10 maneiras pelas quais bibliotecas públicas impulsionam cidades inteligentes

InFoco
InfocoNaBiblio
Published in
4 min readNov 24, 2019

Por Comunidad Baratz | Tradução por Infoco

As bibliotecas públicas são capazes de impulsionar e aprimorar a evolução das cidades. A adaptação social e a evolução tecnológica orientaram as bibliotecas para um papel fundamental na vida das pessoas. Não se deve esquecer que o crescimento de uma cidade está ligado, entre outros, à satisfação das necessidades de informação, treinamento e entretenimento de seus cidadãos.

Shutterstock©2019. Todos os direitos reservados.

As cidades inteligentes (smart cities) procuram promover serviços públicos de qualidade em um ambiente de inovação, participação e empreendedorismo. As bibliotecas públicas, como um dos principais serviços públicos de necessidade e importância vital nas cidades, estão ligadas a esse conceito de melhoria e prosperidade social. E é por isso que existem pontos de união entre os objetivos das cidades inteligentes e os das bibliotecas públicas (já inteligentes em si).

Cidades Inteligentes, dada sua origem natural das Cidades Digitais, baseia-se no uso intenso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no fornecimento de serviços públicos acolhedores e da alta qualidade, segurança, produtividade, competitividade, inovação, empreendedorismo, participação, formação e capacitação.

As # bibliotecas públicas são capazes de impulsionar e aprimorar a evolução das cidades

É o que eles queriam demonstrar na Associação Australiana de Bibliotecas e Informações (ALIA) em uma folha de informações (“ 10 Maneiras de Bibliotecas Públicas Potenciarem Cidades Inteligentes “) que indica um decálogo de como as bibliotecas públicas contribuem para a inovação e a criatividade das cidades. Para torná-lo mais geral e válido para todas as bibliotecas, administrações e profissionais, omitimos na tradução a seguir os dados referentes às estatísticas da biblioteca australiana.

1. Arquitetura

Bibliotecas públicas são frequentemente a manifestação física da ambição de uma cidade de ser uma cidade inteligente. Elas fornecem um ponto focal arquitetônico e experiências envolventes que ajudam a criar um forte senso de comunidade.

As #Bibliotecas costumam ser a manifestação física da ambição de uma cidade de ser uma #Cidadeinteligente

2. Pontos de acesso à tecnologia

As bibliotecas oferecem conexão à Internet de banda larga de alta velocidade em um espaço comunitário seguro e amigável. Os cursos de treinamento na biblioteca e a ajuda informal da equipe permitem que as pessoas desenvolvam as habilidades necessárias para participar da transformação digital do governo. As bibliotecas públicas oferecem suporte à cibersegurança on-line para todas as idades.

3. Prosperidade econômica

As bibliotecas públicas atraem candidatos a emprego, atraídos por jornais gratuitos e acesso à Internet, e pessoas interessadas em criar seus próprios negócios. As bibliotecas também oferecem instalações para os funcionários que precisam de espaço de trabalho fora de casa; Pequenas empresas que procuram instalações acessíveis para conferências na web e salas de reuniões e consultores independentes que realizam pesquisas para clientes por meio de bancos de dados de bibliotecas.

4. Indústrias criativas

As bibliotecas fornecem suporte valioso para criadores e editores. Elas compram livros, e-books e outros materiais todos os anos no valor de milhões de euros. Elas apresentam aos autores e compradores de livros (as pessoas que emprestam livros também são compradores de livros) e ajudam as pessoas a descobrir e a redescobrir a alegria da leitura, criando novos públicos. As palestras dos autores nas bibliotecas são uma fonte útil de renda para os escritores e uma boa maneira de promover seu trabalho, e escritores e ilustradores usam coleções de bibliotecas como fonte para suas histórias e desenhos.

5. Nação instruída

Bibliotecas públicas dão suporte a leitura desde o nascimento. Anualmente, elas realizam centenas de milhares de sessões de histórias que atraem milhões de participantes e existem centenas de milhões de empréstimos de livros, e-books e outros itens. Além de ler e escrever, as bibliotecas oferecem suporte a literaturas digitais, financeiras e de informação.

6. Aprendizagem informal

Desde a hora do conto para bebês e crianças pequenas, até cursos de informática para idosos, as bibliotecas públicas adotam uma abordagem do berço ao túmulo para a aprendizagem ao longo da vida. Pessoas de todas as idades podem encontrar treinamento gratuito na biblioteca para atualizar suas habilidades e explorar novos interesses. Codificação e robótica são as mais recentes adições a uma crescente gama de tópicos.

As # bibliotecas públicas adotam uma abordagem do berço ao túmulo para a aprendizagem ao longo da vida

7. Educação formal

As bibliotecas públicas apoiam a educação formal da escola primária ao ensino superior, dos clubes de lição de casa para adolescentes às parcerias com provedores de educação a distância, onde os alunos usam as bibliotecas públicas como espaços locais de reuniões e estudos.

8. Acesso digital

As bibliotecas criam conteúdo digital valioso e atraente usando elementos de suas coleções históricas e o compartilham através de suas plataformas. Eles também permitem que os usuários da biblioteca criem novos trabalhos usando os materiais e a tecnologia de suas coleções. Estudantes, empresários, pesquisadores de ciências humanas, historiadores da família, escritores e outros se beneficiam do acesso a milhões de livros, manuscritos, imagens, mapas e outros materiais.

9. Igualdade

As bibliotecas públicas são endereçadas a todos os membros de suas comunidades e oferecem serviços especiais para pessoas que não podem deixar suas casas. A tecnologia de livros eletrônicos melhorou a gama de materiais de leitura disponíveis para pessoas com deficiência de leitura. Os tablets pré-carregados fornecem acesso ao conteúdo e a capacidade de aumentar o tamanho do texto e ativar o áudio conforme necessário.

10. Compromisso com novos imigrantes

A biblioteca pública é um dos primeiros pontos de contato dos recém-chegados. Existem jornais, revistas e livros na língua materna e aulas de idiomas para quem precisa deles. A equipe da biblioteca ajuda os migrantes a aprender sobre os serviços governamentais e o apoio disponível para ajudá-los a encontrar oportunidades de trabalho ou estudo.

Fonte: Comunidade Baratz

--

--

InFoco
InfocoNaBiblio

Um grupo de bibliotecários preocupados com o futuro da profissão e sociedade. Insta @infoconabiblio | fb.me/infoconabiblio | contato@infoconabiblio.com.br