Moeda digital da XporY.com é usada em programas de bonificação de empresas associadas

Créditos em X$ são usados como premiação de colaboradores. Especialista em gestão de pessoas afirma que premiações são um eficiente instrumento para manter funcionários e equipes motivados e dispostos a cumprir metas

Frente a uma concorrência cada vez mais acirrada, companhias de todas as áreas buscam, mais do que nunca, o constante engajamento de seus colaboradores, visando maior produtividade e competitividade no mercado. Programas de bonificação e incentivos para funcionários são uma boa forma para conseguir tal resultado, porém, empresas de pequeno porte esbarram quase sempre na limitação financeira que têm na hora de adotar tais ações.

Para a psicóloga, coach e especialista em gestão estratégica de pessoas e negócios, Alessandra Ivamoto Dias, bonificações e incentivos concedidos pelas empresas a seus colaboradores, por mais simples que sejam, são mais do que o reconhecimento de um bom trabalho, são um eficiente instrumento para manter colaboradores e equipes motivados e dispostos a cumprir metas cada vez mais ousadas. “Incentivos extras, ou seja, tudo que vai além do salário e direitos trabalhistas, impactam diretamente na satisfação do colaborador com a empresa e consequentemente na melhoria da produtividade. Uma política de bonificação interna pode também estimular uma competição saudável entre os funcionários, revelando até novos talentos dentro da empresa”, destaca a especialista.

Alessandra orienta que para oferecer incentivos e bonificações, a empresa deve, antes, trabalhar com indicadores, pois é preciso ter um parâmetro para medir o desempenho de cada colaborador, como por exemplo, pontualidade, assiduidade, forma de atendimento, produtividade, etc. Ela observa que o reconhecimento vai além de prêmios em dinheiro, podendo ser feito de diversas formas, usando-se principalmente a criatividade.

E por falar em criatividade, empresas associadas à XporY.com, por exemplo, estão usando seus créditos acumulados em X$ para implantar seus programas de incentivos e bonificações. A própria Alessandra Ivamoto, que lidera a Humanizarh Consultoria, usa a moeda digital usada no serviço de permuta para bonificar seus colaboradores. “Como minha equipe é composta integralmente por mulheres já presenteei com bônus de um jantar com acompanhante, ingressos para cinema, vouchers de consumo em pizzaria, restaurante japonês, salão de beleza. Esses pequenos prêmios fazem o maior sucesso e deixa a equipe sempre bem engajada”, diz a consultora.

De restaurante à hospedagem

O diretor da Climt Medicina do Trabalho também usa seus crédito em X$ para bonificar seus funcionários. Os prêmios variam de vouchers de restaurantes à hospedagens em Caldas Novas. O empresário avalia que os resultados dessa política interna de incentivo têm sido muito satisfatórios. “O pessoal demonstra gostar muito da iniciativa que reflete na melhoria na produtividade e no ânimo para buscar melhoria constante”, afirma.

O empresário alega que com a moeda digital da XporY.com ficou mas fácil oferecer bonificações para seus colaboradores. “Antes, quando não éramos cadastrados na plataforma, fazia premiação com folga ou até com valores em reais, mas geralmente eram valores menores por conta da disponibilidade financeira da empresa. Agora, com os créditos dos serviços que realizamos em X$, posso oferecer prêmios de melhor valor e diferentes”, destaca.

A sócia-proprietária da Depyl Action, Mayra Falluh, também usa a moeda digital da XporY.com para premiar colaboradoras que se destacam na venda de novos produtos ou serviços. Ela disponibiliza um determinado valor em X$ para que a pessoa gaste conforme desejar na plataforma. A empresária também realiza campanhas internas mensais, como o bônus por ticket médio, ou seja, a profissional que tiver maior volume de comercialização ganha X$ 100,00 para gastar na loja física da XporY.com. “Usar os créditos de permutas para bonificar tem sido muito positivo. Percebo que as colaboradores ficam muito satisfeitas”, afirma.

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor a seus serviços e produtos. Atualmente são mais de 6.200 associados cadastrados, que oferecem uma infinidade de vários itens e serviços, e tudo é negociado em X$, moeda virtual que equivale a R$ 1. Os créditos em X$ podem ser consumidos com qualquer oferta cadastrada na plataforma.

Um diferencial da XporY.com, em relação a outros serviços de permuta, é a ausência de custo na adesão, ou seja, os participantes não precisam pagar para entrar na plataforma, e nem mensalidade ou anuidade. Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que se paga apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra.