a central de triagem no ar.

Neste período estivemos imersos no sistema de saúde compreendendo os seus protocolos, a regulação de encaminhamentos, a realidade de Pelotas e a dinâmica que há entre equipes médicas e de enfermagem. Tudo para auxiliar a viabilidade técnica e de tecnologias para execução da central de triagem e da teleconsulta para a população.

Nós da Indeorum, já possuíamos um profundo conhecimento em análise de dados epidemiológicos e financeiros da saúde porém, esta experiência com todo o grupo da triagem de Pelotas, a imersão no SUS e protocolos médicos permitiu à equipe da Indeorum aprofundar o aprendizado sobre o atendimento clínico, as normativas sobre telemedicina e os diversos desafios de um prontuário eletrônico unificado.

Como resultado, a equipe da Indeorum que trabalhou nessa iniciativa conseguiu, em um intervalo de três semanas, absorver um grande volume de informações da rede de saúde, organizá-las de forma a prototipar e validar com a grupo da Central de Triagem, uma nova ferramenta — o Vidium. Este é utilizado para ajudar na triagem telefônica, no cadastro da população através de um prontuário eletrônico unificado, na realização via sistema de encaminhamentos às UBS, no monitoramento de suspeitos do COVID-19 e na orientação da população via telefone e, também, contando com teleorientação (videochamada) integrada.

Atualmente a TeleConsulta Coronavírus Pelotas conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde, que realizaram atendimento pré-clínico por telefone à população de Pelotas. O serviço entrou em funcionamento no dia 03/04 através do 0800 6485 319, sendo que todas as informações da triagem são coletadas e armazenadas pelos profissionais de saúde. Todas as pessoas que ligam ao 0800 passam por um sistema de classificação (protocolo covid-19 de Pelotas), no qual o profissional com base em um questionário pré-estabelecido identifica a necessidade do usuário e realiza o atendimento pré-clínico.

Todo o processo de idealização e criação da TeleConsulta foi realizado pelo grupo em menos de um mês Isso mostra o quanto manter-se objetivo, a sinergia, a rápida troca de informação e a transparência no processo foram cruciais para um grande feito em um curto espaço de tempo.

CENTRAL DE TRIAGEM DE RIO GRANDE

Com a divulgação no Conecta Saúde, governança de saúde da região, do trabalho que o grupo de Teleconsulta de Pelotas estava realizando e o compartilhamento da solução para triagem que a equipe da Indeorum estava prototipando e avaliando com o grupo de Pelotas, rapidamente fomos conectados pelo diretor do OCENATEC, Artur Gibbon, ao grupo de Rio Grande formado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Rio Grande, a FURG e o Hospital Universitário Ebserh-FURG. Eles tinham também o mesmo propósito de preparar a rede local de saúde para os atendimentos por teletriagem.

Image for post
Acesso da população a teleorientação com o médico de Rio Grande. Fonte: Indeorum.

A colaboração da Indeorum com o grupo de Rio Grande, em simultâneo ao grupo de Pelotas, permitiu que houvesse tanto a troca entre ambos os grupos sobre necessidades e expectativas de seus centros de triagem, quanto a elevação do conhecimento da equipe sobre a realidade da saúde da região.

Logo, o trabalho de idealização e prototipação do Vidium com o grupo de Pelotas, teve na cidade Rio Grande a oportunidade de ser aperfeiçoada. A experiência da Indeorum e a acolhida pela equipe do grupo de combate de Rio Grande foram cruciais para a disponibilização da ferramenta à cidade.

O que começou sendo planejado para ser uma triagem telefônica, o Vidium, evoluiu de forma a permitir que haja também triagem triagem por videochamada, possibilitando direcionar as UBS e Hospitais referência, apenas os pacientes que realmente necessitas sem de atendimento físico. Isso proporcionou a ampliação do serviço de atendimento, uma maior segurança aos profissionais e a população.

Image for post
A estudante de medicina e voluntária na Central de Triagem de Rio Grande cadastra informações da telorientação no Vidium. Fonte: FURG

Em Rio Grande o serviço entrará no ar nesta segunda-feira 27/04 através do 0800 642 4650. Ao todo já são 80 profissionais de saúde voluntários cadastrados para participar da TeleCovid19 Rio Grande. A equipe de triagem será formada por docentes e discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG, já a equipe que realiza a teleorientação/teleconsulta será formada por médicos das UBS da cidade e, por fim, a equipe de teleinformação contará com os agentes comunitários que auxiliam a população com informações sobre vacinação.

A UNIÃO DA REGIÃO SUL

Ainda é cedo para compreendermos como o COVID-19 transformou o mundo, mas, certamente uniu a região em torno de iniciativas para o combate à pandemia. Nós da Indeorum, que nos orgulhamos de transformar informação em conhecimento, ficamos imensamente gratos por transformar, junto com os grupos de centrais de triagem de Rio Grande e de Pelotas, nossos conhecimentos em ações que estão beneficiando a população da região.

Em nome da equipe da Indeorum agradeço à todos do grupo de Rio Grande pela oportunidade de colaborar e deixar um legado para a saúde da cidade, através do serviço de telemedicina que continuará após a atual pandemia. Gostaria de agradecer especialmente o prefeito Alexandre Lindenmeyer, ao Maicon Lemos e Cláudio Duarte secretários de Saúde e de Desenvolvimento respectivamente por viabilizar o solução Vidium, ao vice-reitor Danilo Giroldo pela articulação do TeleCovid19 Rio Grande, ao Arthur Gibbon por fazer a conexão da nossa equipe ao grupo da cidade, a equipe do C3, da Medicina e Enfermagem da FURG pela cooperação para que os dados da central de triagem sejam usados para estudos epidemiológicos pela Universidade.

Também agradeço à prefeita Paula Mascarenhas, de Pelotas, por nos colocar em contato com a iniciativa da cidade, à SMS de Pelotas através da secretaria Roberto e da Ângela pela transparência e sinceridade e ao diretor da Escola de Medicina da UFPel Marcelo Capilheira que sempre que possível auxiliou a equipe da Indeorum no entendimentos dos protocolos médicos.

Image for post
Acesse a ferramenta Vidium https://vidium.indeorum.com/ para saber como Rio Grande está realizando teleorientação.
Image for post
Image for post
Campanhas de Pelotas e Rio Grande no Instagram.

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e…

Glauco Roberto Munsberg

Written by

Fundador e CMO da startup Indeorum, presidente da associação de startups Candy Valley, mestre em IA pela UFPel e apaixonado por inovação.

Indeorum

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.

Glauco Roberto Munsberg

Written by

Fundador e CMO da startup Indeorum, presidente da associação de startups Candy Valley, mestre em IA pela UFPel e apaixonado por inovação.

Indeorum

Indeorum

O blog Indeorum é um espaço para divulgação de notícias e resultados e um espaço para que colaboradores compartilham conhecimento sobre áreas afins.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store