VBHC: Um tópico de interesse mundial em todos os setores da indústria de cuidados em saúde

👂Escutamos por aí como Value-Based Healthcare (VBHC)

Indigo Health
Published in
5 min readJan 28, 2022

--

Atualmente o VBHC não é um dos temas MAIS conhecidos da medicina. E já está na hora de ser BEM reconhecido! Venha mergulhar de cabeça no conceito desse modelo assistencial, que é considerado por diversos especialistas como o futuro da saúde.

Vídeo: Reprodução/@NBC

Muitos países da Europa e do mundo estão aplicando o VBHC. Entretanto, a transição do modelo Fee-for-service, o qual segue um modelo de pagamento em que os serviços são desagregados e pagos separadamente, para o de Saúde baseada em valor, dita por Michael Porter como uma iniciativa de reestruturação dos sistemas de saúde, cujo objetivo é ampliar o valor para os pacientes, conter a escalada de custos e oferecer mais conveniência e serviços aos pacientes, é vista como complexa.

No Brasil, tanto no SUS (Sistema Único de Saúde) quanto na saúde suplementar, de 30% a 40% dos recursos ofertados terminam em desperdício, muitas vezes por falhas de entrega de valor em saúde ao paciente. Isso pode ser evitado! A partir de mudanças nos modelos assistenciais e nos modelos de pagamento para prestadores. Portanto, a chave que precisamos girar para equilibrar custo e qualidade com foco primário no paciente é o VBHC.

Segundo o The Future Health Index is commissioned da Philips, um terço (35%) dos líderes brasileiros do setor de saúde estão trabalhando na migração para o atendimento baseado em valor no momento ou planejam fazê-lo no futuro.

Mas nem tudo é MIL MARAVILHAS! Uma proporção muito semelhante de líderes do setor de saúde no Brasil deixou de priorizar a migração para o modelo de pagamento baseado em desfechos devido à vários obstáculos enfrentados na pandemia da COVID-19.

Analisando dados e conversando com especialistas da área, observamos que é necessária para aplicação prática e contínua do VBHC: a garantia de que serão utilizados os dados certos para medir com precisão o valor na área da saúde e uma mudança de mentalidade que abranja todo o setor.

🦶 Um passo atrás

Para entender um pouco mais sobre o conceito…

O objetivo do VBHC é padronizar os processos de saúde por meio das melhores práticas, como em qualquer negócio. A mineração de dados e evidências pode determinar quais processos funcionam e quais não. Isso forma uma “jornada” fundamental para ajudar a obter os melhores resultados para os pacientes.

Um ponto positivo para o VBHC é que o bem-estar e a prevenção são extremamente enfatizados. A prevenção da saúde (parar de fumar, mudanças na alimentação e no estilo de vida, exercícios etc.), o que reduz a necessidade de exames, procedimentos e medicamentos caros. Médicos e hospitais são pagos com base nos resultados, não no número de procedimentos realizados, pacientes atendidos ou quanto são cobrados. Mais um ponto para o time do VBHC!

Isso porque ainda não citamos os prontuários eletrônicos de cada paciente, que eliminam exames e procedimentos repetitivos e desnecessários. Nesse processo as equipes de médicos e profissionais de saúde se comunicam por um sistema que segue a “jornada do paciente”, levando eficiência e menos desperdício de tempo e esforço.

O movimento de Saúde baseada em valor

O trabalho do professor da Universidade de Harvard Michael E. Porter e seu livro de referência, Redefining Health Care Creating Value-Based Competition on Results, deu início ao movimento de Saúde baseada em valor.

Ao longo dos anos, houve muitos esforços para melhorar o sistema, como uso de medicina baseada em evidências, iniciativas de segurança, registros eletrônicos, abordagens ‘enxutas’ para melhorar o desempenho, coordenadores de atendimento, transformar pacientes em clientes pagantes, análises, big data, medicina personalizada ou de precisão. Nenhum foi tão bem sucedido em melhorar os resultados e controlar os custos.

Nesse cenário, Porter e Teisberg propuseram uma reestruturação radical dos cuidados de saúde com foco na competição e na melhoria. Eles propuseram um único objetivo: entregar valor para o paciente.

Após a introdução do VBHC em 2004 em um artigo da Harvard Business Review, tem havido interesse mundial no tópico em todos os setores da indústria de cuidados de saúde. Desde a sua introdução, o conceito fora implementado ao redor do mundo a partir da disseminação por meio de publicações e cursos.

Com toda essa repercussão, tem havido awareness crescente de que mudar um sistema de prestação serviços de saúde não é NADA simples. É preciso liderança, propósito, motivação da equipe e ferramentas de análise para atingir esse objetivo.

Tudo que foi introduzido como conceito passou de um sonho utópico, para uma solução de aplicação real para os problemas enfrentados pelos sistemas de prestação de serviços de saúde em todo o mundo.

Acompanhe a Indigo Health para conhecer mais sobre essa temática!🤗

Quem somos?

A Indigo Health é uma consultoria pioneira em trabalhar inovação, tecnologia e design com foco exclusivo na área da saúde.

Imagem de grupo reunido com a equipe da Indigo Health — Foto: Reprodução/Indigo Health

Nasceu com um grupo de profissionais híbridos, como médicos desenvolvedores de software, nutricionistas designers e profissionais da indústria que estavam trabalhando com inovação. Hoje conta com mais de 10 perfis profissionais para tratar temas de toda a cadeia de saúde com quem a empresa tem trabalhado, como laboratórios, hospitais, instituições acadêmicas, indústria farmacêutica nacional e internacional e healthtechs de diversos estágios de maturidade.

A Indigo atua identificando desafios e oportunidades para seus parceiros e suportando toda a jornada para desenvolver soluções competentes, sejam elas digitais — como sites, aplicativos e sistemas diversos, ou não, como estratégias, serviços ou mesmo produtos físicos, sempre integrando o olhar de quem entende de saúde com o de quem entende de inovação.

Se gostou deixe suas 👏🏻 e compartilhe esse artigo com um amigo!

Para continuar seus estudos de DS, fique de olho na nossa página ;)

Em breve teremos mais novidades!

Para mais conteúdos como esse nos siga Instagram | LinkedIn

--

--

Naiara Torres
Indigo Health

Gestão de Negócios e Inovação na Fatec Sebrae, atua em design UX utilizando ferramentas de problem-solving e design. Escritora do romance "Com amor, sua sereia"