“Não me traga problemas, me traga soluções” — sério?!

Érica Briones
Inovação.ninja
Published in
1 min readOct 16, 2021

Eu sempre achei a frase “não me traga problemas, me traga soluções” a linha que divide os líderes ruins dos bons. Primeiro, pq se as pessoas soubessem as soluções pra todos os problemas elas não iam precisar de aconselhamento (noção que é simplesmente ridícula), direcionamento (principal função de um líder), ou ajuda de alguém mais experiente — o que pra mim parece bem razoável que seja uma posição que um líder poderia, quiçá, não deveria, ocupar.

De qualquer forma, infelizmente essa frase rola solta por aí, e tem gente que tenta jogar essa conta na “autonomia”, mas pra mim não cola.

Ao tentar ajudar as pessoas a estruturar pensamentos e soluções holísticas o que eu faço é pedir q elas ao menos me expliquem o que pensaram, compartilhem até as ideias que categorizaram como “ruins” ou “péssimas” pra explorarmos juntas, mas sempre deixando claro que elas podem ter a transparência de dizer: “pô, pensei aqui e não consegui concluir nada” :P, o objetivo principal é que a pessoa brinque com o problema por conta própria ao menos um pouco — não conseguir concluir nada mesmo depois de ter refletido é ok! — para na sequência juntas desenharmos um curso de ação.

Eis que, hoje me deparei com esse artigo, e agora eu posso dizer que a HBR suporta nos livrarmos dessa frase :)

https://hbr.org/2017/09/the-problem-with-saying-dont-bring-me-problems-bring-me-solutions?utm_medium=social&utm_campaign=hbr&utm_source=twitter&tpcc=orgsocial_edit

--

--