8 passos para garantir sua empregabilidade em tempos de avanço tecnológico.

A constante entrada de máquinas no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que cria algumas profissões, extinguiu muitas outras. O que fazer para não ser engolido neste processo?

O relatório “Futuro do Trabalho”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, indica que 7 milhões de vagas devem ser extintas até 2020.

Quer um exemplo?

O mercado financeiro ilustra bem como a tecnologia pode revolucionar um mercado.

A revolução das máquinas está chegando

Imagine o quão revolucionário foi a introdução dos caixas eletrônicos no setor. Tão impactante quanto isso foi a implementação de serviços bancários online. A popularização de plataformas mobile então, deixou tudo ainda mais prático para o usuário. A cada mudança dessas, as instituições financeiras precisam repensar sua seus protocolos, sua atuação e até sua infraestrutura. Ao mesmo tempo em que muitos postos de trabalho deixaram de existir, muitos outros foram criados para atender às novas necessidades do setor.

Como lida diretamente com tecnologia, o setor bancário permanece mudando, tendo hoje que lidar com novos protocolos, bitcoins, fintechs e muito mais. As empresas não podem parar no tempo, os profissionais também não.

Nesse artigo, falaremos sobre empregabilidade, se quiser ler mais sobre como sua empresa pode se tornar mais atraente para os melhores profissionais, acesse: http://bit.ly/empresabilidade .

Quais profissionais estão sob risco?

A tecnologia não vai acabar com o emprego, vai reinventá-lo — e nós precisamos acompanhar essa tendência.

Apesar de ser impossível prever o futuro, se dedicarmos um tempo para observar as mudanças, é possível identificar os setores que irão se transformar primeiro e de forma mais impactante.

O desenvolvimento da tecnologia acelera a tendência do mercado de substituir atividades que se baseiam em tarefas repetitivas e de rotina por automatização. Profissionais que reagem mecanicamente e apenas fazem as tarefas que lhes são designadas são os que mais sofrem com o desenvolvimento das máquinas.

Atividades antes consideradas como um porto seguro para quem almejava a segurança de um bom emprego correm o risco de desaparecer.

Outras profissões, por outro lado…

“Robôs” são ótimos em repetir ações ensinadas e trabalhar com algoritmos, mas a criatividade humana é uma característica que eles ainda não são capazes de reproduzir.

Outra qualidade típica dos seres humanos é a empatia. Profissionais que precisam de contato direto com outros seres vivos dificilmente perderão seu trabalho para a tecnologia. É o caso de profissionais de psicologia, veterinária, medicina em geral e professores.

8 passos para garantir sua empregabilidade

Seja um intraempreendedor — As empresas de maior sucesso são as que mais inovam, por isso, procuram profissionais que realmente tenham algo a contribuir. Por isso, profissionais inovadores, visam crescer dentro das empresas que o empregam, são os mais desejados.

O profissional do futuro precisa estar pronto para se adaptar às novas relações de trabalho. Modelos pautados por jornadas engessadas e salários fixos devem ficar no passado.

Mantenha a cabeça aberta — Esteja sempre à procura de cases externos, novas referências e tendências. Evite o erro de achar que já sabe de tudo ou que não tem nada a aprender com os outros.

Seja resiliente — O profissional resiliente é aquele que é resolutivo, tem bom equilíbrio emocional para lidar com imprevistos, pressão e frustrações.

Invista em qualificação — As melhores oportunidades serão destinadas às pessoas com mais conhecimento e qualificação profissional. Não basta mais fazer uma graduação para garantir uma boa carreira. Faça uma pós-graduação, faça cursos livres, estude mais, participe de workshops e informe-se bastante sobre sua área.

Especialize-se — Alguns profissionais são especializados em áreas muito minuciosas de um negócio, além disso, através da experiência é possível alcançar expertises que uma máquina é incapaz de reproduzir sozinha. Um profissional especializado na área correta é insubstituível.

Tenha objetivos — Profissionais de sucesso de sucesso são antes de tudo pessoas que sabem o que querem alcançar e que vão atrás de aprender e obter tudo o que precisam para continuar crescendo profissionalmente.

Tenha empatia — Saiba lidar com as pessoas a seu redor, reconhecendo os limites e os potenciais de cada um. 
A ideia é saber não cultivar adversário e sim criar um ambiente de cooperação e ajuda mútua.

Apaixone-se pelo que faz — Um profissional apaixonado pelo que faz, é um profissional motivado e empenhado em superar desafios, em crescer e desenvolver-se.

Finalizando

De maneira geral, a tecnologia vai impactar todos os setores da economia de uma forma ou de outra. Aspectos de liderança, inovação, mindset criativo e competências de gestão são algumas das capacidades cada dia mais demandadas pelas empresas.

Sempre existirá uma lacuna entre a velocidade com que as corporações demandam habilidades e competências e o que o mercado de trabalho oferece. Quer garantir a sua empregabilidade? Invista no seu desenvolvimento. Quanto antes se começar, melhor.

Curtiu nossas dicas? Clique nos aplausos — que vão de 1 até 50 — e deixe seu comentário. O Laboratório Inovação é desenvolvido pela Inove Sistemas. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter e até a próxima.