Dia 2: Fluxo de teste do usuário

Naiara Torres
Indigo Health

--

Agora que decidimos uma solução, é hora de começar a definir como será o fluxo de teste do usuário, que será testado com o protótipo. Nessa etapa, os participantes escreverão uma história simples em 6 passos. E depois desenharão o Storyboard, o que será entregue à equipe de prototipação.

  • Dia: 2 na parte da tarde
  • Duração: 2 horas
  • Modelo: trabalho em grupo
  • Materiais necessários: computador, acesso a internet e cronômetro

Acesse a lista completa de dinâmicas

Explicação da dinâmica com exemplificação

Gostamos de chamá-lo de fluxo de teste do usuário. Neste ponto do sprint onde você tem um conceito vencedor, está quase pronto para embarcar na dinâmica do storyboard, mas antes deve-se estruturar o teste do usuário em um fluxo, ou seja, uma história em quadrinhos com certas ações acontecendo uma após a outra.

Vídeo: Reprodução/AL Crego

Por exemplo, o usuário lerá uma postagem no Facebook ou então irá clicar em uma postagem do Facebook; irá para um artigo e então lerá o artigo e será encaminhado para um site. Essas são pequenas etapas de ação que um usuário realiza para viajar através de seu protótipo no dia de teste do usuário, caso esteja seguindo o livro Sprint, você tem o conceito vencedor e passará direto desses conceitos vencedores para o storyboard. A Indigo prefere e indica seguir o modelo novo Design Sprint 2.0 da AJ&Smart company.

O que descobrimos ao longo dos Sprints é que essa dinâmica pode ficar um pouco instável. Muitas vezes se transformam em discussões não estruturadas onde a equipe perde todo o alinhamento, há uma empolgação da equipe de colocar novas ideias. É um momento de euforia também, pois as ideias ganharam vida e já é possível provar o produto. Neste estágio do Sprint, é muito difícil manter todos juntos e focar apenas em conseguir o Storyboard feito, então o fluxo de teste é um exercício que ajuda a manter a equipe focada e estruturada.

No fluxo todos na equipe escrevem 6 etapas de ação, pense nas etapas de ação como os cliques, toques ou movimentos individuais.

Vídeo: Reprodução/Lizz Lunney

Uma ótima dica é escrever a primeiro etapa de ação e depois escrever a última etapa de ação, deve-se preencher os fluxos em branco. Uma boa dica para escrever a primeira etapa de ação é ir e olhar no mapa do Sprint e uma dica para escrever a última etapa de ação é considerar o mapa do Sprint, mas também as perguntas do Sprint. Deixe cerca de 20 minutos para montagem dos fluxos.

Após a montagem dos fluxos, todas as pessoas na equipe leem em voz alta as suas seis etapas de ação. Dê de 1 minuto a 1 minuto e 30 segundos para cada membro da equipe. A boa dica é que o decisor deve ir primeiro ou por último e isso é apenas para que ele ou ela possa ouvir tudo dos outros fluxos de teste.

Então, todos colocaram seus fluxos e estarão prontos para votar. Esta parte do processo é semelhante a como votamos no nosso conceito vencedor, todos na equipe recebem apenas um voto (ponto), exceto para o decisor, é claro, ele recebe dois votos (pontos). O facilitador dará a sua equipe cerca de cinco minutos, o time do Sprint pode escolher qualquer caminho que desejar. A melhor coisa de ver todos os fluxos e sua votação é que será possível avaliar se a equipe está realmente alinhada em sua compreensão do conceito.

Todos terão 20 minutos para escrever sua versão do fluxo de teste do usuário:

Não esqueça de ligar o cronômetro para as dinâmicas!

Caso ainda não tenha ficado claro a dinâmica para os participantes exemplifique ao máximo e realize rodadas testes.

  1. Comece com um ponto de início realista;
  2. Defina o final ideal;
  3. Preencha as etapas intermediárias;
  4. Após os 20 minutos, um por vez, vão colocar sua proposta de fluxo no quadro abaixo e ler cada etapa.
  5. O decisor tem 2 votos, um para definir o fluxo de teste e o outro para adicionar um detalhe.

Exemplo da dinâmica:

Foto: Reprodução/Indigo Health

Exemplo de funcionamento da dinâmica:

Autor desconhecido.

O Decisor coloca os dois votos, após todos os membros já terem votado, pois, assim, provavelmente estará olhando para um mapa de calor do fluxo de teste. O Decisor então decidirá uma proposta de fluxo no quadro e um detalhe de outro fluxo existente. Caso ainda falte algo no fluxo o facilitador pode abrir para restruturação do fluxo em algumas etapas, mas sempre com atenção para não transformar esse momento em uma discussão.

Essa dinâmica economiza muito tempo e também é uma ótima ferramenta para alinhamento de sessões de Storyboard. Às vezes essas reuniões de Storyboard podem durar o dia inteiro, ou mesmo uma tarde inteira, utilizando o fluxo de teste do usuário podemos reduzir isso para cerca de uma hora e meia.

RECAPITULANDO

Todos terão 20 minutos para escrever sua versão do fluxo de teste do usuário:

  1. Comece com um ponto de início realista;
  2. Defina o final ideal;
  3. Preencha as etapas intermediárias;
  4. Após os 20 minutos, um por vez, vão colocar sua proposta de fluxo no quadro abaixo e ler cada etapa;
  5. O decisor tem 2 votos, um para definir o fluxo de teste e o outro para adicionar um detalhe;
  6. Votação do decisor e decisão final do fluxo de teste.

Quem somos?

A Indigo Health é uma consultoria pioneira em trabalhar inovação, tecnologia e design com foco exclusivo na área da saúde.

Imagem de grupo reunido com a equipe da Indigo Health — Foto: Reprodução/Indigo Health

Nasceu com um grupo de profissionais híbridos, como médicos desenvolvedores de software, nutricionistas designers e profissionais da indústria que estavam trabalhando com inovação. Hoje conta com mais de 10 perfis profissionais para tratar temas de toda a cadeia de saúde com quem a empresa tem trabalhado, como laboratórios, hospitais, instituições acadêmicas, indústria farmacêutica nacional e internacional e healthtechs de diversos estágios de maturidade.

A Indigo atua identificando desafios e oportunidades para seus parceiros e suportando toda a jornada para desenvolver soluções competentes, sejam elas digitais — como sites, aplicativos e sistemas diversos, ou não, como estratégias, serviços ou mesmo produtos físicos, sempre integrando o olhar de quem entende de saúde com o de quem entende de inovação.

Se gostou deixe suas 👏🏻 e compartilhe esse artigo com um amigo!

Para continuar seus estudos de DS, fique de olho na nossa página ;)

Em breve teremos mais novidades!

Para mais conteúdos como esse nos siga Instagram | LinkedIn

--

--

Naiara Torres
Indigo Health

Gestão de Negócios e Inovação na Fatec Sebrae, atua em design UX utilizando ferramentas de problem-solving e design. Escritora do romance "Com amor, sua sereia"