Como Identificar Fake News em tempos de COVID-19

Vicente Santos
InfocoNaBiblio
Published in
2 min readApr 24, 2020

Por IFLA | Tradução de Infoco Na Biblio

Como Identificar Fake News — Edição COVID-19. © IFLA 2020.

Um dos pontos chaves da resposta ao COVID-19 tem sido a luta contra o “infodemia” — a quantidade de informações enganosas se espalhando ao redor do mundo. Com o seu papel de longa data na promoção da competência informacional e digital, as bibliotecas têm um papel em potencial a desempenhar.

Esforços globais para combater a pandemia de COVID-19 dependem imensamente de persuadir as pessoas a mudarem seus hábitos. Garantir o completo entendimento do que as pessoas devem — e não devem- fazer torna-se uma parte importante na resposta.

Esse papel tem se tornado cada vez mais difícil com a circulação de notícias enganosas — uma “infodemia” como descrito pela Organização Mundial de Saúde. Informações incorretas sobre o vírus, tratamentos em potencial e histórias que tentam criar uma divisão de desconfiar o risco, reduzindo os a eficácia dos esforços para impedir a disseminação, além de gerar uma recuperação mais lenta e dolorosa.

Bibliotecas tem tido um papel de longa data em ajudar os usuários a se tornarem mais críticos ao discernir a informação que encontram. Tradicionalmente, esses esforços são focados em estudantes em bibliotecas universitárias que estão pesquisando, mas mais recentemente, a necessidade todas as pessoas terem essas habilidades tem se tornado cada vez mais clara. É particularmente vital agora.

As bibliotecas estão um passo à frente da resposta. Claro que tendo os usuários vendo a biblioteca como um lugar de informações seguras para procurar, muitas criaram páginas com informações regularmente atualizadas e verificadas.

Elas também disponibilizam recursos que ajudam os usuários a desenvolver habilidades de competência informacional e digital sozinhos — por exemplo na África — e mantendo discussões sobre necessidade específicas na situação em que estamos enfrentando atualmente — por exemplo do blog Infotecários na América Latina.

Esse trabalho é essencial, tanto para garantir respostas efetivas ao vírus, mas também para contrariar esforços que promovem a censura que também pode se tornar uma expressão legítima.

Nesta situação, a IFLA produziu uma versão atualizada do popular infográfico “Como Identificar Fake News”, com um foco crescente na necessidade de verificar com fontes autorizadas e o reconhecimento de que agora muitas notícias passam por mensagens nas redes sociais.

Fonte: How To Spot Fake News at a Time of COVID-19.

--

--

Vicente Santos
InfocoNaBiblio

Bibliotecário transbiado apaixonado por série e filmes. Coordenador de Comunicação e Tecnologia do @InfoconaBiblio e do GT de Diversidade e Gênero da FEBAB.