Cabazes da facilidade

Innovagency
Innovagency
Published in
5 min readApr 16, 2020

No contexto da pandemia que atravessamos e, devido às restrições e constrangimentos que se verificam nas lojas físicas (que provocam filas à porta dos hiper e supermercados), as lojas online de retalho alimentar estão sobrecarregadas de pedidos e visitas dos seus clientes. Há, por isso, uma alarmante carência de agilizar a compra e a sua entrega. Nesse sentido, hoje mais do que nunca, o e-commerce pode assumir um papel preponderante na resposta das marcas à satisfação das necessidades dos seus clientes.

Tendo isso em consideração, a Innovagency pensou numa estratégia de vendas nas lojas online, que pudesse ser posta em prática pelos retalhistas, de forma a mitigar o tempo da compra e a afluência à loja. Esta estratégia tem como objectivo primordial o bem-estar do cliente em tempos tão difíceis, e, ainda, criar um impacto positivo direto no negócio ao aliviar a logística de encomendas e entregas, tornando a compra mais rápida, cómoda e mais operacional.

O problema

Nestes dias de isolamento são incontáveis as vezes que abrimos o nosso frigorífico, ou que vamos à nossa dispensa para buscarmos os alimentos necessários para fazer face aos longos dias passados em casa. Por isso, não é de espantar que rapidamente fiquemos sem os mantimentos necessários e imaginemos o nosso frigorífico como um grande deserto.

Assim sendo, temos uma necessidade emergente de ir ao supermercado, o que devido à exposição ao vírus do Covid-19, nos leva a optar por soluções que permitam a entrega dos produtos em nossa casa. E este raciocínio é feito por milhares e milhares de pessoas nas mesmas condições, o que se traduz numa enchente das plataformas de e-commerce dos principais hiper e supermercados, com filas e tempos de espera elevados e prazos de entrega alargados.

Para todo o problema existe uma solução

Para aqueles que estão cansados de esperar e para as marcas que queiram reduzir os seus tempos de espera e aumentar a sua eficiência neste capítulo, a Innovagency idealizou uma solução que passa pela disponibilização de cabazes pré-definidos de produtos, na plataforma de e-commerce de cada retalhista.

Os utilizadores ao escolherem um destes cabazes pré-definidos não estariam sujeitos às filas e tempos de espera a que, a compra de produtos isoladamente, está sujeita. Cada cabaz selecionado é adicionado automaticamente ao carrinho de cada utilizador, sendo que não lhe é possível editar os produtos presentes no cabaz.

Sugerimos a organização de cabazes por conveniência para as famílias.
Para facilitar o processo de selecção do cabaz ideal, consideramos que seria útil a possibilidade de os utilizadores filtrarem:

  • por número de pessoas a que se destina o cabaz (nº pessoas do agregado);
  • quantas crianças e quais as idades;
  • estimativa do tempo de duração do cabaz.

Consideramos ainda que seria pertinente a existência de cabazes temáticos, destinados a fins mais específicos, como por exemplo limpezas ou higiene.

O utilizador deve possuir toda a informação sobre o cabaz que pretende seleccionar, como tal, no detalhe do cabaz, deve encontrar:

  • a lista dos produtos que o constituem;
  • o tempo de duração estimado;
  • e o número de pessoas a que se destina, caso seja possível.

A possibilidade de o utilizador ajustar o tempo de duração do cabaz e/ou o nº de pessoas a que se destina, e haver um reajustamento automático da quantidade de produtos no cabaz, seria também uma funcionalidade a considerar.

Assim, por exemplo, podemos ter um cabaz “Todos em casa”, que se destine a uma família de 3–4 pessoas que esteja em isolamento ou podemos ter um “Cabaz infantil”, para famílias que tenham um bebé. A nossa ideia pode ainda ter um cariz solidário, e por isso, sugerimos ainda a existência de um cabaz solidário que os utilizadores pudessem oferecer (a entregar numa morada à escolha).

Adicionalmente, faria sentido criar um modelo de subscrição, podendo cada família definir a periodicidade com que recebe o seu cabaz, sem ter de efectuar um novo pedido. A entrega, para ser rápida e regular, poderia ser feita pela Glovo ou pela Uber.

Esta solução é dirigida a todas as famílias portuguesas, sem distinção, que procuram no e-commerce uma forma mais segura, cómoda e conveniente de fazer as suas compras no contexto do Covid-19. Tendo ainda em conta que, apesar da conjuntura, as famílias possuem diferentes poderes de compra, necessidades e preferências.

Está nas vossas mãos

Acreditamos que a nossa solução irá ter um impacto positivo no negócio dos retalhistas, nomeadamente:

  • gerar uma maior conversão dos utilizadores nas plataformas de e-commerce;
  • a diminuição dos tempos de espera;
  • e facilitar a logística associada ao processamento das encomendas (dado que os pedidos estariam todos já pré-definidos e não seriam personalizados em termos de produtos, sendo simplesmente necessário ajustar quantidades, caso fosse viável).

Se esta dinâmica fosse bem recebida pelos utilizadores, poderia ainda contribuir para uma mudança de hábitos, capaz de atrair as pessoas para este modelo de cabazes mesmo quando passar a pandemia do Covid-19.

A conjugação desta solução com dinâmicas como passatempos e produtos exclusivos dos cabazes, poderá ser ainda vantajoso para a fidelização de clientes.

Temos uma vasta experiência na criação de plataformas de e-commerce, como tal, a Innovagency está disponível para desenvolver e explorar esta solução com os retalhistas que acreditem nesta estratégia.

#contemconnosco

--

--

Innovagency
Innovagency

We focus on creating value for brands, companies and businesses over the digital ecosystem combining strategy, design, technology and talent.