O que os CEOs esperam do RH?

Renan Mentor
Inova Gente
3 min readApr 20, 2018

--

O RH tem que conhecer toda a cadeia de valor da empresa para achar essa resposta.

Você já pensou que um RH pode atuar fora da empresa?

Eu, sem querer, fiz esse exercício e encontrei as principais respostas que estavam faltando sobre, como fazer o RH ter impacto direto no nosso negócio. Foi EXCELENTE!

Pois bem, essa foi a maior lição que tive nessa semana. Vou explicar melhor..

Terça a noite lá fui eu (de “penetra”) assistir a palestra do Milton Camargo (Grupo Empreenda), um consultor de negócios que falaria sobre “O que os CEOs esperam do RH vai muito além do capital humano”. O assunto me despertou curiosidade, então dediquei aquela hora que seria de descanso, para ouvi-lo e entender o ponto de vista dele.

Resultado, voltei para a Laços Corporativos com um monte de ideias e planos de ação (que inclusive já começaram a tomar forma). Tudo o que ele falou fazia muito sentido. Veja só:

Começou assim: quando falamos de RH alinhado ao plano do CEO para a empresa, a gente logo pensa que a rotina do negócio sobrepõe todos os planos de ação da área, que convergem com este pensamento e infelizmente fica parecendo um discurso um pouco utópico.

Não! Não é isso que vai fazer o RH ser tratado definitivamente como responsável por parte da estratégia da empresa. O RH tem que se afastar disso e começar a falar mais o idioma do CEO. Fazer com que toda essa rotina tenha correlação com cada pilar da estratégia do negócio.

Lá no Empreenda eles fizeram um encontro de CEOs e conseguiram extrair alguns dos principais pontos de preocupação deles. Veja só os que mais me chamaram atenção:

  1. Felicidade (isso mesmo, CEOs estão preocupados com a felicidade)
  2. Escassez de líderes / sucessão :(
  3. Fidelização de Clientes
  4. Empreendedorismo (eles querem reter empreendedores sim!)
  5. Mão de Obra qualificada
  6. Redução de custos (essa não é novidade pra ninguém…rs)

E por ai vai…

Por que eu estou falando isso? Porque a resposta está aí.

O RH tem que interagir com esses valores, trabalhar esses fatores no negócio e medir resultados, como por exemplo:

Para promover um ambiente empreendedor na empresa, eu tenho que ter um RH empreendedor! Por exemplo, quais mudanças/inovações eu posso fazer na empresa, de modo que ela se torne mais atrativa para reter talentos?

Se a minha empresa está sofrendo com a retenção de clientes, eu posso visitar alguns deles para entender qual a maior dor que eles sentem. Se eu diagnosticar que o problema é atendimento (68% dos clientes deixam de comprar por Atendimento inadequado), o RH pode fazer um programa de capacitação para todos os atendentes e que impactará diretamente nos resultados do negócio e inclusive gerar indicadores monetários. Imagine se estamos falando de uma franquia, com 500 lojas. Este impacto é enorme!

Isso é o maior sinal de que todos estão remando para o mesmo lado, todos sentem-se responsáveis pelo Cliente!

Então, meu principal objetivo era trazer a provocação para as lições que me ajudaram muito nesses últimos dias:

  • Atue fora da empresa;
  • Fale o mesmo idioma que o CEO;
  • Conheça os desafios de cada área, para ajudar a resolve-los;
  • Empreenda dentro da sua área de atuação; e
  • Crie indicadores de negócios para o RH, que estejam alinhados ao roadmap da empresa.

Grande Abraço,

--

--

Renan Mentor
Inova Gente

Sócio-Diretor da Laços Corporativos. Estudou Engenharia de Produção na FEI, vivencia a Gestão de Pessoas e acredita que pessoas engajadas que geram impacto.