[lista] 22 dicas de ouro para você conquistar engajamento, aumentar as vendas e fidelizar clientes nas datas comemorativas.

Quer saber como conquistar a atenção dos clientes no meio de tantas outras campanhas? Confira nossas dicas e pare de fazer mais do mesmo.

Uma das principais formas utilizadas pelo comércio de estimular as vendas durante o ano é investindo em datas comemorativas. Inclusive, estamos em ano de copa do mundo, o que faz com que as expectativas quanto ao mercado estejam altíssimas.

Mas para realmente criar ações eficientes e dar destaque à sua empresa, é preciso ir muito além do básico. Por isso, preparamos 22 dicas de ouro para garantir o sucesso de seu negócio nas datas comemorativas:

Confira seu estoque:

  1. Avalie seu estoque. Verifique quais são os produtos mais procurados e quais estão esquecidos no estoque (que podem ser oferecidos com um bom desconto).

2. Converse com seus fornecedores e negocie para conseguir bons descontos ou benefícios que podem ser repassados para seu cliente.

3. Como gerar estoque de uma hora para outra pode ser caro, planeje-se para ir adquirindo os produtos com antecedência.

Capriche no atendimento:

4. Durante as datas comemorativas, a demanda pode aumentar. Avalie a necessidade de contratar mão de obra temporária.

5. Invista no treinamento de suas equipes de venda, pois um atendimento excelente, além de aumentar as vendas, ajuda a fidelizar clientes.

6. Disponibilize várias formas de contato para seu cliente, e busque oferecer um atendimento cordial, prestativo e eficiente.

Tenha uma boa presença virtual:

7. Identifique seus públicos e esteja presente nas redes sociais mais utilizadas por eles.

8. Aposte no marketing de conteúdo, com isso você conquista novos públicos e os mantém informados sobre promoções e novidades do seu negócio.

9. Se utilizar Instagram, incentive seu público a tirar fotos interagindo com seus produtos.

10. No Twitter e Instagram, faça uso das hashtags mais populares de cada período.

11. Tenha um e-commerce bem construído. A experiência de compra só será satisfatória se o cliente conseguir navegar com rapidez e fluidez por seu site. Certifique-se de que a ferramenta de busca está funcional e que o check-out é rápido.

12. Se você possui um e-commerce, informe-se sobre as compras não finalizadas (carrinhos abandonados). Tente identificar quais foram os motivos que impediram a compra (alto valor de frete, site sem SSL, check-out demorado…) e busque minimizar estes fatores.

13. Se você ainda não faz uso do remarketing, comece a utilizá-lo o quanto antes, pois é muito mais fácil convencer alguém que já conhece seu site do que alguém que ainda não o conhece.

Capriche no planejamento:

14. Crie um calendário de datas comemorativas. Tanto aquelas de maior impacto como o Natal e Dia das Mães, quanto datas menores que possuem temáticas relacionadas à sua empresa (mas não exagere, nem toda data deve ser comemorada, sob o risco de saturar seu público).

15. Crie uma estratégia de ação para cada data, definindo objetivos e preparando ações. A quem se destina esta campanha? Quais produtos devem ser ofertados? Como será feita a divulgação? Que promoções podem ser desenvolvidas neste período?

16. Abuse da criatividade. Todos os seus concorrentes estarão disputando a atenção do público, então nada de fazer o básico, supere as expectativas.

Realize boas campanhas:

17. Vista a fantasia. A decoração é um item importantíssimo, pois influi diretamente na decisão de compra dos clientes. Por isso, se você possui loja física, invista em uma boa decoração. Se possui loja virtual, invista na criação de banner e na personalização de seu site/rede social.

18. Ofereça novidades e promoções exclusivas durante as campanhas. Faça com que o cliente perceba que comprar nessas datas realmente faz diferença.

19. Ofereça ao cliente a possibilidade de ter o produto embrulhado para presente, seja na loja física, seja na virtual. Embalagens comemorativas e mimos são ótimos na fidelização de clientes.

20. Ofereça soluções. Brasileiro costuma comprar presentes de última hora, por isso, se sua empresa puder facilitar a vida do cliente neste momento de correria, terá grandes chances de fidelizá-lo. Crie kits, ofereça descontos, e até um frete rápido e barato (no caso de lojas online).

Termine com chave de ouro:

21. Invista no pós-venda. Realize pesquisas de satisfação, peça feedbacks e mostre a seu cliente que você realmente se importa com a opinião dele.

22. Mensure os resultados. Com isso, você poderá ver o que deu certo em sua estratégia e o que deve ser mudado. Trace estratégias para o aprimoramento de suas campanhas e mantenha-se em constante evolução.

Então é isso. E você? Já possui o calendário promocional de sua empresa definido? Curtiu nossas dicas? Clique nos aplausos — que vão de 1 até 50 — e deixe seu comentário. 
O Laboratório Inovação é desenvolvido pela Inove Sistemas, siga-nos no Facebook, Instagram e no Twitter e até a próxima.