A metodologia OKR como aliada no monitoramento dos dados

Vitoria Carmo
Bloco Inovação
Published in
3 min readNov 24, 2020

Dados são artifícios fundamentais para projeção de estratégias. O OKR, metodologia de gestão de performance, pode ser um aliado primordial na tomada de decisão do seu negócio imobiliário.

Foto de You X Ventures para Unsplash

O mundo tem estado em constante transformação. Com a tecnologia e digitalização de processos tem se falado cada vez mais sobre a importância da coleta e mensuração de dados. Isso porque os dados são fatores determinantes nas tomadas de decisão e previsibilidade de qualquer negócio.

Talvez a importância da implementação de uma tomada de decisão embasada em dados já esteja clara para você, mas e a gestão desses dados? Como utilizá-los na estratégia do seu negócio imobiliário?

Na década de 70 foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, uma metodologia que hoje é utilizada por grandes empresas como Google, OLX e LinkedIn, o OKR.

Um acrônimo das palavras “Objectives and Key Results” (objetivos e resultados chave, em português), o OKR é uma metodologia que trabalha a gestão de performance de empresas. É uma ferramenta que integra as equipes com os objetivos macro do negócio, baseados na cultura corporativa, como missão, visão e valores.

Os OKRs não preveem descobertas acidentais; eles asseguram que, na ausência de um imprevisto, os times estejam no caminho de fazer algo significativo para a empresa.

- Mark Pinkus (CEO Zynga)

A estrutura do OKR se dá da seguinte forma:

Objetivo (“o que pretendo alcançar?”) — Um objetivo tem o intuito de dar clareza de onde a empresa quer chegar e engajar a equipe a alcançar aquele objetivo. Ele pode ser operacional, que têm relação às métricas essenciais da empresa, ou aspiracional, que motiva e desafia a equipe.

Key Results (“como posso avaliar?”) — São metas mais objetivas que ajudarão na conquista direta do objetivo, ou seja, são os parâmetros de sucesso para se chegar ao objetivo. Os KRs (key results) precisam ser SMART, ou seja, precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Imagem retirada do E-book “OKR — Guia Definitivo” da CoBlue OKR Management

Estrutura: “Eu quero (objetivo), que pode ser avaliado por (resultado chave)”.

Exemplo de OKR:

Objetivo: Acelerar o número de vendas da minha imobiliária

Key Results:

KR 1: Dobrar o número de leads gerados mensalmente

KR 2: Melhorar a minha taxa de conversão para 30%

KR 3: Diminuir o ciclo de vendas em 40%

5 princípios do OKR

Existem 5 características do OKR que precisam ser consideradas para o sucesso da implementação da metodologia.

Alinhamento das expectativas

É fundamental que todos os colaboradores estejam com as expectativas alinhadas em relação ao objetivo geral da empresa e onde ela pretende chegar.

Fácil linguagem

A clareza na linguagem é muito importante para que todos interpretem o OKR da mesma maneira e para que todos sejam engajados por eles.

Engajamento da equipe

Para que haja maior aderência e engajamento da equipe é importante que os colaboradores façam parte da construção, portanto que tenha um equilíbrio entre metas top-down (que são definidas pelos gestores) e bottom-up (que são definidas pelos colaboradores), assim as ideias e visões do negócio são contempladas por todos.

Acompanhamento recorrente

Um ponto de extrema importância é que a análise de desempenho dos OKRs aconteçam com frequência dentro da rotina da equipe, assim os ajustes necessários podem ser feitos com mais rapidez, além das atualizações regulares ajudarem a dar novas visões e insights.

Stretch Goals

As “metas elásticas” são aquelas que forçam o time a repensar as atividades e sair da zona de conforto, são metas que dão mais abertura para a colaboração da equipe. Mas é importante se ter atenção! Nem todas as metas podem ser elásticas e todas as metas precisam ser alcançáveis.

Relação dados e OKRs

Os dados são aliados fundamentais no monitoramento e definição dos OKRs. É fazendo uma análise dos desempenhos anteriores que se tem mais assertividade nas metas que serão traçadas. Além disso, a mensuração e avaliação dos dados é cíclica e precisa estar constantemente em observação.

--

--