Como vou trabalhar em uma biblioteca pública mudou minha perspectiva sobre o bibliotecário de fatos faz

InFoco
InfocoNaBiblio
Published in
7 min readMay 19, 2019

Por Sadie Trombetta | Tradução por Infoco

Ao longo da minha vida sempre transformando-me como uma pessoa dos livros, eu sou um sortudo o suficiente de trabalhar em diferentes papéis profissionais. This page is not founder in public public, public library in the public site, public publishing in public public, independent public publishing, public publishing in public sites, public site in public publishing, public site in editora em uma biblioteca. Então, se eu não tiver de me posicionar em nenhum lugar de minha biblioteca local, eu entrarei de cabeça nessa oportunidade. Apenas uma realidade era nada como eu esperava. O mesmo que os meus direitos como chefe, líder de defesa e flexibilidade para o exercício da minha vida como uma pessoa que não faz o trabalho em uma biblioteca.

How many persons, eu construí uma ideia do que uma pessoa que trabalha na biblioteca faz uma ajuda dos livros, filmes e televisão. O que é que eu li em Matilda e assisti em The Pagemaster - O Mestre da Fantasia, eu tive a impressão de que eu gostaria de ler os meus livros, pedir ajuda para as pessoas e ler o dia todo. Eu estava errada. A chance de ser um pouco mais que um possível, pode ser um pouco mais difícil, mais grave e mais recompensador do que eu pude imaginar.

Se, como eu, você sempre sonhou em se tornar uma Miss Phelps da vida real, então se prepare para aprender algo que não é uma obra de arte em uma biblioteca.

Você não ficou lendo durante o trabalho

Essa é um dos muitos equívocos sobre o que bibliotecários e assistentes fazem, mas esta é a maior de todas. Mesmo sendo cercado de livros, pessoas que trabalham em bibliotecas raramente tem tempo para ler no trabalho — exceto, é claro, no intervalo ou durante a hora do conto.

Bibliotecas são lugares movimentados para negócios onde sempre há alguma coisa que precisam de atenção: colocar os livros de volta na estante, ajudando os usuários a procurar os livros, organizar eventos da comunidade e a lista continua. Infelizmente, isso não inclui ler por prazer. Como a maioria das pessoas, os bibliotecários têm que esperar até o fim do expediente para eles possam ler um de seus livros da lista de leitura.

O seu atendimento ao usuário vai muito além da recomendação de leitura — muito além

Uma das coisas que eu estava mais animada para fazer na biblioteca era a recomendação de livros para os usuários que estava procurando pela sua próxima grande leitura. Com sorte, isso é algo que faço o tempo todo, mas sequer arranha a superfície do que o trabalho de atendimento ao usuário requer quando você trabalha atrás do balcão de atendimento.

Sim, ajudar os usuários significa contar a eles sobre os novos livros que talvez eles gostem, mas isso também significa mostrar a eles como usar a fotocopiadora ou a máquina de fax (sim, isso ainda existe). Isso significa explicar a diferença entre MP3 e DVD, significa explicar o que o twitter é e mostrar a eles como criar uma conta. Como bibliotecária, você não está apenas ajudando membros da comunidade a encontrar e emprestar livros, filmes e música. Você está lá para ajudar a tornar a vida deles um pouco mais fácil, enquanto isso também significa ensinar como tirar fotos do celular ou informa-los sobre o calendário de reciclagem da cidade.

O trabalho é menos sobre livros e mais sobre computadores

Acredite ou não, como bibliotecária você está mais propenso a trabalhar com computadores do que com livros em qualquer dia. Claro, você está lidando com material de leitura durante todo o dia como checar entrada e saída dos livros, mas como muitos outros trabalhos, muito dele requer um computador. Registrar novos usuários, solicitar livros de outras bibliotecas, procurar no catálogo, colocar itens na reserva, checar se os livros deram entrada ou saída — nada disso pode ser feito em uma biblioteca moderna sem a ajuda de um computador ou internet. E pensar que as pessoas chamam as bibliotecas de antiquada quando eles estão frequentemente a frente da curva digital.

A biblioteca raramente é silenciosa

Toda vez que eu conto à alguém que trabalho em biblioteca, eles perguntam “Você faz muito shius para as pessoas?” E toda vez que, contrário do que a cultura pop te ensinou, bibliotecas são lugares realmente barulhentos.

Como funcionaria da biblioteca, as pessoas pensam que o meu trabalho é pedir silêncio aos usuários e manter o ambiente silencioso. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Bibliotecas são barulhentas e um lugar vibrante para as pessoas se encontrarem para estudar, falar sobre livros ou apenas tomar uma brisa. São lugares onde grupos de jogos se encontram, onde contadores de histórias tomam o lugar, onde apresentadores especiais trazem a vida formas, tamanhos e sons de animais. Também são lugares onde pelo menos uma pessoa está falando, alto e sem levantar em conta quem esteja no celular ao seu redor. Mas, acredite ou não, é assim que a biblioteca dever ser: barulhenta e cheia de vida.

O telefone da biblioteca é como uma linha de ajuda da comunidade

“Eu estou trabalhando em um projeto de melhoria numa casa, e o papel de parede que eu quero pedir é vendido por metro. Se o meu quarto é de 220pés², quanto de papel de parede eu posso pedir?”

Essa é uma pergunta que me fizeram durante uma ligação real que eu recebi no balcão de atendimento algumas semanas atrás. A verdade é que quando você atende o telefone na biblioteca, você nunca sabe qual o tipo de pergunta que você receberá. Tem algumas perguntas usuais — horário da biblioteca, disponibilidade de livro, acesso à internet. Mas também tem várias ligações que apenas necessitam de uma resposta para a questão e imaginou quem melhor para perguntar melhor do que bibliotecário?

No meu turno, as pessoas ligaram para verificar as perguntas triviais ou fazer uma aposta, pegar um número de telefone do escritório governamental local ou endereço de e-mail dos candidatos eleitos, para descobrir porque os seus tocadores de DVD não estão funcionando ou quando os impostos são devidos. Quando você trabalha na biblioteca, você tem que está pronto para responder (ou ao menos tentar responder) qualquer questão, relacionada ou livros ou não.

A biblioteca as vezes funciona como centro de reciclagem

Se você pensou que livros usados eram as únicas coisas que os usuários tentam deixar na biblioteca, você está muito errado. Nos meus poucos meses no trabalho, eu tive várias pessoas tentando doar — ou, em alguns casos, tentando abandonar — papéis e sacolas plásticas, eletrônicos velhos, blocos de brinquedos de crianças, instrumentos musicais e muito mais. Bibliotecas, tecnicamente, não é um ponto de reciclagem, mas bibliotecários podem geralmente ajudar você a descobrir o que fazer.

A biblioteca não é uma casa para livros, é uma casa para a comunidade

Qualquer um que diga que a biblioteca está morrendo, é porque não esteve dentro de uma recentemente. Se estivessem, eles veriam — em qualquer dia normal — um grupo de jogos cheio no quarto de crianças, um grupo de adultos discutindo sobre literatura na sala de estudo, um círculo de tricô criando e rindo na sala comunitária, ou uma organização que hospeda uma unidade doação de sangue no saguão.

Para muitos membros da comunidade, uma biblioteca é um segundo lar. "É preciso ensinar a casa para os filhos a encontrar os recursos que precisam e onde as escolas públicas devem receber materiais educacionais suplementares. É onde se encontra a manhã de encontro para falar sobre as notícias locais e compartilhar um café. É um grupo de pessoas com necessidades especiais para a realização de aulas em grupos e saídas educacionais. É como as crianças levarem para casa ou sair com os amigos. É uma organização sem fins lucrativos que tem seus encontros e muitos programas para a comunidade.

Bibliotecas são muito mais do que os livros e os computadores. Elas são suficientes para toda uma comunidade.

Fonte: Como trabalhar em uma biblioteca pública mudou minha perspectiva sobre o que os bibliotecários realmente fazem

--

--

InFoco
InfocoNaBiblio

Um grupo de bibliotecários preocupados com o futuro da profissão e sociedade. Insta @infoconabiblio | fb.me/infoconabiblio | contato@infoconabiblio.com.br