Design Sprint 2.0: Dicas para o dia de prototipação

Fernanda Pacheco
Indigo Health

--

A validação é o momento onde colocamos a ideia selecionada durante o design sprint a prova, criamos uma versão simples que pode ser colocada na mão do usuário para receber feedbacks reais.

  • Dia: 3
  • Duração: 1 dia
  • Modelo: em grupo ou individual
  • Materiais necessários: irá depender do protótipo definido no dia anterior através do storyboard, mas geralmente será necessário computador e acesso à internet.

Acesse a lista completa de dinâmicas

Dica 1 — Reserve tempo e espaço

O dia de prototipação tem muito trabalho e muitas coisas a serem entregues, para isso é preciso foco absoluto, isso significa minimizar as distrações ao máximo.

NO PRESENCIAL: separe um ambiente mais afastado e dedicado a equipe de prototipação, deixe claro que apenas a equipe de prototipação pode permanecer no local e qualquer distração deve ser evitada.

NO REMOTO: desligue todas as notificações, desmarque todas as reuniões que não estejam relacionadas a equipe de prototipação.

Dica 2 — Check-ins

Complementar a dica anterior, os check-ins são momentos específicos do dia onde o restante da equipe pode ter acesso à parte de prototipação, dando feedback e avaliando o que está sendo feito. Esse formato permita que todos participem do processo, mas de forma organizada e priorizando o tempo da equipe de protótipo.

Dica 3 — Priorize o storyboard

É comum sair do segundo dia com diversos esboços de telas que compõe a solução idealizada durante o design sprint, mas é preciso priorizar. Nem todas as telas são necessárias em um teste de protótipo, priorize as telas mais importantes que representam as atividades-chave da solução, um bom exemplo são telas de login, se a sua solução não for sobre melhorar a experiência de login, ela não será necessária.

Dica 4 — Organização

Além de priorizar o que será desenvolvido é preciso distribuir as atividades dentro do tempo disponível, não adianta nada priorizar e não conseguir entregar tudo no final do dia. Divida bem o tempo para cada atividade e as pessoas responsáveis. Aqui também vale definir o que deve estar pronto para os momentos de check-in com o restante da equipe.

Dica 5 — Valide a ideia

Se tudo isso parece muito para apenas um dia, lembre-se que o objetivo de um protótipo é validar uma ideia ou conceito, não uma solução completa. Ai final da design sprint não iremos entregar a primeira versão de um produto, entregaremos uma ideia validada (ou não).

Tipos de protótipos

Existem diversas formas de construir um protótipo, que nos permitem testar uma ideia sem investir muito tempo e dinheiro antes de valida-la, esses são alguns exemplos.

Demonstração

Consiste em criar uma demonstração, muitas vezes em vídeo de como sua solução funciona e a partir disso entender a intenção de compra ou interesse das pessoas no que você está oferecendo através de uma landing page, por exemplo, onde podem ser realizados pré-cadastros.

Esse foi um formato que funcionou muito bem para o DropBox, que criou um vídeo demo da sua solução e o direcionou para early adopter, o que levou milhares de pessoas para sua página e a lista de cadastro para versão beta foi de 5.000 pessoas para 75.000.

Mágico de Oz

No MVP mágico de Oz é preciso um pouco mais de trabalho e sincronia. O objetivo é fazer parecer que a solução já está funcionando, então a parte que o usuário tem acesso deve estar funcionando perfeitamente, mas o que acontece depois que ele envia a solicitação é um trabalho totalmente manual.

Um bom exemplo é o 99 taxis, na primeira versão do produto eles tinham um página na internet onde os usuários entravam e inseriam manualmente o endereço de partida e destino, ao enviarem a solicitação os fundadores recebiam um e-mail e partir deles, manualmente, ligaram para pontos de táxis e faziam a solução pelo usuário.

Concierge

O concierge é parecido com mágico de oz, porem não é necessário “fingir” que a solução já está funcionando automaticamente do ponto de vista do usuário. Por isso ele é muito utilizado quando queremos além de validar uma ideia, receber alguns feedback dos usuários.

Em 2020 eu participei de um startup weekend, minha equipe ideou uma solução chamada NoLine, que tinha como objetivo evitar as grandes filas e esperas nas área de alimentação de grandes eventos, para isso nós utilizaríamos pedidos on-line que o participante poderia realizar de qualquer local no evento e ser avisado quando o pedido estivesse pronto para ser retirado.

Nesse caso nós usamos o modelo concierge para validar a ideia, conversamos com alguns estabelecimento no próprio evento que estávamos e perguntamos se a ideia poderia ser testada. Nós imitamos o que a solução faria em algumas etapas:

  1. Ficamos próximos ao estabelecimento com uma placa informado que a pessoa poderia fazer o pedido com a gente através do Whatsapp. Para facilitar o acesso criamos um QR Code que levava para o Whatsapp.
  2. Pelo Whatsapp enviávamos foto do cardápio do estabelecimento parceiro. Com isso o usuário poderia ver as opções e realizar o pedido rapidamente.
  3. Para o pagamento utilizamos o Picpay de um dos integrantes da equipe, e depois repassamos tudo ao estabelecimento.
  4. Para validar o quanto as pessoas valorizavam e pagariam pelo serviço, pedimos para que deixassem um valor pelo serviço no valor que achassem justo. Recebemos de R$0,50 até R$10.
  5. Quando o pedido ficava pronto enviávamos uma mensagem pelo Whatsapp avisando que o pedido já poderia ser retirado.

É uma experiência muito interessante e te coloca bem perto do usuário, enquanto realizamos o teste foi possível conversar com algumas pessoas e entender porque aquilo gerava ou não valor para ela.

Existem diversos outros estilos de teste de protótipo, e com certeza um irá se encaixar no que a sua solução precisa. Se tiver dúvida do que fazer busque por exemplos e tenha em mente que o objetivo é validar a ideia.

Recapitulando

Para ter um dia produtivo de construção de protótipo:

  1. Reserve o tempo e espaço necessários
  2. Organize momento para checar o progresso com a equipe
  3. Priorize o que é mais importante no storyboard
  4. Divida as atividades por pessoa e tempo de execução
  5. Lembre-se que o objetivo é validar uma ideia e não a solução completa

A validação pode ser feita de algumas formas diferentes, vimos exemplos de demonstração, concierge e do mágico de oz, mas não fique preso a isso, busque outros exemplos ou adéque o que já conhece ao seu projeto.

Quem somos?

A Indigo Health é uma consultoria pioneira em trabalhar inovação, tecnologia e design com foco exclusivo na área da saúde.

Imagem de grupo reunido com a equipe da Indigo Health — Foto: Reprodução/Indigo Health

Nasceu com um grupo de profissionais híbridos, como médicos desenvolvedores de software, nutricionistas designers e profissionais da indústria que estavam trabalhando com inovação. Hoje conta com mais de 10 perfis profissionais para tratar temas de toda a cadeia de saúde com quem a empresa tem trabalhado, como laboratórios, hospitais, instituições acadêmicas, indústria farmacêutica nacional e internacional e healthtechs de diversos estágios de maturidade.

A Indigo atua identificando desafios e oportunidades para seus parceiros e suportando toda a jornada para desenvolver soluções competentes, sejam elas digitais — como sites, aplicativos e sistemas diversos, ou não, como estratégias, serviços ou mesmo produtos físicos, sempre integrando o olhar de quem entende de saúde com o de quem entende de inovação.

Se gostou deixe suas 👏🏻 e compartilhe esse artigo com um amigo!

Para continuar seus estudos de DS, fique de olho na nossa página ;)

Em breve teremos mais novidades!

Para mais conteúdos como esse nos siga Instagram | LinkedIn

--

--