Data Warehouse Simplificado

Isabela Blasi Valduga
Indicium Engineering
3 min readApr 22, 2020

Se você já navegou no mundo dos dados, provavelmente ouviu falar em Data Warehouse — sem ele, não existe ponto de partida, ou seja, não há como iniciar uma análise de dados.

Quer saber mais sobre data warehouse e como ele pode gerar valor para sua empresa? Explicamos tudo aqui.

O que significa e qual é o seu valor?

Pode-se dizer que o data warehouse (DW) é “a casa dos dados”, um local seguro que armazena e integra dados estruturados em um só lugar. Portanto, um data warehouse é um grande banco de dados otimizado e desenhado para consultas analíticas.

Dados de fontes e formatos diferentes não se integram naturalmente. A grande vantagem de um data warehouse é justamente a consolidação de dados diversas fontes informação — sistemas operacionais, planilhas e CRM s- em um local centralizado. Com isso, o DW transforma dados em informações palpáveis para a tomada de decisão dos gestores.

Qual é a função de um data warehouse?

Um data warehouse permite a análise de grandes quantidades de dados de uma só vez, de forma muito mais rápida que bancos de dados tradicionais. Por isso, pode ter inúmeras funcionalidades para um negócio, incluindo:

  1. Consulta e relatórios: Informar o que aconteceu
  2. Análise de negócios (OLAP): Informar o que aconteceu e por quê uma situação se sucedeu.
  3. Mineração de dados: Indicar algo que pode acontecer ou alguma informação pontual interessante.
  4. Dashboards e scorecards: Esclarecer o presente e informar se a performance de uma empresa está evoluindo de acordo com as estratégias de negócio.

Embora o data warehouse tenha várias funções, a operacionalização de cada uma delas requer tecnologias, processos e condições distintas. Para isso, é preciso criar um ambiente integrado, harmonioso e eficiente em que o big data e o data warehouse operem em conjunto.

Implantação de um Data Warehouse

A ideia de visualizar os dados da sua empresa é uma realidade. No entanto, utilizar dados imprecisos para tomar decisões é como “dar um tiro no escuro”. Para que os dados reflitam a realidade da sua organização, você precisa dar um passo para trás e organizar a casa! Isso pode ser feito com auxílio da arquitetura de dados.

Na Indicium, nossos arquitetos de dados planejam as soluções de DW de forma personalizada, considerando as necessidades dos nossos clientes. Por isso, o processo pode variar dependendo dos projetos.

Para você entender melhor, a figura a seguir ilustra, de forma simplificada, a cadeia da implantação de um data warehouse:

Processo de Implantação de DW

O processo inicia com a coleta de dados dispersos em fontes diferentes. Então, ocorre a extração e transformação, fase responsável por filtrar e organizar as informações mais relevantes disponíveis. A partir disso, o carregamento serve como auxílio na transição de todos dados coletados para o Data Warehouse. Finalmente, com o armazenamento dessas informações, o DW está pronto para ser utilizado e gerar valor para as empresas.

Conclusão

Na Indicium, nós observamos grandes melhoras de desempenho para nossos clientes com a implementação de Data Warehouses, facilitando consultas e agilizando a tomada de decisão. Apesar de “antigo”, o DW ainda é uma ferramente extremamente útil no processo anaĺitico moderno desde que desenhado para o que ele realmente busca fazer: responder perguntas anaĺiticas.‌

--

--