É um mundo de singles

Esta é uma tradução não oficial e não exaustiva do artigo original de Bob Lefsetz, um guru da indústria da música.

Escrevo este texto em forma de nota para mim e outros interessados no que está a acontecer no mundo da música.Tenho a tendência de concordar com o que o Bob escreve mas não tenho bem a certeza se se aplica aqui em Portugal. Pelo menos não completamente. Mas não deixa de ser interessante.

O Bob é que disse.

O formato álbum tem os dias contados.

Duas semanas depois de ter saído e já ninguém fala sobre ele. A atenção é desviada para a próxima novidade.

Lanças um álbum num dia, e o que vais fazer nos próximos 365? É melhor lançar uma canção mês sim, mês não.

Esquece a moribunda rádio. Move-se demasiado devagar em comparação com o streaming.

Se tiveres alguma coisa a dizer em 40 minutos, força nisso, grava um LP, mas se estás apenas a aglomerar canções, não o faças. As pessoas estão a afogar-se em música!

Os tops de vendas não se enquadram no novo paradigma. As vendas são uma métrica quase irrelevante, queremos saber é se as pessoas estão a ouvir, essa é a única métrica que interessa. E é nisso que se baseiam os tops do streaming.

Muda a tua maneira de pensar.

Não tentes lançar 12 músicas, lança uma, o que poderás ter de fazer 12 vezes para teres um hit. O hit é tudo!

Lembra-te que apenas queremos o melhor do melhor.

Esquece os velhos media. Isso é para gente velha habituada às velhas formas de fazer as coisas. Tiveste uma review no jornal? E depois? O que é que isso interessa se ninguém faz stream da tua música ou seja, ninguém ouve?

O mercado é cada vez mais fluido e isso é bom!

Uma música tocada em stream 100 milhões de vezes é melhor do que 12 músicas tocadas 1 milhão de vezes cada. É isso mesmo, existe mais dinheiro numa música só, isto é o oposto do paradigma do CD onde se paga um valor inflacionado só para ouvir uma música. O dinheiro está no hit!

As pessoas não querem ouvir um álbum inteiro, só estão interessadas no hit, porque não lançar apenas o hit?

Não é fácil gravar um hit.

Mas hoje em dia, a boa notícia é que se falhares podes erguer-te de novo mais rapidamente.

A fasquia está mais alta. Agora que qualquer um faz música, a maioria não consegue ser ouvida, pelo menos não significativamente.

Podes jogar pelas novas regras ou podes reclamar da mudança, a escolha é tua.

Se gostaste deste post, recomenda-o para que mais pessoas o possam ler
Se quiseres ouvir o que faço: inmyths.com