(in)²house — Jul/22

Pedro Fracassi
Inhouse.gg
Published in
5 min readJul 11, 2022

Salve, Inhousers! Fracassi aqui. Nos últimos meses, muita aconteceu no Universo Cinemático do Inhas: o Inhouse Jinx se tornou parceiro da Riot, o Jinx Day ganhou uma nova cara e vocês puderam conhecer algumas das meninas que jogam por lá.

Foto: Cesar Galeão/Riot Games Brasil

Entretanto, em meio a tantas novidades incríveis, acabamos não entrando nos detalhes do que tem mudado por dentro do Inhouse. Por isso, decidi começar a escrever posts pra manter vocês atualizados de tudo que tem acontecido. Tipo os Patch Notes do LoL, só que com um trocadilho matemático como nome.

Dito isso, sejam bem-vindos à primeira edição do (in)²house! Peguem um café, se aconcheguem na cadeira gamer e se preparem pros detalhes-talvez-técnicos-demais que eu não consegui deixar de fora.

Nova interface da fila

Chega de ter que usar o /mainrole. Agora, nossa interface de fila conta com botões para cada role, e um botão pra sair da fila! Muito mais fácil :)

Nova fila do Inhouse

Suspensões de fila

Nas ranqueadas do nosso querido LoLzinho, sabemos como é frustrante quando alguém recusa uma partida que acabou de ser encontrada e temos que voltar pra tela de espera.

No Inhouse, isso é mais frustrante ainda, pois devido à menor quantidade de jogadores, a espera depois de uma recusa é maior ainda. Somando isso com a presença de jogadores mal intencionados tentando manipular a fila, obtemos caos. Puro caos.

Com isso em mente, a partir de agora, em alguns de nossos servidores, nosso bot suspenderá jogadores de poderem entrar na fila por um determinado tempo, caso esses jogadores recusem partidas demais em um curto período.

Não divulgaremos as configurações exatas das punições para evitar que jogadores mal intencionados tentem burlar o sistema. Ah! E de quebra, todas as rejeições nas filas agora ficam armazenadas pra que a staff possa analisar posteriormente, então se comportem. ;)

Ei! Você ainda tá aí!?

“Mas Fracassi! E se eu esquecer minha conta na fila do Inhouse durante a madrugada e acabar tomando uma punição? :(”
— Você, respondendo furiosamente meus tweets depois de ler a seção anterior do post.

Calma! Pensamos nisso também. Em conjunto com as suspensões de fila, implementamos uma verificação de presença para evitar casos assim.

Quando um jogador que estiver na fila não tiver interagido com o bot por muito tempo mas ainda não tiver sido kickado por não aceitar uma partida (como nas madrugadas, por exemplo), nosso bot o perguntará se ele ainda está ali.

Caso o jogador responda, ele continua na fila. Caso não, ele é removido da fila, sem punições. Simples assim!

Novo sistema de pontuação — PDI

Para continuar melhorando a experiência de vocês nas nossas filas, decidimos fazer algumas mudanças no sistema de pontos. O nome dos nossos pontos mudaram de MMR para PDI (Pontos de Inhouse), e agora a gente consegue manipular as pontuações para implementar coisas como decay, punições e multiplicadores bônus. Se você quiser entender o motivo disso, como isso afeta sua gameplay e saber dos tais detalhes-talvez-técnicos-demais, continue lendo :)

Até alguns dias atrás, a pontuação do Inhouse era diretamente ligada aos valores do rating (geralmente chamado de MMR) de um jogador. Esses valores são representados pro mu e sigma, duas letras utilizadas para descrever as propriedades de uma distribuição normal. Além de representarem a habilidade estimada de um jogador serem utilizados no matchmaking (para balancear partidas), eles eram utilizados para ranquear vocês (e me causar muita dor de cabeça).

Quando precisávamos exibir o ranking, cálculavamos em tempo real um valor pro MMR exibido nele, usando a seguinte fórmula, que herdamos do bot original do Inhouse, criado pelo Tolki.

Depois, arredondávamos o valor resultante, e esse era o tal do MMR que vocês tanto gostam de ganhar ao fim das partidas.

O fato do valor usado no ranking estar diretamente atrelado aos valores atuais usados pelo matchmaker, embora conveniente, nos prendia a não poder modificar a pontuação de jogadores sem quebrar completamente o formador de partidas e gerar partidas injustas pra vocês. Com esse problema em mente, mudamos a forma como a pontuação é armazenada, e como ela muda ao final das partidas.

A partir de agora, a pontuação usada no ranking é armazenada separadamente. Ela ainda é baseada na fórmula original que mostrei ali em cima, mas não depende mais diretamente dos valores de mu e sigma pra ser calculada. Ao invés de calcularmos a pontuação em tempo real usando a fórmula, agora usaremos a fórmula apenas para calcular a mudança na pontuação.

Ou seja: se antes, no final da partida, mu e sigma mudavam um pouco e resultavam na fórmula ir de 500 pra 552, não não nos permitindo mexer nesse número com risco de quebrar o matchmaking, agora vamos simplesmente aplicar uma mudança de +52 pontos ao score do player, independente de ele ter 500, 100 ou 1000 pontos.

“Juro que na minha cabeça faz sentido”
— Eu, tentando explicar essa mudança no grupo da staff

Isso significa que a partir de agora, conseguimos mudar a pontuação dos jogadores de forma arbitrária, podendo implementar coisas como decay, multiplicadores bônus (👀) e, para os mais encrenqueiros, punições em pontos. Tudo isso sem quebrar o matchmaker e gerar bugs bizarros como o do lendário MMR negativo que rolou ano passado no Inhouse PRO.

Os valores continuam os mesmos, e não haverá nenhuma mudança visível no ganho/perda de pontos ao fim das partidas em relação à versão anterior. A única coisa que mudou é que, a partir de agora, temos mais flexibilidade para implementar novidades e melhorar a estadia de vocês nas nossas filas :)

Para representar essa mudança de forma visível, os pontos passam a se chamar PDI (Pontos de Inhouse). Ao longo das pŕoximas semanas, vocês verão novas funcionalidades como as que citei a cima, e esperamos que isso melhore cada vez mais a experiência Inhouser a longo prazo.

Por hoje é só! Espero que tenham gostado desse novo estilo de posts. Vejo vocês na próxima edição, na qual trarei mais novidades quentinhas feitas com muito café e horas teclando no editor de texto. Porém, enquanto agosto não chega, aqui vão alguns spoilers do que vem por aí:

  • Mudanças nos nossos servidores com temporadas mais longas, pra dificultar um pouco que jogadores no topo do ranking continuem lá com pouco esforço
  • O retorno de uma modalidade querida, com um sistema completamente reformulado.
  • A chegada de um novo tipo de fila que vocês pedem muito, mas muito mesmo e a gente enrolou bastante pra trazer.
  • Um lugar central para que todos possam acompanhar o que acontece em nos nossos servidores e descobrir novos talentos, além de permitir que jogadores exibam conquistas e builds duvidosas.

Conseguiram pegar algum dos spoilers? Contem pra gente lá no nosso Twitter (@inhousegg), e não esqueçam de nos seguir por lá também ;)

Abraços, Fracassi

--

--

Pedro Fracassi
Inhouse.gg

Estudante de Engenharia da Computação. Programo coisas as vezes não tão úteis