Personal para quase tudo

Precisa de alguém para ajudar na prática de exercícios, para cuidar do visual, para organizar a casa, para aprender a comer bem e melhor ou até mesmo para auxiliar nas suas compras? Não se preocupe, muito provavelmente, você encontrará um profissional que irá prestar o serviço que necessita

Personal trainer para ajudar na prática de exercícios, um personal stylist para cuidar do seu visual, o personal organizer que auxilia na organização da casa, personal chef para ensinar a cozinhar e até mesmo personal shopper um profissional que te ajuda a fazer suas compras. O mercado dos chamados serviços personalizados tem crescido e alcançado as mais variadas atividades. O profissional que agrega o termo personal em seu cartão de visita é na verdade um consultor especializado, que presta um atendimento pessoal e específico a alguém ou a um grupo pequeno de pessoas.

Dentro dessas opções de profissionais liberais que prestam serviços de forma personalizada, o mercado de permuta tem sido um espaço de grandes oportunidades, seja para quem quer contratar ou para quem quer oferecer seu trabalho. A plataforma de permutas multilaterais XporY.com, por exemplo, reúne mais de 30 profissionais liberais que prestam algum tipo de serviço ou consultoria de forma personalizada.

Cresce o atendimento pessoal e específico a alguém ou grupo pequeno de pessoas.

“Esses serviços personalizados surgem dessa dificuldades que as pessoas têm nos dias de hoje de encontrar tempo para cuidar de si, da casa, da saúde e do bem-estar. É algo do mundo moderno e não tem volta. Mas por outro lado, essa mudança de comportamento abriu um leque enorme de possibilidades para um grande número de profissionais de diversas áreas”, afirma o empresário e diretor da XporY.com, Rafael Barbosa. Para ele, a permuta é uma excelente oportunidade, na qual esses profissionais liberais tenham ganhos extras e tornem seu trabalho mais conhecido. A XporY.com possui mais de 2.600 associados entre empresas e profissionais autônomos que oferecem produtos e serviços que são negociados em $X.

Aulas de culinária

Entre esses associados está o chef de cozinha Pedro Ernesto que iniciou recentemente o serviço de personal chef e há dois meses entrou para a plataforma de permutas, onde oferece a aulas de culinária com três horas de duração para até duas pessoas. “As aulas são individuais e tento oferecer opções de bons pratos dentro do gosto da pessoa”, explica.

Pedro, que comanda um buffet para realização de eventos, percebeu que poderia compartilhar seu conhecimento com as outras pessoas e resolveu expandir o “leque” do seu trabalho e então passou a prestar o serviço de personal chef. “A aula particular é dada na casa da própria pessoa, para que esteja habituada em seu recinto de costume, para aprender a organizar um jantar com entrada, prato principal e sobremesa e receber da melhor maneira possível os seus convidados”, explica o chef.

Pedro avalia ainda que fazer parte da XporY.com será uma forma para divulgação e captação de novos clientes, além de poupar seu dinheiro em espécie, já terá vários serviços e produtos de seu interesse ofertados no site.

Embora seus serviços de personal chef se restrinja a no máximo duas pessoas por vez, dependendo da demanda Pedro organiza pequenas turmas de no máximo seis pessoas. Seja num atendimento personalizado ou nas aulas em grupo, o contratante é o responsável por adquirir os itens e ingredientes para serem usados na aula”, explica.

Serviço particular

Outro profissional muito conhecido e que oferece seu serviço de forma particular é o Personal Trainer, e na XporY.com é possivel encontrar vários profissionais dessa modalidade de serviço personalizado. Formado em educação física há 12 anos, Kleyton Carmo Nunes é dos muitos profissionais liberais associados à plataforma de permutas que oferece seus serviços de forma personalizada. Há dez anos ele atua como personal trainer.

O educador físico conta que começou dando aulas em academias, mas percebeu que ser um profissional liberal lhe renderia mais financeiramente e dois anos depois decidiu dedicar-se às aulas particulares. “Ser um personal me proporciona trabalhar em diferentes lugares durante todo o dia e acaba que meu trabalho não cai na rotina e é claro que no final do mês faz uma grande diferença no orçamento”, diz.

Há um ano ele cadastrou na plataforma XporY e oferece o plano trimestral por 850 $X, sendo oito treinos por mês, duas vezes por semana. “O local e horário eu costumo combinar com o aluno e os atendimentos acontecem em parques, residência e academias”, afirmou Kleyton.

Cuidando da casa

Sempre ouvimos de nossas mães e avós que arrumar uma casa não é tarefa fácil. E realmente não é, e nos dias de hoje ainda mais, afinal encontrar tempo para cuidar do lar também é outra dificuldade. Se esse é seu dilema, não se apavore e chame os serviços de um personal organizer. Esse profissional, além organizar os ambientes de uma residência, ele presta consultoria explicando como é possível manter tudo nos seus devidos lugares sem ter muito trabalho.

A designer de interiores Patrícia Cintra há cinco anos trabalha como personal organizer e há pouco mais de um mês começou a disponibilizar seu serviços na XporY.com. Ela faz atendimentos customizados para organizar closets e armários em geral “Organizo quartos infantis, casa após mudanças, cômodos pós-luto, pasta de documentos, salas de empresas e muitas outras coisas”, esclareceu Patrícia.

Cuidando do visual

Não é de hoje que um bom visual deixou de ser uma preocupação só dos aficionados em moda. Uma boa imagem mais do que uma boa apresentação estética pode transmitir uma mensagem de credibilidade no mundo corporativo. E foi a partir dessa demanda por parte de muitos executivos é que surge a ocupação de personal stylist ou consultor de imagem.

Esse profissional vai analisar não apenas seu tipo físico, mas também seu estilo pessoal, seu ambiente de trabalho e até mesmo os eventos que irá participar e com isso definir um visual que se adeque a você, a sua profissão, ao local e a ocasião. Basicamente esse é o trabalho do personal stylists, outro tipo de profissional liberal que tem crescido nesse mercado de serviços personalizados.

Para a consultora de imagem Lud Medeiros esse mercado dos serviços “personal” é bem promissor. Ela diz que presta consultoria de imagem desde 2016 e mesmo em pouco tempo conseguiu uma boa carteira de clientes e já atende nacionalmente e até mesmo fora do País. “Faço assessorias de estilo de forma online com atendimento em todo Brasil e já tenho uma cliente em Buenos Aires”, revela.

Johny Cândido, Assessoria de Imprensa — Comunicação Sem Fronteiras

Like what you read? Give Marketing - XporY.com a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.