Permutas

XporY.com ajuda a quem atua com marketing multinível a cumprir metas de vendas

Plataforma de permuta multilateral se torna opção para profissionais liberais venderem rapidamente grande quantidade de produtos e zerar estoque em linhas de cosméticos e outros tipos de produtos

Profissionais liberais que trabalham com venda direta ou marketing de rede, o famoso marketing multinível, muito usado por grandes marcas de cosméticos, têm encontrado na XporY.com uma forma eficiente de divulgar seus produtos, conquistar novos clientes e cumprir metas de vendas.

Marcelo Martins Ferreira, 51 anos, trabalha há 17 anos com produtos da marca norte-americana Jafra e recentemente tornou-se líder de expansão multinível da multinacional. Ele conta que conheceu a XporY.com há quatro anos, por intermédio do irmão que já era inscrito na plataforma. Ao pesquisar sobre o funcionamento da empresa de permuta decidiu se cadastrar e passou a oferecer alguns produtos que estavam parados em seu estoque. “Nós que trabalhamos com marketing multinível temos metas a serem alcançadas. Na Jafra, por exemplo, é exigido um pedido mínimo por pessoa de R$ 400. Por meio das ofertas que faço na XporY.com, além de divulgar os produtos que vendo, consigo cumprir minhas metas de vendas”, disse.

Assim como Marcelo, outros profissionais que trabalham com marcas como Natura, Avon, Hinode, Mary Kay, O Boticário, Jafra, Herbalife, Contém 1g, Tupperware e outros, também oferecem seus produtos na plataforma de permutas. “Essa é a proposta principal da XporY.com, agregar valor a produtos e serviços de nossos cadastrados. Quem trabalha com marcas que usam o sistema de marketing de multinível e afins têm, às vezes, dificuldade de bater suas metas ou dar vazão a produtos que estão parados em seus estoques. Em nossa plataforma, você tem mais de 3.300 associados para quem você pode oferecer esses produtos e também a nossa loja física no Setor Marista, onde os produtos podem ser expostos e comercializados para qualquer pessoa em X$”, explica Rafael Barbosa, diretor e fundador da XporY.com e especialistas em economia colaborativa.

Sem preocupação

Outro exemplo de profissional liberal que trabalha com o sistema de marketing multinível é a Tamiris de Freitas, 26 anos, que há dois anos revende produtos da Hinode, marca que está no mercado brasileiro há 30 anos. Há seis meses ela se cadastrou na XporY.com e percebeu poderia conseguir cumprir com suas metas sem se preocupar. Viu que consegue vender seus produtos com facilidade tanto na loja física da plataforma quanto no site. “Eu compro diversos produtos na loja física e já adquiri tanta coisa pelo site que até perdi as contas. Mas uso muito serviços do marido de aluguel e centros de estética”, diz.

De acordo com o especialista em marketing Will Marks, marketing multinível é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes.

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal.

Na XporY.com tudo é negociado em X$. Os créditos na moeda digital podem ser consumidos com qualquer produto ou serviço oferecidos por seus mais de 3.300 associados, sem o uso de reais. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.

Um diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas, é a ausência de custo na adesão; ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na rede e nem um valor mensal como manutenção. Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra.