Unesco e Twitter se unem para promover alfabetização de Mídia e Informação

InFoco
InfocoNaBiblio
Published in
4 min readDec 1, 2019

Por UNESCO | Tradução Infoco na Biblio

Os conglomerados de mídia social são frequentemente vistos com suspeita quando se trata de gerenciar suas plataformas e colaborar para o desenvolvimento social. A alfabetização midiática e informacional é uma maneira poderosa de ajudar as pessoas a navegar nessas superestradas de informação de maneira crítica, enquanto permite que elas entendam que têm o poder de escolher o que fazem on-line ou não.

Em uma parceria única com a UNESCO, o Twitter lançou seu guia “Ensinar e Aprender com o Twitter” atualizado durante as comemorações da Semana Mundial da Alfabetização Mediática e Informacional (AMI), de 24 a 31 de outubro de 2019. O Twitter Learning Guide agora se concentra na alfabetização de mídia e informação.

O Twitter Learning Guide se beneficiou da reescrita direta e do conteúdo fornecido pela UNESCO por meio de consultas anuais. A visão e a criação de uma parceria com o Twitter começaram há um ano, quando o Twitter se uniu à UNESCO na promoção da Semana Mundial de Alfabetização em Mídia e Informação 2018.

Esse movimento ousado demonstra o compromisso aberto do Twitter de melhorar os recursos críticos de seus usuários para tomar decisões informadas e sábias sobre como usar a plataforma de mídia social e se comprometer com as informações que encontram nela.

Segundo Moez Chakchouk, Diretor Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO, “esta associação visa melhorar o alcance e o impacto global do MAI como uma iniciativa emblemática liderada pela UNESCO”. Ele continua dizendo: “A UNESCO está comprometida em construir a paz na mente de homens e mulheres, e essa parceria com o Twitter tem o potencial de espalhar o aprendizado da mídia e da informação em todo o mundo”.

“No Twitter, esperamos que este Guia tenha um impacto tangível e benéfico para estudantes de todo o mundo, ajudando os educadores a transmitir informações e habilidades críticas para as gerações mais jovens sobre como navegar em um ambiente de mídia cada vez mais complicado. Valorizamos profundamente nossa parceria global com a UNESCO no campo da alfabetização de mídia e informação e este projeto se beneficia muito da experiência e das contribuições da UNESCO nessa área. Esperamos continuar o debate e a colaboração com a UNESCO sobre como a alfabetização em mídia e informação pode ser uma defesa contra desinformação e propaganda em todo o mundo “, diz Colin Crowell, vice-presidente global de políticas públicas, governo e filantropia do Twitter .

As duas organizações esperam que, combinando seu alcance global, possam obter evidências demonstráveis ​​de maior acesso à mídia e à informação em espaços de mídia social. É uma meta ambiciosa, mas é possível uma vez que continuemos cavando, comprometendo-nos a ir mais fundo.

Nós devemos expandir o MAI para todos. Não é mais um sonho, mas um imperativo para que as pessoas possam usufruir plenamente dos benefícios do aprendizado social nas plataformas on-line e se protegerem dos muitos males.

O Guia de aprendizado do Twitter estará disponível para download em nove idiomas. Aqui está listado alguns dos conteúdos do Guia:

· Alfabetização e educação em mídia e informação para a cidadania mundial;

· Alfabetização midiática e informacional e cidadania digital;

· Como lidar com o cyber bullying;

· Cultivando suas impressões digitais por meio de mídia educada e impressões digitais de informações;

· Controlando sua experiência no Twitter;

· O Twitter responde às cinco leis da UNESCO sobre alfabetização de mídia e informação;

· Atividades de aprendizagem para educadores e atores do desenvolvimento;

· Estudos de caso.

Os usuários do Guia podem criar atividades e twittar usando #MILCLICKS para compartilhar seus favoritos com o resto do mundo.

Ronan Costello, diretor de políticas públicas do Twitter, apresentou o novo Guia de aprendizagem do Twitter, através das lentes da Mídia e da Informação (AMI), na conferência principal da AMI da Semana Mundial de 2019, realizada em Gotemburgo, na Suécia, de 24 a 27 de setembro de 2019.

A UNESCO espera expandir a cooperação com outras plataformas de mídia social e intermediários de tecnologia para promover a AMI. Países ao redor do mundo aumentaram seus interesses e sua demanda por AMI.

De acordo com o tema da Semana Mundial da AMI de 2019, “ Cidadãos da AMI: informados, comprometidos, capacitados “ — a UNESCO convida os usuários de plataformas de mídia social e intermediários de tecnologia a se conectarem e a ouvirem suas vozes sobre a necessidade de maior acesso à aprendizagem da AMI em todo o mundo. Para mais informações, entre em contato com Alton Grizzle, a.grizzle@unesco.org.

Fonte: Unesco

--

--

InFoco
InfocoNaBiblio

Um grupo de bibliotecários preocupados com o futuro da profissão e sociedade. Insta @infoconabiblio | fb.me/infoconabiblio | contato@infoconabiblio.com.br