8 lições de MadMen que todo empreendedor deveria aprender

Filmes e séries são especialistas em entregar emoções, mistérios e entretenimento para o público, mas também podem nos ensinar muito. MadMen é uma dessas séries riquíssimas e cheias de lições para dar. Com muito estilo e drama, é considerada um verdadeiro clássico televisivo e está sempre figurando nas listas de séries que todo empreendedor deveria assistir.

A série é um retrato da sociedade de consumo norte-americana dos anos 60, com todos os seus tabus e tensões. O enredo foca na figura de Don Draper, um talentoso publicitário que deu o tom da propaganda daquele período e que, apesar de uma carreira muito bem-sucedida sofre grandes crises existenciais interessantíssimas.

Dito isso, trazemos aqui 10 lições que podemos aprender para o mundo dos negócios:

1 –Don Draper é um gênio da publicidade e é capaz de vender qualquer coisa, inclusive a própria imagem e este é, de longe, seu maior trunfo. Não adianta você ser um ótimo profissional se seu cliente não enxergar isso. Como diria ele mesmo:

“Se você sabe que é o melhor, faça com que os outros reconheçam o seu talento e, se o seu serviço for bom, cobre o preço justo.”

2 — Esteja sempre pronto para se adaptar e lidar com situações inesperadas. O tempo de sua resposta aos imprevistos é tão importante quanto a precisão de suas decisões.

3 — No mundo dos negócios, tempo é dinheiro, por isso, não perca tempo com coisas desnecessárias, vá direto ao ponto e seja breve. Como diz Don Draper, se não vai dizer nada importante, não diga nada.

4 — Tenha uma presença marcante, mas sem extravagância. Pessoas importantes não precisam gritar para serem ouvidas, pois sua presença já deve impor respeito. Chamar a atenção e extravagância em excesso pode atrair a inimizade e antipatia das pessoas.

5 –No primeiro episódio da série, o protagonista é desafiado a promover a marca de cigarros Lucky Strike, naquela época, os efeitos nocivos do tabaco já eram conhecidos e indiscutíveis, como fazer uma boa publicidade disso? A solução foi abusar da criatividade e inovação (sem spoilers por aqui, okay? Rsrs).

Pode ser clichê dizer isso mas, criatividade é fundamental. Como diz Don Draper:

“Sucesso vem de se destacar, não de se encaixar”.

6 — Criatividade não surge do nada, requer trabalho. Por isso, evite ter pressa na hora de ter ideias. Pesquise, dê tempo ao cérebro para maturar o assunto, reflita sobre seus objetivos e busque sempre o melhor caminho.

7 –Como muitos empreendedores, Don Draper é um líder centralizador, mas o crescimento uma empresa exige do empreendedor que ele delegue funções e desenvolva sua equipe. O quanto antes percebemos isso, melhor.

E principalmente:

8 — Não importa o que aconteça com o Draper, ele sempre aparecerá impecável no escritório, vestido da melhor forma possível, com uma excelente postura e um sorriso confiante. Controle suas emoções, afinal, ninguém fará negócios com alguém que não se apresenta de maneira adequada.

E aí, qual destas dicas você achou mais útil? E qual série você acha que todo empreendedor deveria assistir? Deixe aqui seus comentários e até a próxima.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Inove Sistemas’s story.