Quer ter um time engajado? Foco na comunicação entre as áreas!

Adriana Barbosa
Inova Gente
Published in
3 min readMay 24, 2018

Como fundadora da Vaipe, eu sou responsável por direcionar a geração de dados na plataforma para ajudar os gestores a ter insights para aprimorar a liderança das equipes. Já são mais de 50.000 respostas de colaboradores na plataforma e 800 gestores munidos de informação.

Ao analisar em profundidade os indicadores, uma das coisas que me chamou a atenção foi a questão de comunicação. 46% dos colaboradores consideram a comunicação entre as áreas ineficiente. Essa é a segunda lacuna mais representativa de acordo com os indicadores Vaipe de clima e engajamento.

Sempre que uma empresa engajada a criar experiências únicas para os colaboradores se conecta com nossos especialistas de Gente e Gestão e começam a utilizar a plataforma, mesmo não sendo a pergunta focada em comunicação, no termômetro de engajamento surgem questões de comunicação.

Engajamento de colaboradores versus comunicação entre áreas

Quando começamos a cruzar informações de departamento, gestores, senioridade e engajamento, um dos pontos que saltam aos olhos é a questão comunicação versus engajamento. Nosso índice de engajamento é o eNPS (employee Net Promoter Score): “De 0 à 10, qual a probabilidade de você indicar a sua empresa para um amigo ou familiar”.

Enquanto 55% dos detratores (quem responde entre 0–6) identificam que a comunicação é ineficiente entre as áreas, 64% dos promotores identificam que a comunicação entre as áreas é eficiente.

Caramba! As nossas análises mostraram que eficiência e eficácia na comunicação é um ponto-chave no engajamento.

Por isso, nós fizemos um Fórum com a comunidade Vaipe para compreender quais têm sido as melhores práticas para gerar uma comunicação eficiente e eficaz nas empresas. Reunimos 10 pessoas da comunidade para ter um espaço de interação em que todos tivessem abertura para compartilhar. Eu tive a honra de facilitar o Fórum. Utilizei o Learning Canvas 3.0 (temos utilizado na Vaipe para gerar conhecimento).

Quais são as melhores práticas de comunicação eficiente e eficaz nas empresas?

Mapeamos com os protagonistas do Fórum quais são as experiências já vividas que os ajudaram a criar uma comunicacão eficiente e eficaz para que todos os colaboradores tenha orgulho de pertencer:

  • Guia de comunicação interna: guia que tem elencado os tipos de comunicação, quais os canais adequados para o tipo de comunicação, quem comunica, para quem e quando.
  • Pergunte ao CEO: mensalmente os colaboradores enviam para o time de comunicação interna quais são as dúvidas que gostariam que o CEO respondesse. As perguntas são selecionadas e o CEO responde em vídeo compartilhado com toda a empresa. Assuntos sensíveis são tratados também. Exemplo: por que não tem plano de saúde na empresa.
  • OKR: utilização da metodologia OKR para alinhar toda a organização nos mesmos objetivos coletivos e individuais.
  • Compartilhamento de resultados com as equipes: com frequência semanal, quinzenal ou mensal encontros institucionais são feitos para compartilhar os resultados da empresa com toda a equipe. Exemplos: “All hands meeting” ou “Empresa talks”. Empresas menores conseguem reunir todos os colaboradores presencialmente. Empresas maiores fazem isso via vídeo sempre no mesmo dia do mês e horário para garantir que todas as filias participam.
  • Comitês de resolução de problemas: a partir de insights de colaboradores, grupos auto-geridos são criados para identificar potenciais soluções.

Quais são as ideias para criar uma comunicação eficiente e eficaz?

Além das experiências que já deram certo, mapeamos quais iniciativas a comunidade gostaria de implementar ou irão implementar no curto prazo para:

  • Onboarding de colaboradores: treinamentos institucionais em que são apresentados aos novos colaboradores: a empresa, o negócio, o jeito de ser (ou MVV), o papel de cada área e os canais oficiais de comunicação.
  • Fórum de liderança: encontros presenciais com a liderança em que um facilitador modera quais são as dificuldades dos gestores com os times e como as experiências do grupo podem contribuir para a solução.
  • Team coaching: treinamento dos gestores para assumir a postura de coaching com a equipe.

E aí, bora tirar do papel essas iniciativas? Se você tem boas práticas, adoraria conhecer ;)

--

--

Adriana Barbosa
Inova Gente

Fundadora e CEO da Vaipe, fundadora e ex-CEO da payleven, administradora de empresas pela FGV-EAESP, mestranda pela FEA-USP. Apaixonada por Dados e Gente.