Renan Mentor
Inova Gente
Published in
3 min readMar 29, 2018

--

https://www.tlnt.com/thought-diversity-a-new-way-to-hire-manage-and-reward/

Diversidade não é só inclusão!

Na semana passada estive em um fórum de RH com muitos dos líderes das mais tradicionais empresas do mercado e me preparei para um primeiro painel de discussões sobre DIVERSIDADE. Confesso que, apesar de concordar que o tema ainda deve ser muito abordado até que vejamos uma mudança significativa no mercado, achei que seria “mais do mesmo” e que dificilmente teríamos grandes insights.

Errei! Quando já tínhamos dedicado quase 1 hora ao tema, me peguei completamente envolvido e com uma lista enorme de anotações (para levar como lição para a Laços e dividir com clientes e amigos). Na verdade, estávamos em outra seara! Estávamos falando de INOVAÇÃO. E eu não tenho como esconder que sou viciado neste assunto.

Bom, mas eu queria contar um pouco de como foi o caminho que trilhamos para chegar em inovação.

Você já parou para pensar que muitas pessoas ainda confundem DIVERSIDADE com INCLUSÃO? Pois bem, elas andam próximas mesmo, mas ficou muito claro que todas as pessoas que estavam participando daquele painel, tinham uma leitura mais aprofundada sobre o assunto. Era unanimidade que Diversidade é estratégia!

Falamos muito em inclusão de gerações, LGBT, PcD, gêneros e vários outros grupos, mas o fato é que não temos mais espaço para procurar diferenças, porque na verdade não há diferença. A produtividade das pessoas depende de que elas estejam na posição certa. São pessoas iguais (com cabeças que pensam diferente) e que trabalham juntas para achar soluções diferentes. Isso é diversidade na gestão de pessoas.

Nós vemos e vivemos a diversidade desde quando vemos uma Volvo vender carros, utilitários, caminhões, ônibus e tratores (se o varejo está ruim, o agro pode estar bom. A economia brasileira é um excelente exemplo neste caso!), ou no mercado de capitais quando um gestor ou gestora de portfólio aloca capital tanto em renda fixa como na bolsa (quem diversificou, hoje não sofre tanto com uma SELIC que caiu de 12% para 6,5% em um ano). E, para mim um dos melhores exemplos: a Coca-Cola, que vende refrigerante, água, chá, isotônico e até roupa (isso mesmo, Roupa!!).

Fonte: http://www.coca-colacompany.com/brands/the-coca-cola-store

Falando de gestão estratégica de pessoas, voltada para o negócio e para resultados, eu tive essa experiência muito legal na semana passada e o que eu aprendi e queria compartilhar é que, quando falamos de INCLUSÃO estamos propondo que as pessoas sejam tratadas de forma igualitária para permitir que as empresas tenham um ambiente onde todas são ouvidas e respeitadas. E que, quando mesclarmos pessoas com cabeças que pensam diferente, faremos as coisas de um jeito INOVADOR e veremos cada vez mais empresas tratando a DIVERSIDADE como deve ser tratada, como estratégia!

--

--

Renan Mentor
Inova Gente

Sócio-Diretor da Laços Corporativos. Estudou Engenharia de Produção na FEI, vivencia a Gestão de Pessoas e acredita que pessoas engajadas que geram impacto.