Dia 2: Apresentação das soluções

Naiara Torres
Indigo Health

--

O primeiro dia foi bem intenso certo? Bem, o dia da decisão será bem mais tranquilo.

Vídeo: Reprodução/@jasminethompson

Os participantes votaram anonimamente nos conceitos que foram criados anteriormente.

  • Dia: 2 na parte da manhã
  • Duração: 2 horas
  • Modelo: trabalho individual
  • Materiais necessários: computador, acesso a internet e cronômetro

Acesse a lista completa de dinâmicas

Explicação da dinâmica com exemplificação

Chegou a hora da revelação dos conceitos no livro de “sprint”.

Então na noite anterior a essa dinâmica o facilitador colou na parede ou no quadro onde está ocorrendo o Sprint os esboços.

Vídeo: Reprodução/@eevr

O passo dois é criar mapas de calor, esta é uma tarefa realmente divertida de dar à equipe, o facilitador dará a todos os votos ilimitados. Todos terão 20 minutos no cronômetro para ler os conceitos e cada vez que veem algo em um conceito que consideram interessante podem colocar seus votos vermelhos nele. Nessa etapa o facilitador deve-se lembrar que se alguém na equipe estiver lendo um conceito e tiver uma dúvida, isso acontece muito, não deve discutir o conceito na equipe, mas simplesmente escrever a pergunta que possui em um belo post-it retangular e colocar o post-it logo abaixo do conceito, para que após os 20 minutos no cronômetro todos esclareçam discutindo a pergunta, ainda de forma anônima.

Não esqueça de ligar o cronômetro para as dinâmicas!

Caso ainda não tenha ficado claro a dinâmica para os participantes exemplifique ao máximo e realize rodadas testes.

Vídeo: Reprodução/Adriana Romero Castill

Na criação de mapas de calor, as pessoas geralmente são muito conservadoras com o uso dos votos, porque antes no Sprint o facilitador deu-lhes apenas dois ou três votos certos. Uma coisa que realmente ajuda é se o facilitador começar a colocar alguns votos nas coisas, obviamente, o que for interessante, mas é importante encorajar as pessoas a serem um pouco loucas com seus pontos, então enquanto tudo isso está acontecendo, o que pode dizer para a equipe se achar uma ideia interessante é coloque dois ou três votos nela, por exemplo, certifique-se de criar alguma consciência em torno dessa ideia que você acha interessante.

Iniciamos uma nova etapa chamada crítica de velocidade. Esta é uma parte em que o papel do facilitador é um pouco mais difícil, o facilitador reunirá a equipe e todos vão visualizar cada conceito, um de cada vez, o facilitador irá resumir cada conceito colocando muito foco em onde estão todos os votos vermelhos. Isso pode ser um pouco desafiador para o facilitador, porque se deve realmente focar onde a equipe colocou seu interesse, enquanto o facilitador resume cada conceito, o mesmo indicará uma pessoa da equipe para escrever notas em post-its. Ao final, depois que o facilitador terminar de resumir o conceito, ele deve perguntar para a equipe do sprint se há algo que alguém votou e que ele não tenha realmente discutido.

Vídeo: Reprodução/foxhomeent

Agora o facilitador dará à equipe cinco minutos para que cada um individualmente faça sua votação final, cada participante receberá um voto verde e irá colocar suas iniciais nesse voto verde. Após os cinco minutos, todos juntos irão votar em qual conceito gostariam de (elaborar) um protótipo, qual seria muito útil para resolução do problema.

Após votarem, teremos uma adorável rodada de apresentações, cada membro da equipe irá apresentar e explicar, o porquê da feature ou conceito ser o melhor para ser prototipado.

O facilitador fará cada um escrever essa explicação, após os cinco minutos com tudo pronto, os participantes apresentarão a todos em um minuto. O facilitador deve lembrar à equipe o motivo pelo qual estão escolhendo este conceito e que ele deve ser baseado no objetivo do Sprint e nas questões do Sprint, então, definitivamente, lembrará as equipes de olhar para trás em direção ao objetivo e a questão.

A etapa final do processo de tomada de decisão é chamado super voto, agora este realmente envolve ninguém além do decisor. Agora o decisor ouve tudo o que a equipe tem a dizer e toma a decisão final em dez minutos.

Existem três maneiras diferentes de permitir que o decisor realize a escolha: o facilitador dar-lhe dois pontos verdes com estrelinhas, isso dá-lhe três opções: a primeira é que ele pode colocar os dois pontos em um conceito para prototipar e testar com nossos usuários, a segunda é que ele pode colocar um ponto verde em um conceito, todo e escolher isso como seu fluxo principal e, em seguida, pegar o segundo ponto verde e colocá-lo em um recurso que eles gostariam de testar para pegar esse recurso e colocá-lo em outro fluxo principal, a terceira coisa que o facilitador pode fazer é deixar que ele pegue seus pontos verdes e escolha dois conceitos um contra o outro, então basicamente a equipe teria que realizar dois protótipos diferentes e testar ambos.

Vídeo: Reprodução/spongebob

Dica

Se a equipe aprovar e quiser durante o período de votação ouvir uma música de fundo agradável e pacífica coloque no Spotify da Indigo Health preparamos uma playlist especial para os dias de Sprint!

RECAPITULANDO

Parte 1 — Votação dos Esboços

  1. Vamos reler as perguntas do Sprint;
  2. Em silêncio, cada pessoa olha para os esboços e coloca os votos no esboço/seções/partes que mais gostar. Use quantos pontos você desejar;
  3. Se você tiver dúvidas, escreva-as no post-it abaixo de cada esboço.
  4. Avalie todos os esboços e vote

Parte 2 — Apresentação das soluções

  1. Facilitador apresenta todas as soluções anônimas, uma por vez;
  2. Ao final, todos exceto o decisor olham de novo as soluções por 2 minutos;
  3. Na sua cabeça, decida uma solução ou característica que acha que deveria ser prototipada e testada;
  4. Escreva o nome do conceito no post-it e as razões porque a escolheu.

Parte 3 — Votação sincronizada

  1. Retorne ao nosso quadro geral, pegue um ponto de votação e coloque as suas iniciais.
  2. Ao mesmo tempo, colocaremos nosso voto no conceito que nos sentimos confiantes.

Quem somos?

A Indigo Health é uma consultoria pioneira em trabalhar inovação, tecnologia e design com foco exclusivo na área da saúde.

Imagem de grupo reunido com a equipe da Indigo Health — Foto: Reprodução/Indigo Health

Nasceu com um grupo de profissionais híbridos, como médicos desenvolvedores de software, nutricionistas designers e profissionais da indústria que estavam trabalhando com inovação. Hoje conta com mais de 10 perfis profissionais para tratar temas de toda a cadeia de saúde com quem a empresa tem trabalhado, como laboratórios, hospitais, instituições acadêmicas, indústria farmacêutica nacional e internacional e healthtechs de diversos estágios de maturidade.

A Indigo atua identificando desafios e oportunidades para seus parceiros e suportando toda a jornada para desenvolver soluções competentes, sejam elas digitais — como sites, aplicativos e sistemas diversos, ou não, como estratégias, serviços ou mesmo produtos físicos, sempre integrando o olhar de quem entende de saúde com o de quem entende de inovação.

Se gostou deixe suas 👏🏻 e compartilhe esse artigo com um amigo!

Para continuar seus estudos de DS, fique de olho na nossa página ;)

Em breve teremos mais novidades!

Para mais conteúdos como esse nos siga Instagram | LinkedIn

--

--

Naiara Torres
Indigo Health

Gestão de Negócios e Inovação na Fatec Sebrae, atua em design UX utilizando ferramentas de problem-solving e design. Escritora do romance "Com amor, sua sereia"