Unsplash — chuttersnap

Um passo antes da automatização

Luanna Draskoczy
Bloco Inovação
Published in
2 min readSep 11, 2019

--

Após o Just-in-time creditado à Toyota Motor Company, a necessidade de alinhar o processo de forma a eliminar qualquer ação que não impactasse diretamente o produto foi criada. Dessa forma, em meados dos anos 90, o movimento de mapeamento de processos começou a se formar. Atualmente, é conhecido como uma ferramenta utilizada por diversas empresas que visam uma gestão enxuta, de forma a maximizar os seus lucros.

O Mapeamento de Processos visa entender como cada processo ocorre dentro de uma empresa, observando as disparidades entre colaboradores e regulando-as a fim de aperfeiçoar a produção. É um diagnóstico visual, macro e micro, de como a empresa funciona e onde se encontram os principais gargalos. Por causa disso, é possível implementar melhorias que façam sentido no contexto da empresa, pois é possível tangibilizar o problema e seus principais pontos de impacto — sejam externos ou internos.

Além disso, é uma fotografia do momento atual da empresa, servindo como gestão de conhecimento para colaboradores que futuramente farão parte da empresa além de padronizar os processos de uma tarefa, um setor, e consequentemente da empresa.

Dentro da Brognoli o projeto de Mapeamento de Processos tem como macro objetivo: automatizar os processos e, consequentemente, melhorar o atendimento ao cliente. Por conta disso, fazemos a descrição minuciosa de cada processo por meio de uma entrevista com colaboradores onde passamos processo por processo as seguintes perguntas: O que é? Quem faz? O que fazer? Como fazer? O que entregar? Para quem entregar? Por que entregar?. Assim, obtemos diversas informações das diferentes etapas e sanamos inúmeras dúvidas que possam surgir. Também, visando melhorar a visualização, é feito um diagrama com o fluxo de processos, facilitando a identificação de etapas e dos inputs e outputs de cada processo em si.

A duração e etapas de um Mapeamento de Processos depende muito das variáveis a ele atreladas: como nível de complexidade/informações, quantidade de áreas e colaboradores a serem entrevistados, por exemplo. Cada projeto é único e complementar à realidade que a empresa está no momento. Na nossa cliente Brognoli, o projeto foi iniciado na metade de abril e a etapa de Mapeamento será finalizada até o final de setembro, após a finalização, todos os desafios mapeados serão agrupados e melhorias serão discutidas, sendo a sua finalização prevista para dezembro deste ano.

Ao longo do mapeamento, propostas são feitas e colocadas em práticas para que pequenos problemas sejam resolvidos o quanto antes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

--

--