Fotografar: muito mais do que um clique

Diferente do que muitos podem pensar, fotografar não é apenas pegar uma câmera e sair clicando.O bom registro de uma foto dependerá de uma série de fatores como a qualidade do equipamento, uma boa iluminação, o cenário, enquadramento entre outros. Quem pode avaliar tudo isso? Um fotógrafo profissional que irá usar as melhores técnicas para se ter o melhor resultado possível de sua imagem.

Casamento, aniversário, batizado, formatura, publicidade, jornalismo, artística, ensaio de moda ou arquitetura e decoração, a ocasião e o objetivo também fazem muita diferença para o registro de uma foto. Mas se você acha que contratar um fotógrafo profissional pode sair caro, fique sabendo que isso pode não custar dinheiro algum. A XporY.com, plataforma digital de permutas multilaterais que reúne cerca de 3500 associados, disponibiliza profissionais de fotografia que negociam seus serviços em X$, moeda virtual adotada pela plataforma.

“Atualmente temos muitos prestadores de serviços na área de fotografia e isso possibilita que nossos parceiros usufruam sem ter que gastar seu dinheiro em espécie e utilizem a nossa moeda virtual“, destaca o diretor e fundador da XporY.com, Rafael Barbosa.

Divulgação

O jornalista Johny Cândido, 30 anos, trabalha como fotógrafo profissional há mais de cinco anos e diz que encontrou na plataforma de permutas uma ótima forma de divulgar seus serviços e ao mesmo tempo economizar. “Achei muito bom fazer parte da XporY.com, pois lá eu posso divulgar ainda mais o meu trabalho, além de poder poupar o meu dinheiro em reais”, diz Johny, que já perdeu as contas de todos os produtos adquiridos e serviços utilizados pela plataforma. “Já usei os X$ que acumulei com meus serviços de fotografia com com barbearia, manutenção para o meu notebook, do ar-condicionado da minha casa. Também comprei uma impressora e contratei um plano de treinamento cross fit numa academia, relembra.

Especializada em ensaios fotográficos temáticos, a fotógrafa Patrícia Bonfim, 49 anos, se cadastrou em janeiro deste ano e disse que mesmo com pouco tempo em que está negociando seus serviços em X$, ela diz que já tem aproveitado seu lucro na moeda virtual. “Este ano eu já fiz vários ensaios fotograficos na XporY.com e com isso eu já acumulei X$ e consumi pizza, fiz maquiagem definitiva no contorno dos olhos, limpeza de pele e outros serviços pagos em X$”, destaca.

Mais sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal.

Na XporY.com tudo é negociado em X$. Os créditos na moeda digital podem ser consumidos com qualquer produto ou serviço oferecidos por seus associados, sem o uso de reais. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional.

Inovação Colaborativa

Economia colaborativa: A verdadeira riqueza está em compartilhar

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade