Um 2020 que nos mudou
A palavra-chave de 2020, se desconsiderarmos candidatas como vírus, COVID, imunidade, doença, etc, é: MUDANÇA, escrita sem dúvida em letras grandes.
Mudámo-nos, passámos, cada um, a trabalhar de sua casa. Mudámos os canais de relação com os nossos clientes. Mudámos as ferramentas com que geríamos e organizávamos o nosso dia-a-dia e o nosso trabalho. Mudámos a forma como nos desafiamos e desafiamos os clientes. Mudámos negócios e marcas. Algumas foram mudanças incrementais, mas outras foram infra-estruturais.
Preservar a cultura Innovagency, foi uma prioridade: proteger a nossa equipa e o seu talento, garantir confiança, condições e ferramentas adequadas aos modelos remotos de trabalho em equipa. A par desta prioridade, manter os nossos clientes satisfeitos e apoiados nos seus próprios desafios foi também fundamental. Em paralelo, justificou-se um processo de reflexão e afinação da nossa própria missão, visão e valores que nos norteiam para o ciclo que se segue.
Superámo-nos…
» Melhorámos processos e reformulámos metodologias internas;
» Deixámos de trabalhar em “cadeia”. Em desafio, equipas multidisciplinares gerem e acompanham cada fase do processo (desde a proposta, continuando no projecto até à entrega e colocação no mercado de uma solução);
» O trabalho remote acabou por ser um acelerador de vários destes processos. É mais fácil agilizar sessões de trabalho colaborativo e reuniões informais de última hora;
» O paradigma do trabalho remote exigiu que nos tornássemos mais eficazes e deliberados na comunicação e documentação;
» Aproximando-nos dos nossos clientes, à distância, criando uma cumplicidade maior que a existente “noutro tempo”;
» Recrutámos, formámos e integrámos novas pessoas nas nossas equipas, com sucesso. E só as conhecemos fisicamente 4 meses depois do seu recrutamento!;
» Lançámos projectos que foram todos geridos e desenvolvidos numa experiência 100% online;
» Adoptámos novas soluções tecnológicas capazes de dar aos nossos clientes novas “armas” para triunfarem;
» Criámos uma newsletter e fizemos webinares com pequenos-almoços “à distância” (com café e croissants quentinhos e entregues na casa de cada um dos nossos clientes);
» Esforçámo-nos por manter as pessoas envolvidas, seguras e saudáveis, garantindo a continuidade do seu bom desempenho junto dos nossos clientes.
Neste 2020, cada uma das áreas de negócio da Innovagency, destaca um projecto do qual se orgulha:
Things // SecureCount3r
Da área Digital Things, a solução SecureCount3r, um contador automático do número de pessoas em loja, foi um produto desenvolvido em tempo recorde.
Esta solução incorpora também outras funções como Digital Signage e o Virtual Touch Screeen, que permite a interação com ecrãs sem necessidade de contacto físico com os mesmos, acompanhando a tendência do ‘touchless’.
Web Solutions // Salsation Plataform
A área Web Solutions lançou a plataforma Salsation, onde clientes de todo o mundo podem fazer aulas de salsa online e que revolucionou um negócio que era 100% físico.
Mobile Solutions // Fidelidade, Mobile Team
A equipa Mobile da Innovagency tem colaborado com alguns dos seus clientes num modelo designado de Mobile Expert Team. Esta é uma equipa de perfis diferenciados e complementares capaz de entregar conjunto alargado de competências de conhecimento, gestão e desenvolvimento em tecnologias mobile.
Estratégia e UX&UI // BEST, Nova área de objectivos
Definição e Desenho UX/UI da nova área de “Objectivos” da App do banco Best, resultou numa forma inovadora, fun, fácil de investir e poupar por objectivos.
Activation // Abbott, Campanhas de sensibilização em contexto Covid-19
A equipa Activation destaca todo o trabalho realizado ao longo do ano com o cliente Abbott. Um ano diferente marcado pela pandemia, pela a entrada de players no mercado nacional e pelo lançamento de um novo produto. Um ano em que a comunicação digital foi fundamental para o acompanhamento a pessoas com diabetes proporcionando um dia-a-dia simples, monitorizado, mas acima de tudo feliz (https://www.facebook.com/FreestylePortugal).
As dificuldades que tivemos não foram diferentes das de outras empresas:
🤔 Concentração, de cada um e das equipas — quando estamos em casa com filhos, cães, gatos, conjugues…
😵 Se antes já tínhamos muitos chats, em remote passamos a ter 300 por dia…
🤐 Aquela dúvida de 2 min vira uma reunião de 30 min…
🙉 Nas videochamadas: “Não te ouço”; “Estás mute”; “Fala mais alto”; “Não te vejo”; “Ahh não consigo partilhar o ecrã”; “Escreve no chat”; “Ai o barulho de fundo”…
📴 Redes que deveriam ser sempre mais potentes…
E 2021?
Pelas características desta pandemia, o digital acelerou o seu papel cada vez mais estruturante na economia e nos estilos de vida. Mantemos um optimismo em relação a um futuro, onde as competências digitais, em toda a sua extensão, serão mais e mais relevantes para a sociedade e para a economia.
Vamos exponenciar a nossa participação enquanto agente na transformação digital construtiva e responsável para a sociedade. Ajudando os nossos clientes nesse processo, cumprimos a promessa de ser um parceiro digital end-to-end, que combina competências chave e complementares para garantir o sucesso das apostas no digital.
Fechamos o ano com sentido de missão cumprida em relação aos objectivos que nos propusemos. Saudáveis e equilibrados. Partimos para 2021 entusiasmados em construir desde já uma retoma económica e de qualidade de vida para toda a sociedade.
#contemconnosco